Página Principal Sala de Imprensa
 
Adequação da capacidade de operações em Congonhas durante as obras na pista secundária
 

Com a proximidade do início das obras na pista secundária do Aeroporto de Congonhas prevista para 26/02, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) chamou mais uma reunião técnica em Brasília com empresas aéreas. A proposta da reunião marcada para quinta-feira a tarde é ajustar temporariamente os eslotes atualmente utilizados em Congonhas à nova capacidade estabelecida durante as obras, balanceando, por meio de ajustes de horários, o fluxo do trafego aéreo para os seguimentos da aviação regular , não regular e executivo/geral.

Os trabalhos vem sendo realizados em conjunto com as empresas aéreas, com o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) e com a Infraero. O objetivo é possibilitar a manutenção das HOTRANS para salvaguardar os interesses dos passageiros.

A ANAC, o CGNA e a Infraero objetivam minimizar os impactos ocasionados pela realização nas obras na pista secundaria de Congonhas. Além disso, pretendem otimizar o planejamento operacional de cada empresa aérea e possibilitar o atendimento adequado aos usuários da aviação civil.

Finalmente, a diretoria colegiada da Agência Reguladora esclarece que não está distribuindo novos eslotes no aeroporto de Congonhas porque este procedimento obedece a uma regra específica. O tema é regrado pela Resolução n°02, de 03 de julho de 2006, que disciplina sobre a alocação de horários em aeroportos coordenados e/ou monitorados. A resolução também prevê a obrigatoriedade da realização de um processo administrativo para distribuição de eslotes vagos no aeroporto de congonhas.

 
 
Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.