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ACIDENTES AERONÁUTICOS OCORRIDOS NO BRASIL
2006

02 JAN - Particular - PA-34-220 T - PT-WRT

A aeronave decolou de Campo Grande - MS (SBCG) para o Campo de Marte (SBMT), em São Paulo - SP, tendo a bordo o piloto e três passageiros, um deles uma criança de dez anos. O plano de vôo IFR que estava sendo utilizado foi cancelado nas proximidades do município de Sorocaba - SP, iniciando-se a partir daí uma descida constante e suave. Faltando cinco minutos para o pouso, o piloto foi questionado pelo Controle de Tráfego Aéreo quanto à sua visualização de obstáculos presente em sua rota, mas não houve resposta e, em seguida, o contato radar com a aeronave foi perdido.Os destroços incendiados da mesma foram localizados na Serra da Cantareira, tendo falecido no acidente o piloto e um dos passageiros. A criança e o outro passageiro sobreviveram.

02 JAN - PEC Táxi Aéreo - EMB-711 (Corisco) - PT-NCO

A aeronave decolou do Aeroporto Julio César (SBJC), em Belém - PA para o Aeroporto de Oiapoque - PA. A cerca de 50 NM do destino o piloto, única pessoa a bordo, notou uma forte vibração na aeronave, que diminuía quando a potência do motor era reduzida e tornava a crescer quando a potência era aumentada. Em vista disso, temendo cair na mata, o piloto optou por realizar um pouso de emergência na rodovia BR-156, próximo ao município de Caciporé - AP. Porém, durante o pouso a aeronave colidiu sua asa direita em uma árvore e a esquerda em um barranco, sofrendo danos graves. O piloto, entretanto, permaneceu ileso.

12 JAN - Aero Agrícola Alegrete - Cessna A-188 B - PR-BSM

A aeronave, com apenas seu piloto a bordo, realizava aplicação de fertilizante agrícola em uma plantação de arroz. Ao final de uma passagem, ao se aproximar de um bosque de eucaliptos, sentiu uma corrente de ar descendente. Tentou aplicar potência para manter a altura e desviar-se mas, não obtendo sucesso, iniciou uma curva à direita. Ainda assim, percebendo que colidiria com as árvores, procurou cabrar a aeronave para reduzir a velocidade, sofrendo em seguida os impactos, que danificaram gravemente a aeronave. O piloto sofreu ferimentos leves.

16 JAN - ASA Aviação e Serviços Aeroagrícolas - PA-25-260 - PT-WBI

A aeronave decolou do aeródromo de Catanduva - SP (SDCD) para realizar a pulverização de defensivo agrícola sobre uma plantação de soja no município de Novo Horizonte - SP, distante aproximadamente 20 NM. Com cerca de 15 minutos de vôo, pouco antes de atingir o destino, o motor apresentou falha, tendo o piloto decido por um pouso de emergência em um campo arado. No procedimento, a aeronave tocou repetidamente o solo até pilonar, parando de dorso, após sofrer danos graves. O piloto nada sofreu.

21 JAN - Aerodoor Propaganda Aérea - Cessna 170-A - PT-AGT

A aeronave decolou ao aeródromo de Encanta Moça (SNEM), em Recife - PE para um vôo local de reboque de faixa publicitária, levando apenas seu piloto. Após decolar, a aeronave aproximou-se do aeródromo em vôo rasante com o objetivo de “pescar” a faixa. Durante o engate, porém, ocorreu um problema no sistema de sustentação da faixa no solo e a aeronave entrou em uma situação de pré-estol, vindo a colidir com o solo numa atitude de nariz baixo e asa inclinada à esquerda. A aeronave ficou seriamente avariada e o piloto sofreu ferimentos leves.

