A ANAC
 
O SGSO
 
 

O Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional está consolidado como um padrão em toda aviação mundial, estendendo, inclusive, a gestão da segurança além do ambiente da aviação. Sistemas semelhantes são usados na gestão de áreas críticas nas organizações que utilizam sistemas complexos nas suas atividades cotidianas, requerendo um alto nível de qualidade em áreas que envolvem segurança, saúde ocupacional, meio ambiente, etc.

O SGSO para os provedores de serviços da aviação civil e o Programa de Segurança Operacional Brasileiro - PSO-BR irão integrar o gerenciamento de risco dentro dos modernos conceitos de gestão, de maneira a garantir a segurança operacional de forma pró-ativa. O SGSO enfatiza a gestão da segurança como um processo de negócio fundamental a ser considerado de forma equivalente a outros aspectos da gestão empresarial.

Os processos-chave de um SGSO são:

•   Reporte de Eventos de Segurança Operacional (ESO) – processo de aquisição de dados e informações relacionados à segurança operacional.

•   Identificação de Perigos: conjunto de atividades voltadas para identificação de perigos relacionados com sua organização.

•   Gerenciamento de Riscos: processo padronizado para avaliação e definição de medidas de controle de riscos.

•   Medição de Desempenho: ferramentas gerenciais definidas para avaliar se os objetivos de segurança operacional da organização estão sendo atingidos.

•   Garantia da Segurança Operacional: conjunto de atividades voltadas para padronização da prestação do serviço conforme critérios estabelecidos de desempenho.

Para mais informações selecione os links abaixo:

Idealização e Evolução do SGSO

Entenda a evolução do gerenciamento da segurança operacional e como o SGSO aborda o papel da organização na segurança operacional.

Os quatro componentes do SGSO

Conheça os quatro componentes do SGSO: Política e Objetivos da Segurança Operacional, Gerenciamento do Risco à Segurança Operacional, Garantia da Segurança Operacional e Promoção da Segurança Operacional.

Relação entre SGQ e SGSO

Saiba as semelhanças e diferenças entre Sistema de Gerenciamento da Qualidade  (SGQ) e Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) e como eles complementam um ao outro.

Regulação e SGSO

Tudo o que você precisa saber

Grupo Internacional de Colaboração do SGSO (SMS/ICG)

As Agências de Aviação Civil da Europa, Estados Unidos e Canadá, junto com a Organização de Aviação Civil Internacional – OACI, reuniram-se em fevereiro de 2009 para discutir o potencial de uma cooperação envolvendo Safety Management System (SMS) e o State Safety Program (SSP).

 
Voltar