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Passageiro poderá registrar reclamação em sistema digital


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) implanta sistema digital para qualificar e agilizar o registro de reclamações de passageiros do transporte aéreo. O sistema é inédito e inclui caneta e formulário digitais para efetuar o registro de ocorrência emitido pelo passageiro. Com o software, o processamento da informação será on-line. Após o preenchimento do Registro de Ocorrência na Seção de Aviação Civil (SAC), o passageiro receberá o protocolo da reclamação pelo celular e uma cópia por e-mail. Com isso poderá acompanhar o andamento do processo administrativo no site da Anac www.anac.gov.br

A nova sistemática vai identificar a reclamação do passageiro por companhia, unidade da federação, aeroporto, tipo de ocorrência, entre outros detalhes. Com a apuração dos dados estáticos apontados pelos passageiros, a Anac vai poder agir diretamente na correção das ineficiências das companhias aéreas.

Nesta segunda-feira (06/8), começou, em Brasília, o treinamento dos fiscais das SACs na Sexta Gerência Regional de Aviação Civil da Anac, que abrange ainda Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A previsão é que o sistema seja implantado ainda neste mês nas SACs dos aeroportos que tenham vôos regulares.

O projeto piloto da chamada caneta e formulário digitais, foi executado em maio em sete aeroportos: Juscelino Kubischeck, em Brasília; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Salgado Filho, em Porto Alegre e Eurico de Aguiar Salles, em Vitória.


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Publicado em 06/08/07, às 20h05