21 JAN - Aero Agrícola Caiçara - PA-25-235 - PT-BII

A aeronave decolou de São Félix do Xingu - PA (SNFX) com destino ao aeródromo Aeroxingu (SNZE), em Altamira – PA, tendo a bordo o piloto e três passageiros. Após 70 minutos de vôo, nivelado a 7.500 pés e a cerca de 50 NM do destino, ocorreu a quebra de uma pá da hélice, ocasionando forte vibração no motor. Percebendo que estava perdendo o controle da aeronave, o piloto cortou o motor e iniciou os preparativos para um pouso forçado. Durante esse procedimento, realizado em uma região de mata, ocorreu o choque da aeronave com a copa das árvores, seguido de uma colisão em atitude picada com o solo, resultando em graves danos à aeronave. O piloto teve lesões graves e os demais ocupantes lesões leves.

22 JAN - Maricá Táxi Aéreo - AS-350 B 2 - PR-CAV

O helicóptero decolou, tendo a bordo apenas seu piloto, do heliponto da prefeitura do Rio de Janeiro - RJ (SDRJ) com destino ao Estaleiro Verolme, em Angra dos Reis - RJ, onde embarcaria dois passageiros. Após cruzar o setor da Base Aérea de Santa Cruz (SBSC), já próximo ao local de pouso, a aeronave colidiu com o solo (encosta), num ângulo acentuado de picada, vindo a incendiar-se com o choque. A aeronave ficou completamente destruída e o piloto faleceu no local.

01 FEV - Polícia Militar do Est. de Minas Gerais - Bell 206 B (Jet Ranger) - PP-EJF

A aeronave havia decolado do aeródromo de Carlos Prates (SBPR), com o em Belo Horizonte - MG para a realização de um vôo de cheque para aquisição de carteira de PPH. Além do instrutor e da aluna em cheque, estava a bordo um passageiro. Após concluir com sucesso um exercício de auto-rotação, a aluna fez o flaire, nivelou os esquis e aplicou o coletivo, parando a 1 metro do solo. Em seguida , ela reduziu o motor na manete de gazes e o helicóptero guinou bruscamente para a esquerda e erdeu altura até tocar o solo, momento em que ocorreu o “flapeamento” da pá, que seccionou a cauda do helicóptero. Os três ocupantes permaneceram ilesos.

11 FEV - Particular - Bell 206 B (Jet Ranger) - PT-HVY

O helicóptero decolou do aeródromo de Novo Hamburgo - RS (SSNH) com destino a um heliponto em uma casa de praia no município de Capão da Canoa - RS, transportando o piloto e uma passageira. Sob condições de mau tempo e baixa visibilidade durante o sobrevôo da Lagoa dos Barros, no unicípio de Santo Antônio da Patrulha - RS, a aeronave veio a colidir com a água, submergindo em seguida e só sendo resgatada com graves danos três dias após o acidente. Os dois ocupantes faleceram no local.

15 FEV - Particular - Cessna C-208 (Caravan) - PR-ITB

A aeronave, um hidroplano conduzido apenas por um piloto, realizava um vôo de transporte de quatro passageiros do aeródromo de Jatapú (SJCW), em Urucará - AM para o aeródromo de Flores (SWFN), em Manaus - AM. Durante o ouso, a aeronave tocou fortemente antes da pista, ocasionando a fratura e desprendimento do conjunto de rodas do trem-de-pouso direito. Após três toques na pista, a aeronave parou desalinhada com o eixo da pista., tendo sofrido danos graves. Os cinco ocupantes permaneceram ilesos.

16 FEV - Particular - Robinson RH-44 - PR-JAC

O helicóptero decolou do Aeroclube do Espírito Santo (SIUV), em Vila Velha - ES, com o objetivo de embarcar seu proprietário num heliponto localizado no município de Serra - ES. Poucos minutos após a decolagem, o piloto perdeu o controle da eronave, que ingressou numa curva à esquerda, em espiral descendente, e terminou por colidir com o solo, sofrendo graves avarias. O piloto, única pessoa a bordo, sofreu lesões leves.

18 FEV - SERAGRI Serviços Aero Agrícolas - PA-25-235 - PR-ABE

A aeronave, tendo apenas o piloto a bordo, decolou de uma área de pouso eventual operada pela SERAGRI para realizar um vôo de calibração do equipamento de pulverização agrícola. Após cerca de dez minutos, o motor parou de funcionar e em seguida a aeronave chocou seu trem-de-pouso contra a copa de uma rvore, perdendo o controle, guinando à esquerda e chocando-se com o solo. A aeronave sofreu sérias avarias e o piloto feriu-se sem gravidade.

