O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Página Principal Sala de Imprensa
 

ANAC divulga Anuário Econômico com desempenho das empresas aéreas nacionais
 

Brasília, 26 de setembro de 2008 – O ano de 2007 trouxe resultados operacionais negativos para as companhias brasileiras de transporte aéreo regular. Essas empresas registraram perdas de R$ 1,27 bilhão em 2007, contra os R$ 173 milhões do ano anterior. No segmento doméstico, o desempenho foi afetado pela política agressiva de tarifas, enquanto que no setor internacional o principal impacto foi causado pelo fim das operações do Grupo Varig (formado pelas empresas Rio Sul, Nordeste e antiga Varig).

As informações fazem parte do Anuário do Transporte Aéreo de 2007 – Dados Econômicos, disponível no site da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, no endereço: /empresas/dadosEconomicos.asp. A publicação contém informações obtidas nos Relatórios de Custeio e nas Demonstrações Financeiras encaminhadas por 23 empresas aéreas brasileiras à Agência. No site da ANAC, também estão disponíveis os dados do setor desde 1995, permitindo pesquisas, estudos e análises sobre a Aviação Civil Brasileira.

O Anuário Econômico traz discriminados por empresa dados de despesas, receitas, oferta de assentos e ocupação, quilômetros voados, lucratividade, yield (indicador de rentabilidade que resulta da divisão da receita bruta de transporte de passageiros pela quantidade de passageiros por quilômetros transportados pagos) e break-even (ponto de equilíbrio financeiro). Constam também do Anuário informações referentes às Demonstrações Financeiras das empresas aéreas brasileiras.

Foram 23 as empresas regulares que encaminharam dados para o Anuário Econômico: Abaeté, ABSA, Air Minas, Cruiser, Gol, MasterTop, Mega, NHT, Nova Varig, OceanAir, Pantanal, Passaredo, Puma, Rico, Sete, SkyMaster, TAF, TAM, Team, Total, Trip, VarigLog e Webjet. Até o fechamento do Anuário Econômico, a ANAC não havia recebido qualquer informação da BRA e da Meta, bem como as Demonstrações Financeiras da Team. O documento também contém dados enviados por empresas não-regulares (táxi-aéreo e suplementares) e de serviços aéreos especializados (aeroagrícola, aeropublicidade, aeroreportagens, combate a incêndio e outros).

Neste ano, a ANAC também já publicou o Anuário Transporte Aéreo de 2007 – Dados Estatísticos, também disponível na Internet (/estatistica/estatisticas1.asp), com informações de volume de tráfego de passageiros e cargas por empresa, por origem e destino, cidade e por região brasileira, a frota das empresas aéreas regulares brasileiras, quantidades de tripulantes e outros funcionários de cada companhia, além de outros dados do setor.

 

 
 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 26/09/08, às 15h00