Página Principal Exames
 
FORMAÇÃO DE PILOTOS PARA A AVIAÇÃO CIVIL
 

Processo seletivo Complementar para Concessão de Bolsas Remanescentes e formação de Cadastro Reserva

Em virtude de não terem sido preenchidas todas as vagas oferecidas no Processo Seletivo Inicial com provas realizadas em 05 de abril de 2008, tornam público o Processo Seletivo Complementar para Concessão de Bolsas Remanescentes e Formação de Cadastro Reserva do “Projeto Piloto” para Formação de Pilotos para a Aviação Civil, mediante Convênios firmados com a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

Edital
Anexo I
Anexo II
Anexo III
Anexo IV
Anexo V

 

Listagem dos alunos que obtiveram a Concessão da Bolsa de Formação de Pilotos (segunda listagem)

Listagem dos alunos que obtiveram a Concessão da Bolsa de Formação de Pilotos (primeira listagem)

Listagem dos candidatos aprovados e classificados na 1ª etapa do processo seletivo

Prova objetiva: gabaritos divulgados

Confira a seguir os gabaritos das provas para piloto privado e piloto comercial de avião, realizadas no dia 5 de abril de 2008. O edital e seus anexos estão disponíveis no final desta página.

Programa de Formação de Pilotos para a Aviação Civil

O transporte aéreo é, dentre os segmentos dos transportes modais, o que apresenta um maior crescimento, em decorrência da globalização e do desenvolvimento da economia mundial. Com isso a demanda por recursos humanos capacitados, inseridos neste segmento, tem evoluído ano a ano, seja impulsionada pelos avanços tecnológicos ou em decorrência de cumprimento de normas e padrões impostos pelos organismos internacionais.

Neste sentido, e, diante da perspectiva de que o Brasil possa sofrer interrupção na formação de mão-de-obra especializada para operar aeronaves comerciais, coube à ANAC adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento e fomento da aviação civil.

Dentre estas proposições, encontra-se o estabelecimento de Pólos de Aviação Civil voltados, primordialmente, para a formação e capacitação de profissional.

Nestes pólos, os objetivos principais contemplam o estabelecimento de novos processos de qualidade e certificação das unidades de instrução profissional, reavaliação dos currículos de formação, implantação de novas metodologias e técnicas de ensino, além do fomento a iniciativas ligadas à pesquisa e desenvolvimento científico em soluções para os atuais problemas da aviação, além de ações de cooperação e articulação entre entidades.

Em resumo, conceitua-se pólo de aviação civil como sendo um conjunto de entidades ou empresas, estabelecidas em um determinado espaço geográfico ou que exerçam uma atividade específica, executando ações conjuntas e coordenadas em prol do desenvolvimento da aviação civil, com ênfase na formação e capacitação de recursos humanos.

O Projeto de Formação de Pilotos para a Aviação Civil é um projeto piloto desenvolvido pela Quinta Gerência Regional da ANAC sob a supervisão da Superintendência de Estudos Pesquisa e Capacitação.