18 FEV - BRASAG - Brasil Serviços Aeroagrícolas - EMB-202 (Ipanema) - PT-UIX

Retornando de um vôo para a aplicação de defensivo agrícola, a aeronave efetuava o pouso na pista da Fazenda São Sebastião, em Querência do Norte - PR, quando o piloto perdeu o controle da mesma, desviando-se do eixo da pista e realizando um “cavalo de pau”. Com isso, o trem-de-pouso esquerdo quebrou e a auda torceu, apresentando danos graves. O piloto, porém, nada sofreu.

28 FEV - SKY-AD Aeropublicidade - Cessna 170 A - PT-BVF

A aeronave decolou do Aeroporto de Jacarepaguá (SBJR), no Rio de Janeiro - RJ para um vôo de propaganda aérea. O vôo envolvia duas aeronaves, cujas mensagens transcritas nas faixas publicitárias se complementavam, seguindo uma logo após a outra. Quando voava sobre a orla da Praia de Copacabana, a aeronave que estava na retaguarda perdeu o controle, vindo a colidir com a água e submergindo em seguida. O piloto sofreu ferimentos graves.

03 MAR - CTA Cleiton Táxi Aéreo - EMB-810 D (Sêneca III) - PT-WEX

A aeronave decolou do Aeroporto de Flores (SWFN), em Manaus - AM, para um vôo local de recheque, tendo a bordo o checador, o comandante checado e o co-piloto. Seriam realizados toques e arremetidas no Aeroporto Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus. Em duas aproximações para o pouso, ao ser comandado o baixamento do trem-de-pouso, acendeu-se o alerta (luz) de “trem em trânsito”, mas o pouso e a arremetida ocorreram sem problemas, assim o recolhimento do trem após as arremetidas. No retorno ao Aeroporto de Flores, após o pouso e terem sido percorridos cerca de 150 metros da rolagem, os tens recolheram, resultando em graves danos na aeronave. Os ocupantes, porém, nada sofreram.

03 MAR - SIGMA Serviços Aéreos Especializados - Robinson RH 44 - PP-MOF

O helicóptero decolou do heliponto elevado West Gate (SDWS), em Barueri - SP, com destino ao heliponto Maroun (SJDO), em Ilha Bela - SP, tendo a bordo o piloto e dois passageiros. Logo após a decolagem, a aeronave começou a perder altura, vindo a colidir inicialmente com árvores e em seguida violentamente com o solo, sofrendo graves danos. Os dois passageiros faleceram no acidente e o piloto sofreu ferimentos graves.

07 MAR - Telma Aviação Agrícola - EMB-201 A (Ipanema) - PT-GSA

A aeronave decolou da Fazenda Brejão, no município de Campo Novo dos Parecis - MT para realizar uma pulverização de defensivo agrícola em uma lavoura de soja. Ao enquadrar a final para efetuar uma passagem, a aeronave terminou por colidir com o terreno, sofrendo graves avarias. O piloto faleceu em conseqüência do impacto.

09 MAR - Particular - Cessna 210 L - PT-KNN

Os destroços dessa aeronave foram localizados por particulares nas imediações da Fazenda São Pedro, no município de Coxim - MS, na data acima. Não há, no entanto, nenhum registro sobre a procedência da mesma ou comunicação de acidente ou desaparecimento por parte do proprietário, portanto não se pode afirmar a data exata em que ocorreu o acidente. As evidências encontradas são de pouso forçado com potência no motor em área de pasto, ao lado de uma estrada de terra. Após a parada da aeronave, teria ocorrido o incêndio da mesma, que consumiu cerca de 80 % de sua estrutura. Não foi possível até o momento estabelecer quantas pessoas estariam a bordo e, por conseguinte, se houve vítimas.

