Página Principal Sala de Imprensa
 
NOTA – 28/10 - Atrasos em vôos
 

MINISTÉRIO DA DEFESA
COMANDO DA AERONÁUTICA
NOTA – 28/10/06

Neste sábado, 28/10, o controle de fluxo do tráfego aéreo realizado na região de Brasília provocou atrasos nos vôos em aeroportos das seguintes capitais: Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Nas demais áreas, não ocorreram problemas.

Pela manhã, nessas localidades, a média de tempo aguardado para a liberação dos movimentos (pousos e decolagens) variou de 30 a 60 minutos, causando uma sucessão de atrasos. À tarde, até as15h30, a média de espera variou de 2,5 horas a 4h, sobretudo nas linhas entre São Paulo e Brasília.

A partir do meio da tarde, o fluxo de aeronaves foi normalizado em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, ocorrendo atrasos apenas nos vôos entre Brasília e São Paulo.

O Comando da Aeronáutica informa que estão sendo implementadas medidas, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil, para solucionar a questão do aumento de tráfego aéreo na capital brasileira, conforme divulgado ontem, e que essas ações deverão reduzir os atrasos, gradativamente, nos próximos dias:

1) Houve remanejamento de contingente necessário de especialistas em tráfego aéreo para Brasília, para a substituição dos profissionais que foram afastados temporariamente de suas funções após o acidente com o vôo 1907 [em concordância com as determinações da Organização de Aviação Civil (OACI)];

2) Terão prioridade de operação das aeronaves comerciais de transporte de passageiros de grande porte;

3) Outras ações estão em curso e prevêem ainda um aumento substancial do número de controladores de tráfego aéreo e de especialistas de áreas correlatas, a fim de assimilar a demanda e acompanhar o acréscimo de 15% anual registrado no volume do tráfego aéreo no país.

 

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA