Página Principal Segurança de Vôo
 
ACIDENTES AERONÁUTICOS OCORRIDOS NO BRASIL
2004

005 JAN - Brisa Aviação Agrícola - PA-25 - PT-FNB

A aeronave decolou da Fazenda Novo Horizonte, no município de Jacuizinho - RS, para realizar uma aplicação de herbicida em uma lavoura de milho, localizada a cerca de 3 Km da pista. Após uma aplicação (“tiro”), quando fazia o “balão” para novo sobrevôo, ocorreu a perda de controle da aeronave. O piloto ainda tentou reestabilizá-la, mas esta tocou com sua asa esquerda em uma árvore e em seguida com os trens principais no solo, um terreno irregular, projetando-se contra um barranco. O impacto provocou o incêndio total da aeronave, mas seu piloto conseguiu escapar antes da explosão, sofrendo lesões graves.

08 JAN - Aero Agrícola MV - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GYG

A aeronave decolou de uma pista na Fazenda Edi Silibrandi, em Cascavel - PR, para realizar a aplicação de defensivo agrícola ao mesmo tempo em que fazia uma readaptação na utilização de um Digital Global Positioning System (DGPS). Durante uma simulação com o equipamento, a aeronave colidiu seu trem-de-pouso principal com os fios de uma rede de alta tensão (que possui 43,5 metros de altura). Com esse impacto, o piloto perdeu o controle da aeronave, que de dorso e picada em aproximadamente 60 º, chocou-se com o solo, sofrendo danos graves. O piloto faleceu no acidente.

08 JAN - Satélite Aviação Agrícola - EMB-202 (Ipanema) - PT-UPT

A aeronave estava realizando um vôo de aplicação de defensivos agrícolas sobre uma plantação de soja da Fazenda Stella, localizada no município de Canarana - MT. Após realizar uma pulverização (“tiro”), a aeronave executou um “balão” para fazer outra passagem. Nesse momento, o motor começou a falhar. O piloto então comandou a troca de alimentação dos tanques de combustível e ligou a bomba elétrica, além de alijar a carga de defensivos. Porém, não conseguiu recuperar a potência e, na tentativa de pouso de emergência, a aeronave colidiu violentamente com o solo, sofrendo danos graves. O piloto feriu-se levemente.

21 JAN - Aero Agrícola Santos Dumont - EMB-201 (Ipanema) - PT-GPW

A aeronave decolou da Fazenda Lagoa do Serrado em Cachoeira do Sul - RS, para a aplicação de defensivo agrícola. Quando efetuava o terceiro “tiro”, o piloto perdeu o controle da aeronave devido a uma forte rajada de vento, colidindo em uma curva de nível o trem-de pouso direito e em seguida o esquerdo com o solo. O piloto tentou ainda aplicar potência para ganhar altura, mas não obteve sucesso, chocando-se com o solo e parando a cerca de 150 metros do local onde ocorreu o primeiro impacto. A aeronave sofreu avarias graves, mas o piloto permaneceu ileso.

21 JAN - Amazonaves Táxi Aéreo - EMB- 720 C (Minuano) - PT-EYI

Com o piloto e dois passageiros a bordo, a aeronave decolou de Fonte Nova (SWOB) com destino ao município de Santo Antônio do Içá (SWZI), ambos no Estado do Amazonas. Cerca de 15 minutos após a decolagem, o piloto percebeu uma trepidação no motor, acompanhada de oscilação na pressão do óleo e de perda de potência. Encontrando-se próximo ao município de Jutaí, que possui pista, e navegando pelo Global Positioning System (GPS), optou por tomar aquela proa. Durante a aproximação final, porém, o motor começou a falhar e parou totalmente. O piloto decidiu então por um pouso de emergência, mas a aeronave colidiu com algumas árvores e em seguida com o solo, ficando gravemente avariada. Os três ocupantes sofreram ferimentos leves.

22 JAN - Sete Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-RGO

A aeronave havia decolado às 18:30 h (local) com apenas seus dois tripulantes do Aeroporto de Imperatriz - MA (SBIZ) para Belém - PA (SBBE), para um vôo de transporte de malotes bancários. Com cerca de uma hora de vôo, com a aeronave nivelada, ocorreu perda de pressão do combustível do motor direito, levando a aeronave a perder altitude na razão de 200 pés/minuto. Após várias tentativas de restabelecer a potência do motor, sem sucesso, a tripulação optou por alijar parte da carga e realizar um pouso forçado sem potência na estrada Cauaxi, próximo à Fazenda Espírito Santo, município de Ulianópolis - PA. No procedimento, realizado já à noite, a aeronave terminou seriamente avariada, não havendo, porém qualquer dano à tripulação ou a terceiros.

