Página Principal Sala de Imprensa
 

Outubro registra o segundo menor índice em atrasos nos vôos regulares: 12,5%
 

Brasília, 04 de novembro de 2008 – O índice de atrasos na Aviação Regular brasileira teve uma alta de dois pontos percentuais no último mês, mas ainda assim é o segundo melhor resultado em 19 meses. Os atrasos acima de 30 minutos em outubro ficaram em 12,5%, superando apenas os 10,5% registrados em setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice de atrasos caiu à menos da metade, já que em outubro de 2007 situava-se em 26,4%. O índice de cancelamentos apresentou pouca variação em outubro: 3,2%, contra 3,0% em setembro e 3,1% em agosto. No mesmo mês em 2007, os cancelamentos chegaram a 5,3%.

Para o cálculo do índice, a ANAC considera os dados levantados pela Infraero nos 67 aeroportos que administra sobre os vôos com atrasos de mais de 30 minutos além do horário programado para a partida nas operações das quatro maiores companhias da Aviação Regular nacional – TAM, Gol/Varig, OceanAir e Webjet – que juntas detêm 98% do mercado doméstico brasileiro. Já o indicador de cancelamentos, também fornecido pela Infraero, considera todos os vôos previstos pela companhia e que não foram realizados.

No ranking das companhias houve mudanças. A TAM voltou a ser a mais pontual no mês de outubro (10%) e também a que menos cancelou vôos (2,2%), melhorando seu desempenho em relação ao mês anterior nos dois indicadores. Já a Webjet melhorou seu desempenho e apresentou o terceiro menor índice de atrasos, 14,1%. Quem teve o pior resultado foi a Varig – que, paradoxalmente, no mês anterior havia sido a companhia com melhor índice. A empresa teve 15,3% de atrasos em outubro, contra apenas 7,6% em setembro. A Varig também teve o maior número de cancelamentos no mês passado: 4,5% de seus vôos.


 
 

Fonte: Infraero

 
 
 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 04/11/08, às 12h30

14h0