Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC define estratégias para a candidatura do Brasil ao Conselho da OACI


Nesta quarta-feira, 14/02, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou audiência com Comando da Aeronáutica e o Ministério das Relações Exteriores para definir a candidatura do Brasil ao Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). A eleição acontece durante a 36ª Assembléia da OACI, em Montreal no Canadá, de 18 a 28 de setembro de 2007.

A Assembléia ocorre a cada três anos, de acordo com o Artigo 48 da Convenção da Aviação Civil Internacional. O evento é um dos mais importantes para a aviação civil internacional e examina as realizações da Organização, estuda as propostas relativas ao próximo período e adota decisões a serem observadas no triênio seguinte.

Além dos cinco diretores da Agência Reguladora, participaram da audiência, na sede da ANAC, o ministro Pinta Gama - do Ministério das Relações Exteriores; o Brigadeiro Saito - novo comandante da Aeronáutica; o Brigadeiro Ramon - do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Neste primeiro encontro, ficou definido que, para organizar a candidatura brasileira, será constituído um Grupo de Trabalho, em parceria com os três órgãos, para a análise técnica dos temas constantes na agenda da Assembléia e instrução à delegação brasileira que participará do evento.

O Brasil tem sido reeleito para o primeiro Grupo do Conselho da OACI desde 1947, fato este que assegura sua posição entre os Estados de maior importância no Transporte Aéreo Mundial - posição que alguns países europeus não conseguiram se manter, entre eles a Holanda, Bélgica e Suécia.

Autoridades do Ministério das Relações Exteriores e da Aeronáutica com o diretor-presidente da Anac, Milton Zuanazzi

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

Publicado em 15/03/07, às 17h15