Página Principal Sala de Imprensa
 
Reunião da ANAC com a Gol/Varig sobre operações de fim de ano da empresa
 

Brasília, 26 de dezembro de 2008 - Em reunião realizada nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC identificou junto à empresa Gol/Varig problemas gerenciais na operação da malha aérea da companhia que ocasionaram atrasos acima da média nacional. Entre os problemas identificados estão:

1) Não unificação dos sistemas de check-in da Varig com a Gol, anteriormente prometido pela companhia à ANAC para o dia 19/12/2008, o que tem feito com que o tempo de check-in seja superior ao previsto;

2) Tempo de solo das aeronaves em Brasília e Galeão superior ao anteriormente previsto na malha aérea (aumento das operações remotas);

3) Aumento da ocupação dos vôos, que passou de 58% para 80% no período de fim de ano;

4) Tempo de execução das operações de solo pela empresa prestadora de serviço superior ao planejado.

5) Espera de passageiros de vôos de conexão, especialmente aqueles vindos do Norte do país, onde os aeroportos freqüentemente têm operado com restrições ou suspendido suas operações em decorrência das chuvas. Em virtude dos vôos estarem operando com altos índices de aproveitamento a empresa tem dificuldade, nesta época do ano, em alocar os passageiros em outros vôos e têm optado em esperar as conexões;

A ANAC concedeu prazo para a companhia unificar seu sistema de check-in Gol-Varig até do dia 18/01/2009, caso contrário a empresa terá novas autorização de vôos suspensas. A partir de janeiro a empresa deverá rever o tempo de solo nos aeroportos do Galeão e Brasília, visando à adequada operação de sua malha aérea. Caso as adequações não sejam realizadas os vôos poderão ser cancelados a partir de 26/01/2009.

A companhia se comprometeu a rever os procedimentos de check-in, ainda este ano e garantiu que todas as posições em Guarulhos, Brasília e Galeão estarão ocupadas no horário pico. As filas de check-in nestes aeroportos passarão a ter tempo previsto de fila até o atendimento.

A ANAC irá avaliar com a companhia a viabilidade de alocar vôos domésticos e as respectivas áreas de check-in da empresa no terminal 2 do aeroporto do Galeão.

A companhia também informou à ANAC que, apesar dos atrasos, todos os passageiros embarcaram para seus destinos.

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 26/12/08, às 18h33