Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC instala Conselho Consultivo
 

Com a presença de representantes de 22 entidades, foi instalado na quarta-feira (11/07) o Conselho Consultivo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A solenidade foi realizada em Brasília na sede da Agência Reguladora em seção presidida pelo diretor-presidente Milton Zuanazzi e com a participação dos diretores Jorge Velozo e Leur Lomanto. O conselho será presidido por Zuanazzi e faz parte da execução da lei 11.182. A Secretaria Executiva fica a cargo da Superintendência de Estudos, Pesquisas e Capacitação para Aviação Civil.

As 22 entidades ligadas à aviação civil que compõe o conselho indicarão seus representantes em até 30 dias. Na reunião de instalação foi aprovado o regimento interno, que estabelece os critérios de funcionamento. O Conselho Consultivo é um órgão de assessoramento da diretoria da ANAC e seus membros não receberão remuneração. O mandato é de três anos, sendo vedada a recondução ao cargo.

Além de um representante do Comando da Aeronáutica, participam membros indicados por organizações dos seguintes segmentos: empresas de serviços de transporte aéreo; empresas de serviços aéreos especializados; usuários de serviços aéreos; infra-estrutura aeroportuária; aviação geral; aeroclubes e aerodesporto; indústria aeronáutica e de manutenção aeronáutica; trabalhadores do setor; instituições de formação e adestramento de pessoal para aviação civil e empresas prestadoras de serviços auxiliares.

De acordo com Milton Zuanazzi, a instalação do Conselho Consultivo é muito significativa porque reúne toda experiência da aviação civil brasileira para discutir e apontar rumos para a modernização e aprimoramento da legislação, bem como para buscar alternativas eficientes para o melhor funcionamento do setor. Para isso, no próprio regimento interno, foi aprovada a criação de comissões temáticas para estudar, aprofundar e apresentar sugestões para os diversos segmentos envolvidos na aviação civil. Foi definido ainda que o Conselho Consultivo se reunirá trimestralmente e o próximo encontro está agendado para outubro.

 
 
 
 

Lista das entidades do Conselho:

ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral
ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem
ABECA – Associação Brasileira das Entidades de Comissarias Aéreas
ABEFAER – Associação Brasileira de Entidades de Formação Aeronáutica
ABETAR – Associação Brasileira de Transporte Aéreo Regional
AIAB – Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil
ANOMA – Associação Nacional das Oficinas de Manutenção de Aeronaves
ANPASS – Associação Nacional e Assistencial dos Passageiros e Usuários de Transportes Individuais Coletivos Terrestres, Aéreos e Marítimos
APPA – Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves
CAB – Comissão de Aerodesporto Brasileira
CBPQ – Confederação Brasileira de Pára-Quedismo
CCCA – Conselho Consultivo em Ciências Aeronáuticas
COMAER – Comando da Aeronáutica
CONUT – Confederação Nacional dos Usuários de Transportes Coletivos, Rodoviário, Ferroviário, Hidroviário e Aéreo
INFRAERO – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária
SNA – Sindicato Nacional dos Aeronautas
SINDAG – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola
SNEA - Sindicato Nacional das Empresas Aéreas
SNETA – Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo
SINA – Sindicato Nacional dos Aeroportuários
SINEATA – Sindicato Nacional das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo
Sindicato Nacional dos Aeroviários

 
 
 
 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 11/07/07, às 20h50