Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC promove seminário para debater a influência da aviação nas mudanças do clima


Brasília, 26 de agosto de 2008 – Estão abertas as inscrições para o “Seminário Aviação e Mudanças Climáticas: Atualidades e Perspectivas”. Organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, em parceria com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o evento acontecerá no dia 5 de setembro, das 8h30 às 16h, no Hotel Glória (Rua do Russel, 632 – Glória), no Rio de Janeiro. As inscrições estão encerradas.

O objetivo do evento é ampliar o debate sobre a participação da aviação nas mudanças do clima e as estratégias de adaptação à nova conjuntura internacional dos diversos agentes econômicos envolvidos. Apesar de ser pequena a contribuição da aviação, cerca de 2% do total em escala global, as emissões de gases de efeito estufa pelos motores das aeronaves são crescentes e sua influência deve ser levada em consideração.

O Protocolo de Quioto e suas perspectivas, o comércio de carbono, o papel da OACI na proteção ambiental, o esquema europeu de comércio de emissões e os impactos econômicos são alguns temas a serem abordados. O seminário reunirá especialistas em meio ambiente dos setores público e privado, além de representantes de empresas aéreas.

Programação:

Sessão 1: Mudanças Climáticas
Mediador: Ronaldo Seroa da Motta (Diretor da ANAC)

  • 9h10 às 10h – Economia das Mudanças Climáticas - Palestrante: Prof. Alexandre d’Avignon (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE - UFRJ- Laboratório CentroClima)
  • 10h às 10h30 – Aspectos Internacionais da Política Brasileira de Meio-Ambiente - Palestrante: Secretário Leandro Waldvogel (Divisão de Política Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - Ministério das Relações Exteriores)


Sessão 2: A Política da Comunidade Européia
Mediador: Ministro Ronaldo Costa Filho (Divisão de Negociação de Serviços / Ministério das Relações Exteriores)

  • 11h15 às 11h45 – A Política da União Européia - Palestrante: Dr. David Batchelor, Diretor Geral para Energia e Transporte da Comissão Européia
  • 11h45 às 12h15 – O papel da OACI - Palestrante: Jane Hupe (OACI)

Sessão 3: Mudanças Climáticas na Aviação Civil
Mediador: Fernando Soares (Departamento de Aviação Civil/Secretaria de Aviação Civil)

  • 14h às 14h30 – Medidas Mitigadoras no Transporte Aéreo - Palestrante: Professora Suzana Kahn Ribeiro (Ministério do Meio Ambiente)

Sessão 4: A Visão do Setor
Mediador: Paulo Tafner (Superintendente de Estudos e Pesquisas/ANAC)

  • 14h50 às 15h30 – A Visão do Setor Aéreo Brasileiro – Mesa Redonda com representantes da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil, da Gol e da TAM debaterão a visão do setor privado sobre os assuntos abordados.

 

Assessoria de Comunicação Social da ANAC
jornalismo@anac.gov.br
Novos telefones: (61) 3441-8369 / 8370 / 8371 / 8372
Plantão: (61) 8442-9333

 

Publicado em 26/08/08, às 16h48