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Chuvas e problemas de Gol/Varig e Webjet elevam índice de atrasos em dezembro


Brasília, 8 de janeiro de 2009 – O índice de atrasos de voos na Aviação Regular brasileira aumentou em dezembro, atingindo o patamar de 22%. O índice cresceu pressionado pelos voos da Gol/Varig e da Webjet e também pelas fortes chuvas do mês, que provocaram três vezes mais fechamentos de aeroportos em relação ao mesmo período em 2007. De acordo com dados da Infraero para o referencial de atrasos de 30 minutos, a TAM e a OceanAir apresentaram os mais baixos índices de dezembro: respectivamente 13,2% e 13,6%, bem inferiores aos 32,5% da Gol/Varig e 26,4% da Webjet.

Na soma dos 12 meses, o ano de 2008 apresentou 17,5% de voos com atrasos e 2,8% cancelados. Por todo o ano, foram realizados 668,5 mil voos partindo dos 67 aeroportos administrados pela Infraero – uma média de pouco mais de 1,8 mil voos por dia.
O impacto dos atrasos da Gol/Varig no índice de dezembro é considerável porque a companhia é vice-líder do mercado doméstico e responde por 38% dos voos no país. Se os voos da Gol/Varig fossem expurgados do índice, o total de atrasos das demais companhias em dezembro representaria 15,6% do total – ou seja, uma redução de 6,4 pontos percentuais em relação aos 22% do mês. Se também fossem excluídos da soma os voos da Webjet, que tem 3,5% dos voos, o índice cairia ainda mais, para 15,0%.

Mesmo com as chuvas e os problemas apresentados pela Gol/Varig e Webjet, o índice de dezembro ficou bem abaixo do mesmo mês em 2007, quando havia atingido a marca de 30%. Esse dado torna-se ainda mais significativo levando-se em conta que o número de voos em dezembro de 2008 (59.767 partidas) foi 9,2% maior do que no mesmo mês em 2007 (54.728).

Os atrasos da Gol/Varig foram causados pela soma de diferentes problemas gerenciais da companhia surgidos a partir da fusão das malhas aéreas das duas empresas. No mês de setembro, a soma das operações de Gol e Varig havia apresentado o mais baixo índice de atrasos do país, de apenas 7,9%. Porém, após a fusão o indicador subiu para 13,9% em outubro e 20,2% em novembro.

Os principais problemas detectados pela ANAC, após a empresa ser convocada para dar explicações sobre os atrasos no dia 26 de dezembro, foram a não unificação dos sistemas de check-in de Gol e Varig e falhas no planejamento da nova malha aérea única, que vem causando tempo de espera das aeronaves em solo acima do previsto, principalmente nos aeroportos de Galeão (RJ) e Brasília. A ANAC deu prazo até 18 de janeiro para a Gol/Varig unificar seus sistemas de check-in e até 26 de janeiro para a companhia corrigir os problemas de sua malha aérea. Caso contrário, a companhia poderá ter novos pedidos de voos negados e a suspensão de rotas que apresentem tempo excessivo da aeronave em solo.

Atrasos  30 min.

Total

TAM

Gol

OceanAir

Varig

Webjet

jan/08

25,0%

16,3%

32,8%

53,5%

20,5%

10,5%

fev/08

18,7%

13,8%

22,3%

31,3%

14,2%

28,4%

mar/08

20,2%

17,4%

22,7%

27,9%

19,8%

22,5%

abr/08

18,1%

14,7%

18,7%

23,4%

27,4%

17,4%

mai/08

18,0%

16,0%

20,8%

15,1%

18,4%

26,0%

jun/08

19,6%

15,5%

24,0%

12,3%

19,5%

39,9%

jul/08

15,4%

14,3%

14,4%

13,2%

15,9%

31,5%

ago/08

13,6%

13,5%

12,8%

10,8%

13,2%

17,3%

set/08

10,5%

11,0%

8,7%

9,6%

7,6%

18,6%

out/08

12,5%

10,0%

13,4%

15,1%

15,3%

14,1%

nov/08

16,6%

12,3%

21,1%

11,6%

24,2%

15,0%

dez/08

22,0%

13,2%

33,4%

13,6%

28,8%

26,4%

 

Cancelamentos

Total

TAM

Gol

OceanAir

Varig

Webjet

jan/08

2,9%

2,0%

1,4%

9,5%

7,9%

1,4%

fev/08

2,1%

1,0%

1,3%

8,2%

6,4%

2,0%

mar/08

2,5%

1,1%

2,2%

6,9%

8,6%

3,6%

abr/08

2,4%

1,3%

1,8%

7,9%

5,9%

3,1%

mai/08

3,7%

1,6%

3,3%

19,8%

4,9%

2,2%

jun/08

2,3%

1,8%

1,8%

5,8%

4,6%

3,4%

jul/08

1,8%

1,2%

1,4%

1,0%

3,2%

4,0%

ago/08

3,1%

2,6%

2,3%

1,2%

5,8%

2,8%

set/08

3,0%

2,9%

2,2%

1,9%

5,5%

2,7%

out/08

3,2%

2,2%

3,2%

2,8%

4,5%

4,4%

nov/08

2,5%

2,2%

1,6%

2,3%

2,3%

2,2%

dez/08

4,3%

3,0%

2,8%

7,6%

5,3%

3,0%

Fonte: Infraero

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Publicado em 08/01/09, às 14h46