Página Principal Sala de Imprensa
 

ANAC e Aeroclube de Bauru promovem o Encontro Geral de Aviação (EGAV) com foco em segurança
 
  • Shows aéreos, competições e exposição de aeronaves são atrações abertas ao público.
  • Profissionais do setor debaterão a segurança de vôo, além de acompanhar palestras do astronauta Marcos Pontes e do fundador da Embraer Ozires Silva.
 

Brasília, 22 de abril de 2008 – De 24 a 26 de abril, a cidade de Bauru, no interior de São Paulo, irá receber o Encontro Geral de Aviação (EGAV 2008), que reúne pilotos, comissários, mecânicos, técnicos, alunos de escolas de aviação, agentes de aeroportos, empresários, proprietários de aeronaves e entidades do setor de aviação civil. O EGAV 2008 tem como foco a segurança de vôo e é promovido pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e o Aeroclube de Bauru, que está comemorando neste mês seu aniversário de 69 anos. O evento conta com palestras gratuitas voltadas a profissionais do setor, previamente inscritos. O EGAV ocorre simultaneamente ao evento Voa Bauru, com a exposição de aeronaves, competições e shows aéreos abertos e gratuitos para a população e turistas. São esperadas 30 mil pessoas na sexta-feira e sábado (25 e 26 de abril). Mais informações estão na Internet (www.anac.gov.br/egav08/egav.html).

O principal objetivo do EGAV 2008 é transmitir conhecimento de como voar com segurança. Mais de 1,5 mil inscrições já estão confirmadas para participar das palestras técnicas, que vão abordar temas como a “Instrução Profissional na Aviação Executiva”e “Acidentes Recentes”. Além disso, haverá um plantão de dúvidas no qual os inspetores de aviação civil da ANAC especializados em suas áreas estarão presentes e disponíveis para atender o público interessado.

No evento também serão debatidos o tráfego aéreo, regras para manutenção aeronáutica e os novos rumos da aviação civil brasileira, com as palestras “Os Inventores”, a apresentação de projetos futuros da ANAC e ainda painéis sobre a “Aviação Brasileira”, apresentada por Ozires Silva, fundador da Embraer, e “Brasil no Espaço”, com o astronauta Tenente Coronel Aviador Marcos Pontes.

Na quinta-feira, o Gerente Regional da ANAC em São Paulo, Basílio Dias, e o presidente do aeroclube de Bauru, Fábio Lara, receberão os convidados, autoridades – incluindo o Prefeito Municipal de Bauru, José Gualberto Tuga Martins Angerami –, patrocinadores, organizadores, diretoria da ANAC e de outras instituições. As palestras e atrações abertas ao público ocorrem na sexta e sábado.

Esta é a quarta edição do EGAV, que já ocorreu nas cidades de São José do Rio Preto, Barretos e Jundiaí. No entanto, o encontro existe há mais de 10 anos, com o antigo nome de RESA - Reunião de Escolas, SERAC (Serviço Regional de Aviação Civil) e aeroclubes.

Voa Bauru

As atrações abertas ao público fazem parte da programação do Voa Bauru, que acontece durante o EGAV e comemora o aniversário do aeroclube da cidade. As competições e shows aéreos vão demonstrar a habilidade dos pilotos.

Entre os shows mais esperados estão o de wingwalking, apresentado pela equipe da Brazilian Wingwalking Airshow, em que o comandante Pedro faz manobras com a aeronave enquanto a profissional Marta caminha sobre as asas do avião. A Esquadrilha Oi, com três aeronaves NA T6, fará demonstração de acrobacias com fumaça e a equipe da ACRO - Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, liderada pelo piloto Tike Bazaia, também garantiu sua participação e realizará um campeonato da modalidade. A entrega dos prêmios das competições será realizada no baile temático de encerramento Aviação – Anos Dourados, com a presença dos profissionais inscritos no EGAV 2008.

Outras atrações serão os vôos de balões, no nascer e pôr-do-sol, e a exposição estática de balões, aviões, ultraleves e helicópteros e girocópteros (projeto de helicóptero).

Como parte do evento, durante o mês de abril, crianças de escolas públicas da região participaram de concursos de redação e desenho para concorrer a vôos panorâmicos. No fim de semana, os premiados vão realizar o sonho de voar.

Provas on line

O EGAV 2008 será o primeiro encontro de aviação a proporcionar o sistema de aplicação de provas teóricas on line para pilotos, comissários e mecânicos de aviação possibilitando aos candidatos serem avaliados na sua própria região. A grande vantagem para o candidato é que ele não precisará se locomover até a capital para realizar a prova, o que gera economia e facilidade. As inscrições podem ser feitas na hora ou durante esta semana no Aeroclube de Bauru.

Os pilotos que participarem do EGAV também poderão fazer em Bauru as provas de revalidação de CHTs (Certificados de Habilitação Técnica). Nestes casos, não é necessária inscrição prévia. As licenças e os certificados para os aprovados serão retiradas posteriormente na Gerência Regional da ANAC mais próxima do candidato.

 

 
 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 22/04/08, às 17h40