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Operação Feliz 2009: Companhias aéreas se comprometem com ANAC a aumentar pessoal, endossar passagens e não praticar overbooking


Brasília, 19 de dezembro de 2008 – A Operação Feliz 2009, coordenada pelo Ministério da Defesa, tem início hoje e as quatro maiores companhias aéreas do Brasil – TAM, Gol/Varig, OceanAir e Webjet – enviaram documentos à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC com o compromisso de cada uma para assegurar a qualidade da prestação de serviços aos passageiros durante este fim de ano e início de 2009.

As quatro companhias terão planos de contingência para atender eventuais necessidades. A TAM terá três aviões reserva tripulados durante 24 horas e outros dois durante o dia, até 22h, posicionados em Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Galeão (RJ). A Gol/Varig terá um avião e tripulação reserva em Guarulhos e mais tripulação sob aviso nas bases de Congonhas, Galeão e Brasília (DF). A OceanAir vai deixar uma aeronave posicionada em Congonhas, uma em Guarulhos, além de uma no Recife (PE) e outra no Santos Dumont (RJ), no período da tarde. No Galeão, também haverá uma aeronave reserva da Webjet, com tripulação.

Atendimento

A ANAC solicitou às empresas informações sobre o esquema de atendimento aos passageiros durante a Operação Feliz 2009. A TAM informou à ANAC que irá treinar seus funcionários do aeroporto para melhor atender passageiros com necessidades especiais (deficientes, gestantes, crianças e idosos), além de aumentar seu efetivo e autorizar que parte dos funcionários nos aeroportos possa fazer horas-extras. A implementação de ferramentas eletrônicas vai permitir que os funcionários da TAM nos aeroportos verifiquem a pontualidade dos serviços e prestem informações aos passageiros. A companhia também irá oferecer o site TAM Informa para que o passageiro possa acompanhar informações sobre seus vôos. A companhia ainda vai ter mais pessoas no setor Fale com o Presidente para agilizar as respostas aos clientes e deverá distribuir uma cartilha com direitos e recomendações importantes para os passageiros.

A Gol/Varig se comprometeu a ampliar o contingente de atendimento em todos os aeroportos e a adotar o projeto Servir, que consiste em informar aos passageiros, em tempo real, no caso de atrasos ou cancelamentos, os motivos da ocorrência e os novos horários de partida.

A OceanAir anunciou que, para a Operação Feliz 2009, irá contratar 22 novos funcionários: 13 em Guarulhos, quatro em Brasília e cinco em Confins (MG). Irá ainda ampliar o check-in com mais duas posições em Guarulhos, duas em Brasília e dois balcões compartilhados em Confins. A companhia informou à ANAC que realizou um planejamento de escala para dezembro e janeiro de forma que nenhum funcionário de aeroporto esteja de férias, tendo direito apenas às folgas regulamentares. Além disso, implantou turno de 24 horas para todas as áreas operacionais.

Já a Webjet, além do aumento do número de funcionários e a autorização para horas-extras, implantou atendimento de 24 horas na sua central telefônica e criou uma identificação visual para facilitar a localização de seus funcionários nos principais aeroportos. A companhia também anunciou a criação do Centro Operacional do Aeroporto, com atuação em Brasília, Galeão, Curitiba (PR), Salvador (BA), Guarulhos e Confins, para fornecer informações com mais rapidez.

Overbooking

As quatro maiores companhias se comprometeram a não vender mais passagens do que a capacidade da aeronave (overbooking). Assim, os passageiros que chegarem com a documentação correta no horário marcado em seu bilhete – pelo menos uma hora antes do horário do vôo – terão seu embarque garantido. Somente em casos excepcionais, motivados por problemas mecânicos ou metereológicos, quando pode ser necessária a troca de aeronave. No caso de um avião menor, é possível que o número de passageiros exceda a capacidade de assentos. Se isso ocorrer, a ANAC irá acompanhar a assistência devida pelas companhias aos passageiros.

As quatro empresas concordaram em endossar bilhetes das demais em casos de atrasos acima de duas horas. A única exceção será entre Gol/Varig e Webjet, que não realizarão endosso entre elas, mas aceitarão passageiros da TAM e OceanAir.

 

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Publicado em 19/12/08, às 16h16