Página Principal Eventos
 
Encerrada a 18ª Reunião do Conselho de Autoridades Aeronáuticas do Acordo
de Fortaleza
 
Ao final da manhã de hoje (24/11), o diretor-presidente da ANAC e Presidente do Conselho de Autoridades Aeronáuticas do SistemaSub-regional, Milton Zuanazzi, encerrou a 18ª Reunião do Conselho de Autoridades Aeronáuticas do Acordo de Fortaleza. O evento, que aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro em Salvador, na Bahia, contou com aparticipação de 20 delegados, representando cinco Estados Partes - Brasil,Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai. O Equador participou como Estado observador.

Após o intercâmbio de idéias, as conclusões finais foram apresentadas numa ata. Por sugestão da representação do Paraguai foi criado um grupo de trabalho sobre o desenvolvimento do Acordo, que deverá apresentar suas conclusões em uma reunião prevista para fevereiro de 2007, no Rio de Janeiro.

Durante o encontro, a representação brasileira apresentou o Portal do Sistema Sub-regional, ainda em construção, e solicitou sugestões dosEstados para o seu aperfeiçoamento e sua manutenção. Segundo os representantes do Chile, o Portal é uma iniciativa útil para o melhorfuncionamento interno do Acordo, além de gerar informação e interação comos passageiros no recebimento de reclamações sobre a qualidade dos serviços.

A delegação da Bolívia sugeriu à Presidência do Conselho que seja feito um apelo para que todos os Estados-membros participem das reuniões, para que seja possível tomar decisões com o consentimento de todos. Atualmente, com base no Acordo de Fortaleza, vigoram com os seguintes serviços realizados entre Brasil/Bolívia e Brasil/Argentina:
- 6 serviços na rota Campo Grande/Santa Cruz De La Sierra,
- 2 serviços na rota Porto Alegre/Rosário, e
- 4 serviços entre Porto Alegre/Córdoba.
De acordo com os representantes da Bolívia, estão sendo realizados também serviços na rota Cochabamba/Buenos Aires.

Paralelo a 18ª Reunião do Conselho de Autoridades Aeronáuticas do Sistema Sub-regional, foi realizada a VII Reunião dos Comitês Nacionais de Facilitação que apresentou no fórum final um informe sobre os avanços nas discussões. O Conselho aprovou as recomendações relativas ao rearranjo dos grupos de trabalho, ao pagamento de taxas aeroportuárias, manifesto de carga, à facilitação de passaportes, mala diplomática e decidiu pela criação de uma secretaria permanente.