Página Principal Sala de Imprensa
 

Demoiselle fará seu primeiro vôo em Brasília na Feira ANAC de Aviação Civil
 

Evento pioneiro terá escolas de pilotos, comissários, mecânicos e de ciências aeronáuticas dando orientações para quem deseja seguir carreira na aviação civil

Brasília, 1º de abril de 2008 – Para marcar a entrada em seu terceiro ano de atividades, a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, fundada em 20 de março de 2006, realizará na próxima semana a primeira feira de Aviação Civil de Brasília, reunindo empresas, entidades privadas e órgãos públicos do setor numa exposição aberta e gratuita para o público. O objetivo é promover a aproximação da Aviação Civil com a sociedade, em linha com o compromisso regulatório da ANAC de estimular o desenvolvimento do setor.

Uma das principais atrações da 1ª Feira ANAC de Aviação Civil – que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de abril no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Brasília, no Setor de Concessionárias, em frente à sede da ANAC – será o vôo do Demoiselle, réplica do pioneiro avião ultraleve desenvolvido pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. A área do Terminal 2 será tomada por estandes de empresas, entidades e escolas de aviação e no pátio estará montada uma exposição de aviões de todos os tipos, incluindo outras aeronaves históricas.

Em seu primeiro dia (sexta-feira, 11 de abril), os estandes e a exposição de aviões da 1ª Feira ANAC de Aviação Civil estarão abertos apenas para crianças das escolas públicas do Distrito Federal. Nos dias seguintes, receberão o grande público, no horário de 9h às 17h, com toda a infra-estrutura necessária para eventos de porte, tais como praça de alimentação, banheiros químicos e equipes médicas de plantão.

O primeiro vôo do Demoiselle em Brasília será no dia 11 de abril, para convidados e imprensa, com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim. No sábado e domingo, dias 12 e 13, o Demoiselle fará novos vôos de demonstração, às 11h e às 16h, para o público presente à Feira.

Na área de estandes, haverá um pólo de formação, onde escolas de pilotos, comissários e mecânicos de aviação, juntamente com faculdades de ciências aeronáuticas e técnicos da ANAC, darão informações para o público sobre as carreiras na Aviação Civil. Em parceria com a Infraero – que está dando um apoio especial ao evento, com a cessão do Terminal 2 – haverá também demonstração de como funciona um aparelho de segurança de raios X, usado na hora do embarque nos aeroportos para detectar objetos cortantes de metal e até mesmo explosivos. Simuladores de vôo, usados no treinamento de pilotos, também estarão à mostra.

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, participará do evento de abertura da Feira na sexta-feira, 11 de abril, pela manhã, no auditório da Gerência Regional da ANAC para o Centro-Oeste (GER 6), que fica ao lado do Terminal 2. O evento, para convidados e imprensa, terá a participação de toda a diretoria da ANAC, do presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, e do Secretário de Aviação Civil, brigadeiro Jorge Godinho, e de vários representantes de entidades representativas e empresas Aviação Civil brasileira e internacional – entre eles os presidentes da TAM, da Gol, da OceanAir, da Embraer e da Helibras e um representante da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration – FAA).

No mesmo auditório, à tarde, haverá duas mesas redondas abertas ao público. A primeira, com o tema “Perspectivas de crescimento da aviação civil brasileira” e mediação dos diretores da ANAC Ronaldo Seroa da Motta e Marcelo Guaranys, terá os presidentes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar) e do Sindicato Nacional dos Aeronautas. O segundo painel, com o tema “Tendências da indústria aeronáutica no Brasil e no Mundo” e mediado pelos diretores da ANAC Alexandre Gomes de Barros e Allemander Pereira Filho, reunirá representantes da Embraer, da Helibras, da Boeing e da Associação da Indústria Aeronáutica Brasileira (AIAB).

O custo de realização da 1ª Feira ANAC de Aviação Civil, que deverá ficar em torno de R$ 300 mil, está sendo pago em sua quase totalidade por apoiadores da iniciativa privada. Até agora, entre os apoiadores confirmados figuram TAM, Gol/Varig, OceanAir, “A nova companhia aérea brasileira”, Webjet, Embraer, Helibras, TAM Táxi Aéreo Marília, BR Aviation, Atech, Swissport e Universal. A ANAC está buscando parceria com uma empresa especializada para a realização, de forma voluntária e sem ônus para a Agência, de um relatório de auditoria sobre o financiamento da Feira. Após o evento, esse relatório será divulgado na página da ANAC na Internet, de forma a dar o máximo de transparência pública para a iniciativa.

A organização da 1ª Feira ANAC de Aviação Civil, a cargo da Sator – produtora de eventos brasileira com a maior experiência em realização de eventos aeronáuticos no país, convidada pela ANAC para produzir a Feira – está finalizando a participação de aeronaves de diversos tipos na exposição no pátio do Terminal 2. Nos próximos dias, a ANAC divulgará quais aeronaves o público poderá ver na 1ª Feira ANAC de Aviação Civil.

Veja o Demoiselle, atração da 1ª Feira ANAC de Aviação Civil
Crédito: divulgação/Instituto Arruda Botelho
 
Arquivo para download. Arquivo para download. Arquivo para download.

Arquivo para download. Arquivo para download.

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 01/04/08, às 18h15