O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC faz balanço parcial do primeiro fim de semana da Operação Feliz 2009
 

Brasília, 21 de dezembro de 2008 - O índice de atrasos no primeiro fim de semana da Operação Feliz 2009 – embora bem melhor que no mesmo período do ano passado – ficou superior à média que vinha sendo registrada no mês de dezembro de 2008, como mostra o primeiro balanço da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

Os atrasos acima de 30 minutos atingiram 36% dos vôos na sexta-feira e 40% no sábado. Ainda assim, a maior parte dos atrasos foi inferior a 60 minutos, uma vez que os vôos que decolaram com mais de uma hora do horário previsto foram 15% na sexta-feira e 19% no sábado. Neste domingo, o índice recuou para 26% dos vôos com atrasos acima de 30 minutos e, destes, 8% acima de 60 minutos (dados apurados até 18h junto a Infraero).

Os atrasos foram provocados por impactos metereológicos e problemas operacionais principalmente na área de check-in da companhia Gol/Varig. Na sexta-feira, a média de atrasos acima de 30 minutos nos vôos da Gol/Varig foi de 57%, ante 22% da média entre TAM, OceanAir e Webjet. No sábado, a Gol/Varig registrou atraso médio de 61%, contra 31% das demais. E no domingo, até 18h, foram 45% de atrasos e 15% nas outras companhias.

O Superintendente de Segurança Operacional da ANAC esteve hoje no Centro de Controle de Operações da Gol/Varig e identificou que no sábado a companhia ficou sem energia elétrica por conta de uma falha técnica no gerador, o que dificultou o check-in em todo o Brasil.

A chuva que castigou boa parte do país também influenciou os vôos neste fim de semana. O fechamento dos aeroportos de Porto Velho (RO), Imperatriz (MA) e Palmas (TO) e o mau tempo que exigiu a operação por instrumentos no Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e Congonhas (SP) tornaram as operações mais lentas. Apesar do aumento dos atrasos, os números deste ano são melhores que os registrados no fim de semana que antecedeu o Natal de 2007.

No ano passado, os atrasos nos dias 21, 22 e 23/12 ficaram entre 36% e 51%, com até 34% dos vôos saindo após uma hora do horário marcado. O movimento foi intenso nos terminais, como esperado para esta época do ano, mas os passageiros conseguiram chegar a seus destinos. A perspectiva para os próximos dias é que, se o tempo melhorar, os atrasos deverão cair significativamente.

Neste primeiro fim de semana da Operação Feliz 2009, a ANAC emitiu oito autos de infração As autuações foram decorrência de falta de assistência a passageiros de vôos cancelados (casos da Iberia, TAP e American Airlines), informação deficiente sobre troca de portão de embarque (TAM), preterição de passageiros (Gol e TAM), bagagem desacompanhada (OceanAir) e atraso no ônibus para o desembarque remoto (Infraero). Os autos emitidos até o momento não incluem os aeroportos de Brasília e Congonhas, onde será feita uma análise mais detalhada sobre o impacto dos problemas metereológicos na atuação das companhias.

Em caso de problemas, a ANAC orienta que o passageiro sempre procure primeiramente a companhia aérea, que tem a melhor capacidade de solucionar a questão. Caso o atendimento da companhia não seja satisfatório, o passageiro pode registrar uma queixa nos postos de serviço da ANAC nos aeroportos ou ainda pela Internet: www.anac.gov.br/falecomaanac

A Operação Feliz 2009 teve início na sexta-feira (19/12) e irá prosseguir até o dia 7 de janeiro, com a intensificação da fiscalização da ANAC e reforço nas informações prestadas aos passageiros.

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 22/12/08, às 11h17