15 MAR – Escola de Aviação Civil Asas Rotativas - Robinson RH 22 - PP-MEJ

A aeronave decolou do Clube de Ultraleves da Graciosa, em Piraquara - PR, para um vôo de instrução, tendo a bordo o instrutor e o aluno. Após a execução de manobras e exercícios de solo e vôo pairado, decolou para o circuito de tráfego e, quando alcançava aproximadamente 200 pés, teve uma parada brusca de motor. O instrutor assumiu os comandos e entrou em auto-rotação, prosseguindo para o pouso em um terreno não preparado. Após o toque, a aeronave tombou, sofrendo danos graves. O aluno feriu-se levemente e o instrutor permaneceu ileso.

21 MAR - Particular - Cessna 182 P - PT-IZG

A aeronave decolou do Aeroporto de Boa Vista - RR (SBBV) para o aeródromo Pouso da águia (SWPD), em Bonfim - RR, tendo apenas o piloto a bordo. Cerca de cinco minutos após a decolagem o Controle de Tráfego Aéreo perdeu o contato radar com a aeronave. Apesar de intensas buscas numa área da reserva indígena Yanomami, onde testemunhas afirmaram que a aeronave caiu, não foi possível localizar seus destroços, por tratar-se de região de mata fechada, o que inviabilizou o acesso ao local e a localização por sobrevôo. O corpo do piloto, porém, foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Boa Vista.

21 MAR - Particular - Cessna 182 P - PT-JUM

A aeronave decolou de uma pista não homologada da Aldeia Pontal, com o piloto e quatro passageiros, com destino à Aldeia Cururuzinho, ambas localizadas no município de Apiacás - MT. Após 15 minutos de vôo, o motor apresentou indicação de baixa pressão do óleo e o piloto optou por retornar à Aldeia Pontal. Durante o regresso, ocorreu o estouro do motor, que começou a vibrar e lançar óleo no pára-brisa da aeronave, que realizou um pouso forçado no Rio São Tomé, onde submergiu. Todos os ocupantes conseguiram abandonar a aeronave e foram resgatados ilesos.

24 MAR - Particular – Beechcraft P-35 - PT-BSI

A aeronave decolou do Aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá - MT com destino à Fazenda Aparecida do Norte (SWCY), em Nova Maringá - MT, com o piloto e um passageiro a bordo. Durante a aproximação para o pouso, a aeronave colidiu com uma árvore próxima à cabeceira da pista, chocando-se em seguida violentamente com o solo, onde incendiou-se totalmente. Os dois ocupantes faleceram no acidente.

26 MAR - Global Aviação Agrícola - Air Tractor AT-401 - PR-ALF

A aeronave havia decolado da Fazenda Amanda, em Campo Novo dos Parecis - MT para um vôo sobre uma área de lavoura dentro daquela fazenda. Ao realizar uma manobra de retorno (balão) a baixa altura, a aeronave perdeu altitude e colidiu violentamente com o solo dentro dos limites da Fazenda Rincão. A aeronave sofreu danos graves e o piloto faleceu em conseqüência do acidente.

31 MAR - TEAM - Transportes Especiais Aéreos e Malotes - Letecke Zavody 410 - PT-FSE

A aeronave decolou do Aeroporto de Macaé - RJ (SBME) com destino ao Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), no Rio de Janeiro - RJ, tendo a bordo 2 tripulantes e 17 passageiros. Voando sob regras de vôo visual, a tripulação solicitou ao Controle de Tráfego Aéreo autorização para descer a 2.000 pés, com o objetivo de evitar a entrada em uma formação de nuvens pesadas (mau tempo). No último contato com o controle, após cerca de dez minutos, foi solicitada autorização para curvar à esquerda. Logo em seguida, a aeronave colidiu com a Serra São João, no município de Rio Bonito - RJ. Não houve sobreviventes e a aeronave ficou completamente destruída.

31 MAR - Aeroclube do Rio Grande do Sul - Robinson 22 B - PP-MAK

O helicóptero decolou de Lages - SC (SBLJ) para Ponta Grossa - PR (SSZW), tendo a bordo apenas o piloto, para uma missão de traslado para manutenção. O último contato feito com o piloto pelo Controle de Tráfego Aéreo de Curitiba (ACC-CW) ocorreu às 13:43 h (local) e a aeronave não chegou ao seu destino. Os destroços da mesma foram localizados somente no dia 13 de abril por moradores da região de Laranjeiras, no município de Taió - SC, em local de difícil acesso, dentro da mata. O piloto faleceu no local.

