Página Principal
 
Histórico de Voos
 

O Voo Regular Ativo – VRA é uma base de dados composta por informações de voos de empresas de transporte aéreo regular, a qual dispõe dos horários em que os voos ocorreram, dos voos cancelados e das justificativas apresentadas pelas empresas aéreas para os atrasos e cancelamentos.

Clique aqui para acessar o VRA.

Caso tenha dúvidas em relação às siglas presentes no VRA, acesse o Glossário de Siglas. Acesse também a base de dados mensal completa do VRA.

Ao utilizar o VRA é preciso observar o prazo de disponibilidade das informações, a saber:

  • Voos referentes ao dia 01 até o dia 07 só estarão disponíveis no dia 12, ou próximo dia útil, caso esse não seja;
  • Voos referentes ao dia 08 até o dia 15 só estarão disponíveis no dia 20, ou próximo dia útil, caso esse não seja;
  • Voos referentes ao dia 16 até o dia 22 só estarão disponíveis no dia 27, ou próximo dia útil, caso esse não seja; e
  • Voos referentes ao dia 23 até o dia 31 só estarão disponíveis no dia 05 do mês seguinte, ou próximo dia útil, caso esse não seja;

Caso o Voo procurado não esteja presente no VRA, ou a informação presente no VRA não esteja compatível com o esperado ou observado, entre em contato com a ANAC pelo telefone 0800 725 4445.

Saiba mais sobre o VRA

As informações contidas no VRA são provenientes do cruzamento dos dados constantes na base de dados de Horário de Transporte – HOTRAN, que contém a relação diária dos voos previstos para serem realizados, com os dados relativos a eventuais inclusões e alterações de voos nas operações das empresas aéreas, os quais são constantes dos Boletins de Alteração de Voo – BAV.

Inclusão de voo na operação da empresa é a realização de uma etapa de voo distinta do que se tem previsto em HOTRAN, como por exemplo uma operação de voo charter/fretamento ou um voo extra ofertado por determinada companhia aérea para atender a um excesso esporádico na demanda.

A alteração na operação da empresa aérea é qualquer diferença entre o que se tem planejado em HOTRAN e o que foi de fato operado pela companhia, como por exemplo o cancelamento de uma etapa de voo prevista em HOTRAN, uma partida realizada com atraso em relação ao horário definido em HOTRAN ou até mesmo a realização de um voo com aeronave diferente da prevista em HOTRAN. 

Informações referentes às inclusões e alterações nas operações das companhias aéreas são remetidas à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC pelas próprias empresas, ficando essas responsáveis pela autenticidade dos dados.

A Agência fiscaliza a veracidade das informações prestadas pelas companhias, através de processos de auditoria e, caso seja identificada prestação inexata de informação, as Empresas Aéreas estão sujeitas a penalidades administrativas (como multas, por exemplo).

A remessa de dados mencionada acima é regulamentada pela Instrução de Aviação Civil – IAC 1504, aprovada pela Portaria nº 038/DGAC, de 19 de janeiro de 2000.

A Instrução de Aviação Civil – 1223, aprovada pela Portaria nº 033/DGAC, de 19 de janeiro de 2000, regulamenta a elaboração dos HOTRAN.

A IAC 1504 estabelece no item 3.5 de seu capítulo 3 a periodicidade e os prazos para que os dados sejam enviados à ANAC. Encerrado o prazo para recebimento das informações, a ANAC realizará o processamento dos dados e atualização da base de dados do VRA.

O procedimento descrito acima é o fator determinante para que a publicação da base de dados do Voo Regular Ativo seja atualizada quatro vezes por mês, aproximadamente em períodos de uma semana.

Para acessar o VRA clique aqui
Para acessar o manual com as instruções de acesso ao VRA clique aqui
Para entender as siglas presentes no VRA clique aqui
Para ter acesso à base de dados mensal do VRA clique aqui

 
Atualizado em 01/03/2012, às 09h55