23 JAN - Aeroclube Sul Catarinense - AB-115 - PP-GPK

Instrutor e aluno decolaram do Aeroporto de Forquilhinha, em Criciúma - SC (SBCM), para realizar treinamento de manobras básicas. Ao tentar realizar um pouso na cabeceira 09 do aeródromo, os tripulantes perderam o controle da aeronave, que veio a sair pela lateral direita da pista, colidindo em seguida com um barranco a cerca de 50 metros do eixo da pista. A aeronave sofreu danos graves, mas seus dois ocupantes permaneceram ilesos.

26 JAN - Particular - EMB-202 (Ipanema) - PT-UPZ

A aeronave realizaria o sétimo vôo do dia para a aplicação de defensivos agrícolas na Fazenda Torre IV, localizada no município de Guiratinga - MT. Logo após a decolagem o piloto verificou uma perda de potência do motor, sentida como uma súbita desaceleração. Decidiu então alijar o produto, preparando-se para um pouso forçado em uma plantação de soja. Porém a aeronave colidiu sua asa direita com um poste de rede elétrica localizado no prolongamento da pista, precipitando-se contra o solo. O piloto ficou levemente ferido, mas a aeronave sofreu avarias graves.

29 JAN - Táxi Aéreo Cândido - BE-95 (Traveller) - PT-BFK

A aeronave decolou do Aeroporto de Araguaína - TO (SWGN) para o Aeroporto Júlio César (SBJC), em Belém - PA, com o piloto e dois passageiros. A aproximadamente 60 milhas de Marabá - PA, o piloto notou que a pressão do óleo estava caindo rapidamente, observando ainda um rastro de óleo na saída de ar. Como a aeronave não conseguia se sustentar apenas com o motor direito, o piloto iniciou uma descendente na proa de Marabá. Porém percebendo que não alcançaria a pista, decidiu pousar em uma estrada, baixando o trem-de-pouso de os flapes e mantendo potência nos dois motores. Porém, após o toque no solo, a aeronave colidiu a ponta de sua asa direita em um morrote, o que causou uma derrapagem para a direita e a quebra do trem-de-pouso, resultando em avarias graves na mesma. Os três ocupantes nada sofreram.

30 JAN - Aviação Agrícola Buttarello - EMB-200 - PT-GBV

A aeronave havia decolado da Fazenda Jeripoca, em Ituiutaba - MG, com apenas seu piloto, para treinar operações agrícolas. Para isso, transportava 200 litros de água. Após sair do solo, teve dificuldades em ganhar altura, resolvendo baixar o nariz da aeronave. Nesse momento tocou uma das rodas em uma cerca localizada no final da pista. Realizando uma curva à esquerda, tentou alijar a carga, mas se confundiu nos comandos e baixou totalmente os flapes. Com isso perdeu o controle da aeronave, colidindo com o solo a 250 metros da cabeceira. O piloto sofreu lesões leves, mas a aeronave ficou seriamente danificada.

31 JAN - Helisul Táxi Aéreo - Bell- 206 L (Jet Ranger) - PT-YEF

O helicóptero decolou da base de operações Porto Passarinho, operada pela Petrobras em Porto Urucu - AM, para o transporte de técnicos da empresa para uma clareira em meio à selva amazônica. Após desembarcar a equipe, o piloto efetuou a decolagem da clareira, mas na tentativa de livrar as copas das árvores, a aeronave perdeu parte do cone de cauda, perdendo conseqüentemente o controle, colidindo com as árvores e em seguida com o solo. A aeronave sofreu danos graves e o piloto faleceu no acidente.

11 FEV - EDRA Aeronáutica - SA- 269 C - PT-YVE

O helicóptero decolou de um heliponto localizado no município de Ipeúna - SP, para um vôo local de instrução, tendo a bordo o instrutor e o aluno. Com cerca de trinta minutos de vôo a aeronave colidiu com um fio de rede elétrica de baixa tensão próximo à Fazenda Chapada Verde, em Itirapina - SP. O fio prendeu-se ao rotor principal e também ao de cauda, ocasionando a perda de controle da aeronave, que chocou-se violentamente com o solo, sofrendo sérias avarias. Os dois ocupantes faleceram no local.

