( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "E"

empresa aérea
Definição1
Empresa aérea significa uma pessoa autorizada a executar transporte aéreo de pessoas e/ou cargas e malotes postais com fins lucrativos.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 01: definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda n.03. Brasília, 2018.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 2203: informações aos usuários do transporte aéreo. Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC2203.pdf. Acesso em: 09 mai. 2016.
Contexto
3.1.4 - A empresa aérea, através de seus órgãos de coordenação de tráfego, deverá manter os seus representantes nos aeroportos informados sobre o fluxo de suas aeronaves, horários estimados de decolagem e partida, atrasos, cancelamentos de vôos, bem como qualquer alteração que resulte em modificação de sua malha e venha a interferir nos vôos que chegam e partem desses aeroportos.   3.1.5 - A empresa aérea, através de seus representantes nos aeroportos, deverá comunicar à Central de Informações do Aeroporto as confirmações de horários de chegada e partida dos seus vôos, tão logo disponíveis e com antecedência mínima de 30 minutos em relação ao horário programado.   3.1.6 - A empresa aérea, através de seus representantes nos aeroportos, deverá comunicar, imediatamente, à Central de Informações do Aeroporto qualquer alteração nos seus vôos, de modo que os usuários possam receber, através do sistema de informações do aeroporto, avisos visuais e sonoros sobre as modificações.   3.1.7 - A empresa aérea, através de seus representantes nos aeroportos, deverá, quando caracterizada a FASE AMARELA em qualquer escala de seus vôos, seja por falta de informações ou por confirmação de atraso, adotar todas as providências a fim de prestar as informações necessárias aos usuários, orientando e destacando funcionários para o bom atendimento aos passageiros.   3.1.8 - A empresa aérea, através de seus representantes nos aeroportos, deverá comunicar à administração aeroportuária e à SAC as alterações que possam gerar descontentamento dos usuários e pôr em risco a segurança ou a ordem no aeroporto. 3.1.9 - Quando ficar caracterizada a FASE VERMELHA e as alterações dos vôos resultarem em modificação nos horários em mais de uma hora, a empresa aérea, através de seu representante no aeroporto, deverá informar à SAC sobre as providências a serem tomadas para fazer frente à contingência e à Central de Informações do Aeroporto para as providências cabíveis.
Espanhol
empresa aérea