Página Principal Sala de Imprensa
 
Denise Abreu vai processar brigadeiro por acusação caluniosa


Com relação à entrevista do presidente demitido da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, publicada pelo jornal O Globo desta segunda-feira, 06/08, a ANAC esclarece que:

1 – O Aeroporto de Ribeirão Preto opera vôos regulares de passageiros e é impossível transferir operações de cargueiros para este aeroporto, pois ele não detém infra-estrutura para esse tipo de operação.

2 – Quanto à infra-estrutura, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, em cumprimento ao Inciso XXII do artigo 8º da lei 11.182/05, encaminhou a esta Agência o Plano Diretor Aeroportuário para análise e aprovação. Neste plano, do Governo do Estado de São Paulo, estava previsto a construção de um terminal de carga no Aeroporto de Ribeirão Preto e necessidade de ampliação da pista para 3.500 metros para a viabilização da operação de cargueiros.

3 – Na ANAC, a Superintendência de Infra-Estrutura Aeroportuária submeteu à Diretoria Colegiada, em reunião datada de 05 de junho de 2007, nota técnica nº 055/SIE/GGIT/2007 que tratou da configuração final do Aeroporto de Ribeirão Preto e as respectivas curvas de ruído de nível 1 e 2 e destacou a necessidade de adequação do Plano elaborado pelo DAESP, impondo limitações especialmente quanto a cargas e tipos de aeronaves cargueiras. Quanto às fases de implantação, estas deverão ainda obedecer aos impactos de ruído. O Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do DAESP, já encaminhou a proposta de revisão do Plano Diretor do Aeroporto de Ribeirão que, após análise técnica, será submetida à Diretoria Colegiada da ANAC para apreciação. Ou seja, nem mesmo o Plano Diretor foi, até a presente data, aprovado pela ANAC.

4 – Cabe ressaltar que, ao contrário do que foi divulgado, não existe nenhum tipo de ligação do empresário vencedor da licitação com a ANAC. Ressalte-se que a referida licitação foi feita, em 2003, pelo DAESP, órgão do Governo do Estado de São Paulo, que visa futura construção de um terminal de cargas em Ribeirão Preto.

5 – Por fim, a Diretora Denise Abreu não pretende discutir pela mídia as acusações caluniosas do ex-presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, demitido de suas funções nesta segunda-feira. A Diretora já constituiu advogado para tratar da questão nos tribunais competentes.

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

Publicado em 06/08/07, às 17h20