Principais irregularidades encontradas na Operação Hora Certa |
|
Aeroporto/Local |
Companhia |
Observações |
Irregularidade |
1 |
Guarulhos (SP) |
OceanAir |
Verificado durante fiscalização no check in. |
Falta de pessoal da companhia para embarque de passageiros. |
2 |
Guarulhos (SP) |
OceanAir |
Verificado durante fiscalização no check in. |
Falta de tripulação para vôo, causando atraso. |
3 |
Guarulhos (SP) |
OceanAir |
Verificado durante fiscalização no check in. |
Falta de trator para empurrar a aeronave na partida, causando atraso. |
4 |
Centro de Controle Operacional da empresa em São Paulo |
OceanAir |
|
Deficiência na comunicação interna da companhia, no contato com a coordenação, para providenciar a tempo mudanças necessárias de rota, combustível etc. causando atrasos. |
5 |
Centro de Controle Operacional da empresa em São Paulo |
OceanAir |
|
A companhia está considerando apenas 20 minutos de tempo para a aeronave no solo, o que é insuficiente. |
6 |
Verificado em diversos aeroportos. |
OceanAir |
|
Limites de bagagem de mão não estão sendo fiscalizados pelos funcionários da companhia. |
7 |
Brasília |
OceanAir |
Vôo 6186, aeronave PR-OAM |
Sistema de gerenciamento de vôo da aeronave estava vencido. |
8 |
Galeão (RJ) |
OceanAir |
Vôo 6380, aeronave PR-PRB |
Aeronave com os manuais JEPPSEN (que contém rotas e procedimentos de subida e descida) desatualizados. |
9 |
Galeão (RJ) |
OceanAir |
Vôo 6122, aeronave PR-OAE |
Co-piloto não apresentava, em sua carteira, a habilitação específica para pilotar a aeronave F-100. A troca do tripulante acarretou em atraso de 2 horas no vôo. |
10 |
Brasília |
OceanAir |
Vôo 6184, aeronave PR-OAJ |
Tripulante apresentou escala de serviço com apenas 7 folgas e com vôo de 8 pousos, contrariando a legislação vigente. |
11 |
Palmas |
OceanAir |
|
A base operacional da companhia na capital de Tocantins foi considerada de utilização precária porque, apesar de estar capacitada para manutenção, não possui uma estrutura interna e de suprimentos conforme o padrão das bases certificadas. Por isso, se uma aeronave precisar trocar um componente, dependerá de remessa, o que pode atrasar ou até mesmo provocar o cancelamento do vôo. |
12 |
Brasília |
BRA (em operação para a OceanAir) |
Vôo 6381, aeronave PR-BRB |
Aeronave apresentou livro de bordo rasurado com corretor líquido, caracterizando modificação do horário de apresentação da tripulação. |
13 |
Brasília |
BRA (em operação para a OceanAir) |
Vôo 6318, aeronave PR-BRB |
Aeronave apresentou Ficha de Peso e Balanceamento (FPB) vencida. |
14 |
Guarulhos (SP) |
BRA (em operação para a OceanAir) |
Vôo 6396, aeronave PR-BRK |
No dia 25/01/2008, a BRA incluiu esse B737 na sua malha em operação para a OceanAir. Porém, a aeronave estava com muitos itens necessitando reparos. Além disso, falha da indicação de fogo no porão causou atraso, obrigando a companhia a levar os passageiros para um hotel e marcar nova decolagem para o dia 26/01/2008. |
15 |
Guarulhos (SP) |
BRA (em operação para a OceanAir) |
|
Fiscalização verificou que tripulações da OceanAir estavam viajando em aeronaves da BRA, evitando assim o registro obrigatório para efeito de regulamentação (horas máximas voadas), pois a regulamentação não prevê que o comandante de uma companhia registre o tempo de vôo de tripulantes de outra companhia, apesar de a BRA estar em operação para a OceanAir. |
16 |
Centro de Controle Operacional da empresa em São Paulo |
Gol |
|
A companhia programa tempo insuficiente no solo (cerca de 30 minutos do corte dos motores até nova partida), para aprontar a aeronave para nova decolagem. |
17 |
Centro de Controle Operacional da empresa em São Paulo |
Gol |
Dados registrados no relatório oficial da empresa, e conferidos pelo fiscal da ANAC, no dia 23/01/2008, de um total de 640 operações da Gol naquele dia. |
