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ANAC faz balanço parcial do primeiro fim de semana da Operação Feliz 2009
 

Brasília, 21 de dezembro de 2008 - O índice de atrasos no primeiro fim de semana da Operação Feliz 2009 – embora bem melhor que no mesmo período do ano passado – ficou superior à média que vinha sendo registrada no mês de dezembro de 2008, como mostra o primeiro balanço da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

Os atrasos acima de 30 minutos atingiram 36% dos vôos na sexta-feira e 40% no sábado. Ainda assim, a maior parte dos atrasos foi inferior a 60 minutos, uma vez que os vôos que decolaram com mais de uma hora do horário previsto foram 15% na sexta-feira e 19% no sábado. Neste domingo, o índice recuou para 26% dos vôos com atrasos acima de 30 minutos e, destes, 8% acima de 60 minutos (dados apurados até 18h junto a Infraero).

Os atrasos foram provocados por impactos metereológicos e problemas operacionais principalmente na área de check-in da companhia Gol/Varig. Na sexta-feira, a média de atrasos acima de 30 minutos nos vôos da Gol/Varig foi de 57%, ante 22% da média entre TAM, OceanAir e Webjet. No sábado, a Gol/Varig registrou atraso médio de 61%, contra 31% das demais. E no domingo, até 18h, foram 45% de atrasos e 15% nas outras companhias.

O Superintendente de Segurança Operacional da ANAC esteve hoje no Centro de Controle de Operações da Gol/Varig e identificou que no sábado a companhia ficou sem energia elétrica por conta de uma falha técnica no gerador, o que dificultou o check-in em todo o Brasil.

A chuva que castigou boa parte do país também influenciou os vôos neste fim de semana. O fechamento dos aeroportos de Porto Velho (RO), Imperatriz (MA) e Palmas (TO) e o mau tempo que exigiu a operação por instrumentos no Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e Congonhas (SP) tornaram as operações mais lentas. Apesar do aumento dos atrasos, os números deste ano são melhores que os registrados no fim de semana que antecedeu o Natal de 2007.

No ano passado, os atrasos nos dias 21, 22 e 23/12 ficaram entre 36% e 51%, com até 34% dos vôos saindo após uma hora do horário marcado. O movimento foi intenso nos terminais, como esperado para esta época do ano, mas os passageiros conseguiram chegar a seus destinos. A perspectiva para os próximos dias é que, se o tempo melhorar, os atrasos deverão cair significativamente.

Neste primeiro fim de semana da Operação Feliz 2009, a ANAC emitiu oito autos de infração As autuações foram decorrência de falta de assistência a passageiros de vôos cancelados (casos da Iberia, TAP e American Airlines), informação deficiente sobre troca de portão de embarque (TAM), preterição de passageiros (Gol e TAM), bagagem desacompanhada (OceanAir) e atraso no ônibus para o desembarque remoto (Infraero). Os autos emitidos até o momento não incluem os aeroportos de Brasília e Congonhas, onde será feita uma análise mais detalhada sobre o impacto dos problemas metereológicos na atuação das companhias.

Em caso de problemas, a ANAC orienta que o passageiro sempre procure primeiramente a companhia aérea, que tem a melhor capacidade de solucionar a questão. Caso o atendimento da companhia não seja satisfatório, o passageiro pode registrar uma queixa nos postos de serviço da ANAC nos aeroportos ou ainda pela Internet: www.anac.gov.br/falecomaanac

A Operação Feliz 2009 teve início na sexta-feira (19/12) e irá prosseguir até o dia 7 de janeiro, com a intensificação da fiscalização da ANAC e reforço nas informações prestadas aos passageiros.

 

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Publicado em 22/12/08, às 11h17