Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC quer garantir tempo adequado de embarque em Guarulhos no fim de ano


Brasília, 1º de dezembro de 2009 – Com o objetivo de garantir o tempo adequado de embarque dos passageiros nos períodos de maior movimentação, como as festas de fim de ano e as férias de verão, a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vota hoje uma proposta para a operação no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). A proposta é que nesse período os voos fretados, que hoje não passam por autorização da agência, também entrem no limite de capacidade operacional de Guarulhos - que na última rodada de alocações de slots (movimentos de pouso ou decolagem) neste aeroporto foi estabelecido em 45 movimentos por hora. Se aprovada, a medida não exigirá nenhuma alteração nos voos regulares já autorizados pela Agência para a alta temporada, uma vez que essas operações já consideram o máximo de 45 movimentos por hora.

Além de adequar o volume de passageiros, a proposta também quer evitar que os voos não-regulares interfiram no funcionamento do aeroporto nesse período de dezembro a março. As operações não-regulares são eventuais e buscam atender a uma demanda específica, caso dos charter e fretamento. Já as regulares são as que ocorrem durante todo o ano, com horários e rotas previamente autorizados.

Antes de comercializar um voo regular ou charter, a companhia aérea envia uma solicitação para a ANAC, que analisa os pedidos com base nas capacidades de infraestrutura do aeroporto fornecidas pela Infraero e Aeronáutica. O charter, embora seja eventual, é comercializado diretamente pela companhia aérea, por isso a necessidade prévia de aprovação da ANAC. No caso de voos de fretamento (comercializados pelas agências de viagem e associados a pacotes turísticos), não é necessária a autorização da Agência.

Todos os voos regulares foram autorizados prevendo o máximo de 45 operações por hora e o mesmo limite será observado durante o período de fim de ano e férias de verão para os 246 charter já solicitados à ANAC e que estão sob análise. Mas essa medida não terá os efeitos desejados caso os fretamentos continuem sendo realizados nos horários mais movimentados. Se a proposta for aprovada, as agências de viagem que já tenham previsto fretamentos para horários de pico deverão informar aos passageiros a mudança de horário.

Nos voos regulares, como já respeitam a quantidade máxima de operações, não haverá alterações.



Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.
 
Publicado em 01/12/09, às 13h20