Num único dia, 23/01/2008, a companhia apresentou 51 vôos atrasados por problemas em sua malha aérea e 13 por manutenção não-programada. Os atrasos de mais de 1 hora ocorreram em 14 vôos. Além disso, teve 3 vôos cancelados por problemas de manutenção. Outras causas de atrasos registradas: 58 por tráfego aéreo, 7 por meteorologia e 8 por infra-estrutura de aeroporto. |
18 |
Galeão (RJ) |
Gol |
Vôo 1735, aeronave PR-GOM |
Funcionários do check-in não alertam os passageiros quanto às restrições ao porte de artigos perigosos. |
19 |
Verificado em diversos aeroportos. |
Gol |
|
Limites de bagagem de mão não estão sendo fiscalizados pelos funcionários da companhia. |
20 |
Congonhas (SP) |
Varig |
Vôo 2158, aeronave PR-VOY |
A aeronave estava com a Ficha de Peso e Balanceamento (FPB) vencida. |
21 |
Verificado em diversos aeroportos. |
Varig |
|
Limites de bagagem de mão não estão sendo fiscalizados pelos funcionários da companhia. |
22 |
Verificado em diversos aeroportos |
TAM |
Observado em diversas aeronaves. |
Falta de comprovação de validade nas garrafas de oxigênio em várias aeronaves da companhia. |
23 |
Brasília |
TAM |
Vôo 3518, aeronave PR-MHG |
Atrasos causados pela falta de cadeira de rodas para retirar passageiros das aeronaves. |
24 |
Galeão (RJ) |
TAM |
Vôo 3255, aeronave PR-MAV |
Companhia não providenciou alimentação para a tripulação do vôo, em 21/01/2008, contrariando o art. 43 da Lei do Aeronauta e o manual Geral de Operações (MGO) da TAM, item 03.05.04 (pág. 4). |
25 |
Galeão (RJ) |
TAM |
Vôo 3255, aeronave PR-MAV |
O manual de análise de pistas da aeronave estava em mau estado, prejudicando a consulta. |
26 |
Congonhas (SP) |
TAM |
Vôo 3216, aeronave PR-MZU |
Troca da tripulação, para evitar infração à regulamentação de tripulantes, causou atraso no vôo do dia 22/01/2008. |
27 |
Brasília |
TAM |
Vôo 3444, aeronave PR-MZZ |
No dia 26/01/2008, a companhia não colocou funcionários suficientes para despacho de seus vôos, causando atrasos em todas as conexões. Houve casos em que os passageiros passaram de uma aeronave para outra no pátio, afetando a segurança. |
28 |
Belém |
TAM |
Vôo 3246, aeronave PR-MHL |
No dia 26/01/2008, em Belém, o vôo atrasou por estar com horários errados, fazendo com que a tripulação chegasse atrasada ao vôo. |
29 |
Brasília |
TAM |
Vôo 3711, aeronave PR-MAQ |
Houve atraso no vôo do dia 27/01/2008 devido ao atraso da conexão que trazia a tripulação para este vôo. |
30 |
Verificado em diversos aeroportos. |
TAM |
|
Limites de bagagem de mão não estão sendo fiscalizados pelos funcionários da companhia. |
31 |
Centro de Controle Operacional da empresa em São Paulo |
TAM |
|
O tempo de solo não é suficiente para as necessidades de táxi, desembarque, carregamento, embarque e novo táxi. |
32 |
Galeão (RJ) |
Infraero |
Vôo 1735, aeronave PR-GOM |
Infraero considera o horário do HOTRAN (Horário de Transporte Nacional) como o de decolagem, e a empresa como o de fechamento de porta e partida, o que causa diferentes informações ao Sistema. |
33 |
Congonhas (SP) |
Infraero |
Vôo 2411, aeronave PR-VOZ |
Operador da Infraero não estava na posição para acoplar no vôo do dia 23/01/2008, causando atrasos ao vôo. |
34 |
Congonhas (SP) |
Infraero |
Vôo 2411, aeronave PR-VOZ |
No dia 26/01/2008, o vôo da Gol foi atrasado porque o fiscal da Infraero que libera o push back (movimentação da aeronave pelo trator, de ré, para dar partida) ausentou-se por 5 minutos do local, retendo o avião para a partida. |
35 |
Congonhas (SP) |
Rádio Pirata (a própria rádio informava o tel: 11 3452-5856) |
Vôo 3255, aeronave PR-MAV |
Foi constatada interferência de rádio pirata no dia 26/01/2008, próximo ao aeroporto, afetando a comunidação do avião com o comando de tráfego aéreo. |