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Passageiro pode avaliar pela Internet os serviços nos aeroportos

Brasília, 30 de junho de 2010 – Pouco mais de um ano após o lançamento do Espaço do Passageiro, um ranking popular da qualidade dos serviços das companhias aéreas com notas dadas pelos usuários, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lança o ranking dos aeroportos brasileiros. A partir de hoje, ao se cadastrar na página do Espaço do Passageiro na Internet, o usuário poderá dar notas de 1 a 10 para 16 quesitos em 130 aeroportos públicos, de grande e pequeno porte. Basta acessar: www.anac.gov.br/passageiro

É possível avaliar desde o Acesso ao aeroporto; Estacionamento; Lojas de alimentação e conveniência; Serviços públicos no terminal (Polícia Civil, Anvisa, Posto Médico, Vara da Infância e Juventude etc.); até o Atendimento a necessidades especiais; Conforto – antes do embarque e na sala de embarque; Inspeção (raios-X); Serviços de informações – antes do embarque e na sala de embarque; Conforto e facilidades na área de desembarque; Tempo de restituição de bagagem; Transporte público e táxis no aeroporto. No caso de aeroportos internacionais, também é possível dar notas para o Controle de passaportes (Polícia Federal) - no embarque e no desembarque e o Controle de Alfândega (Receita Federal) no desembarque. 

As avaliações na Internet deverão servir como referência aos demais passageiros sobre a prestação de serviços dos aeroportos, como já ocorre com as companhias aéreas. Os próprios passageiros vão apontar os aeroportos que melhor atendem suas necessidades” – explica a diretora presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira.

O ranking é dividido entre os aeroportos de grande porte, que recebem mais de 1 milhão de passageiros por ano, e os menores. Para ser classificado, será preciso que o aeroporto tenha recebido no mínimo 100 avaliações em quatro quesitos – no caso dos maiores – e 25 avaliações em quatro quesitos – no caso dos aeroportos de menor porte. A média das notas dadas pelos internautas é exibida no site e atualizada automaticamente a cada nova avaliação.

Um único cadastro no Espaço do Passageiro é suficiente para avaliar tanto aeroportos quanto companhias aéreas. Além disso, o passageiro pode retornar ao site e rever suas avaliações sempre que desejar, alterando as notas. Para a segurança da votação, o cadastro inclui login, nome completo, número do CPF e senha personalizada. Em um ano, o Espaço do Passageiro já recebeu mais de 26 mil visitas e tem cerca de 3,5 mil usuários cadastrados.    

                                                                  

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Publicado em 30/06/10, às 10h30