21 FEV - Ocidental Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-RQB

A aeronave decolou de Rio Branco - AC (SBRB) com destino a Feijó - AC (SWFJ), com com o piloto e seis passageiros a bordo. A aproximadamente 42 milhas do destino, houve falha do motor esquerdo e a aeronave começou a perder altitude, o que levou o piloto a optar por um pouso de emergência em uma pista não homologada, conhecida como Seringal Soares. Com a pista úmida, a aeronave perdeu o controle durante a corrida, saindo para a lateral esquerda, onde o trem-de-pouso esquerdo colidiu com obstáculos, culminando no seu recolhimento. Houve danos graves na hélice e no motor esquerdos e leves na fuselagem. Os ocupantes saíram ilesos.

23 FEV - Bem-Te-Vi Táxi Aéreo - EMB- 820 C (Navajo) - PT-EBU

A aeronave decolou de Picos (SNPC) para o Aeroporto Nossa Senhora de Fátima (SNNF), em Teresina, respectivamente município e capital do Piauí, tendo a bordo apenas piloto e co-piloto. Na aproximação para Teresina, quando sobrevoava o município de Monsenhor Gil (a 32 milhas de SNNF), e logo após contato com a torre de controle, ocorreu uma falha de motor. No pouso forçado, houve a colisão com uma árvore e em seguida com o solo, em vôo invertido (dorso). Ocorreu um princípio de incêndio no motor esquerdo após o impacto, logo debelado por moradores locais. A aeronave, porém, ficou parcialmente destruída e seus dois ocupantes faleceram no acidente.

02 MAR - Aerominas Aviação Agrícola - PA-25 - PT-OPS

Com apenas seu piloto, a aeronave decolou da Fazenda Savana para a Fazenda Por do Sol, ambas no município de Guarda-Mor - MG. A distância entre as duas localidades é de 25,1 km, com tempo de vôo previsto de cinco minutos. Sob condições meteorológicas adversas ao vôo visual (nevoeiro), funcionários da fazenda vizinha avistaram a aeronave voando baixo sobre um milharal, terminando por chocar-se violentamente com o solo em uma atitude picada de cerca de 45 º. A aeronave sofreu avarias graves e o piloto faleceu no local.

10 MAR - Particular - A-35 (Bonanza) - PT-WHR

A aeronave decolou do Aeroporto de Maringá - PR (SBMG) com destino a Dourados - MS (SSDO). Levava apenas seu piloto. A aproximadamente 10 minutos de seu destino, quando sobrevoava a Estância Bom Jesus, no município de Fátima do Sul - MS, testemunhas informaram ter ouvido um barulho anormal na passagem do avião, observando em seguida que uma peça se desprendera do mesmo. Após, a aeronave perdeu o controle, entrando em parafuso e chocando-se violentamente com o solo, sofrendo danos muito graves. O piloto faleceu no acidente. Posteriormente, o estabilizador esquerdo foi encontrado a 173 metros do local dos destroços.

 

01 ABR - Escola de Aviação ABC - Cessna 150-J - PT-KYB

A aeronave decolou do Campo de Marte (SBMT), em São Paulo - SP, com o objetivo de realizar um vôo de instrução com sobrevôo em Jundiaí - SP. Retornando da missão após 50 minutos de vôo, a aeronave apresentou falha de motor. O instrutor assumiu os comandos, executou uma curva à esquerda e tentou um pouso de emergência em uma avenida da cidade de São Paulo. Com baixa velocidade a aeronave tocou a ponta de sua asa direita em um poste de iluminação, realizou um giro de 180 º e colidiu com o solo, sofrendo avarias graves. O instrutor e o aluno permaneceram ilesos.

10 ABR - Particular - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-UFJ

A aeronave decolou do aeródromo de Areia Branca (SIKG), no município de Alto Araguaia - MT. Executou um vôo rasante sobre o aeródromo e curvou à direita, para realizar um “tiro” (pulverização) simulado sobre uma lavoura de soja. Durante essa passagem, o piloto perdeu o controle da aeronave, que colidiu com o solo sofrendo danos graves. A aeronave agrícola levava irregularmente um “passageiro” (o EMB-201 é homologado para transportar apenas o piloto) atrás do assento do piloto. Estava sendo operada sem a autorização do seu proprietário, ou seja, ilegalmente. O piloto faleceu no acidente e o outro ocupante sofreu lesões graves.