12 ABR - Aeroclube de Concórdia - Aero Boero AB-115 - PP-FHU

A aeronave decolou do Aeroporto de Concórdia - SC (SSCK) para um vôo local de treinamento, tendo apenas o piloto a bordo. No retorno, durante o pouso final, a aeronave pendeu para a esquerda, saindo da pista e descendo por um barranco existente na lateral, fraturando seu trem-de-pouso. Excetuando-se esses danos, os restantes foram leves e o piloto nada sofreu.

23 ABR - Polícia Militar do Estado de Alagoas - Bell 206 (Jet Ranger) - PT-HQY

A aeronave decolou da Academia de Polícia Militar do Estado de Alagoas, em Maceió - AL com destino ao município de Anadia - AL, com o objetivo de prestar socorro às vítimas de um acidente automobilístico num trecho da rodovia AL-450, transportando o piloto e três militares do Corpo de Bombeiros. No retorno, junto com uma vítima do acidente, o piloto percebeu que o helicóptero afundou repentinamente, acendendo-se em seguida a luz de alerta de baixa RPM. Imediatamente, o piloto comandou uma auto-rotação e, como encontrava-se sobre uma lagoa, efetuou uma amerrissagem. A aeronave submergiu, sofrendo graves avarias, mas seus ocupantes não sofreram ferimentos na ocorrência.

27 ABR - Plana Brasil Táxi Aéreo - Bell 206 (Jet Ranger) - PT-HOQ

O helicóptero decolou do aeródromo de Campo de Marte (SBMT) para um vôo de inspeção de rede elétrica, contratado pela Eletropaulo. Levava a bordo o piloto e dois funcionários da empresa contratante. Testemunhas informaram que a aeronave aparentemente desviou-se de seu trajeto normal para tentar um pouso de emergência, chocando-se porém com o telhado de um prédio e em seguida com uma via pública, explodindo. Os três ocupantes faleceram no acidente.

05 MAI - Particular - Robinson RH 44 - PT-YGG

O helicóptero decolou do aeródromo de Arujá - SP (SSUO) com destino a um heliponto da empresa Max Love Cosméticos, tendo a bordo apenas seu piloto. As condições meteorológicas em rota estavam restritas, com a visibilidade reduzida devido a uma densa cobertura de nuvens a baixa altitude. A aeronave colidiu com árvores próximo ao topo da Serra do Itapeti, no município de Mogi das Cruzes – SP, em um terreno montanhoso com várias elevações. Em seguida, chocou-se violentamente com o solo e incendiou-se, ficando completamente destruída. O piloto faleceu no local.

05 MAI - Terral Táxi Aéreo - Aero Commander AC-50 - PT-IGL

A aeronave decolou do Aeroporto de Recife - PE (SBRF) com destino ao Aeroporto de Natal - RN (SBNT), com o piloto e um passageiro a bordo, para um vôo de transporte de malotes bancários. Durante a curva base para a aproximação e pouso em Natal, ocorreu o apagamento do motor esquerdo. A aeronave continuou para o pouso monomotor, porém sem conseguir manter a sustentação. Quando se encontrava a 600 pés de altitude, o motor direito também falhou e o piloto optou por embandeirar as hélices e realizar um pouso forçado em um campo aberto da Fazenda Carnaubinha, no município de São Gonçalo do Amarante - RN, sofrendo danos graves no procedimento. Os ocupantes sofreram ferimentos leves..

08 MAI - Particular - Beechcraft BE-V35-B Bonanza) - PT-KEZ

A aeronave decolou do aeródromo de Alto Araguaia - MT (SIKG) com destino ao município de Mineiros - GO (SWME), tendo a bordo o piloto e três passageiros. Testemunhas afirmaram que logo após a decolagem, a aeronave iniciou uma curva a baixa altura pela esquerda. Instantes depois, ouviu-se uma explosão decorrente da explosão originada do impacto da mesma contra o solo em uma área descampada de cerrado, a cerca de 400 metros da pista. A aeronave ficou completamente destruída e os quatro ocupantes faleceram no local.