20 ABR - Líder Táxi Aéreo - Sikorski SK-76 - PT-YBG

A aeronave decolou do Aeroporto de Macaé - RJ (SBME) para um vôo noturno de manutenção, com o objetivo de verificar seu sistema EFIS. Após subir para 700 pés de altitude, iniciou uma curva à esquerda para o circuito de tráfego, quando se acenderam as luzes de “porta aberta” para a traseira esquerda e a dianteira direita. Logo em seguida, na curva da perna do vento para a cabeceira da pista, acendeu-se a luz de alarme do trem-de-pouso. Enquanto a tripulação checava esses alertas, a aeronave continuou a curva descendente, vindo a chocar-se com a copa de algumas árvores e em seguida com o solo, sofrendo avarias graves. Dos ocupantes, o comandante saiu ileso e o co-piloto e o mecânico tiveram lesões leves.

08 MAI - Particular - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-EAX

A aeronave havia decolado do Aeroporto de Blumenau - SC (SSBL), com o piloto e seis passageiros que seriam lançados de pára-quedas. Logo após a decolagem, o motor direito falhou. Não conseguindo manter o vôo nivelado, o piloto decidiu realizar um pouso de emergência, mas ao se aproximar do solo colidiu com uma árvore e em seguida com o terreno. A aeronave ficou seriamente avariada, um dos passageiros sofreu ferimentos graves e os demais ocupantes tiveram lesões leves.

 

11 MAI - Aeroclube de Joinville - PA J3F-65 - PP-GQN

A aeronave decolou do Aeroporto de Joinville - SC (SBJV) para efetuar um vôo de instrução de navegação. Era o segundo vôo, sendo o primeiro um treinamento de toque e arremetida. A 500 pés de altitude, próximo ao Município de Piçarras - SC, ocorreu uma perda de potência do motor, até sua parada total. A instrutora assumiu os comandos e prosseguiu para um pouso forçado em uma área rural do município de Penha - SC. Na curta final, ao desviar-se de uma rede de baixa tensão, a aeronave colidiu com uma árvore, sofrendo danos graves. Um dos tripulantes sofreu lesões graves e o outro leves.

14 MAI - Particular - EMB- 721 C (Sertanejo) - PT-ROY

A aeronave decolou de Cuiabá - MT (SBCY) para Tangará da Serra - MT (SWTS), com o piloto e três passageiros a bordo. O tempo estimado de vôo era de 45 minutos. As condições meteorológicas no destino encontravam-se abaixo dos mínimos devido a um forte nevoeiro. A aproximadamente 15 km de Tangará da Serra, a aeronave colidiu com uma árvore em um pasto próximo à Serra de Nova Olímpia, sofrendo danos graves. Os três ocupantes faleceram no local do acidente.

14 MAI - Rico Linhas Aéreas - EMB-120 (Brasília) - PT-WRO

A aeronave decolou de Tefé - AM (SBTF) para o Aeroporto Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus - AM, tendo a bordo três tripulantes e 30 passageiros. A cerca de 20 NM do VOR de Manaus, o Controle de Tráfego Aéreo instruiu que fosse realizada uma curva para separação de tráfego. A aeronave prosseguiu sob vetoração radar e confirmou ter atingido 2.000 pés às 18:34 h (hora local). Às 18:36 h, o Controle Manaus efetuou várias chamadas à aeronave sem obter sucesso e acionou o Serviço de Busca e Salvamento (Salvaero). Os destroços da aeronave foram localizados às 18:50 h a cerca de 18 NM do aeródromo, numa área de floresta. Não houve sobreviventes.

05 JUL - Particular - Cessna 182 K - PT-DAP

A aeronave estava realizando um vôo para atender um programa de apoio à FUNAI. Decolou de Boa Vista - RR (SBBV), tendo a bordo o piloto e três passageiros, com plano de vôo de vôo para o município de Surumumu - RR (SWMU), porém pousou na Aldeia Ericó, de onde seguiu para a Aldeia Saúba e retornou à Aldeia Ericó. Após decolar dessa localidade, o motor apresentou forte vibração, seguida de parada total, chocando-se com o solo em meio à selva, sofrendo danos graves. Durante a descida, o piloto conseguiu informar a posição provável da queda a uma outra aeronave. O piloto e um passageiro sofreram lesões graves e os demais passageiros lesões leves.

 

22 JUL - Brazilian Helicopter Services Táxi Aéreo - Sikorski S-76 - PP-MYM

O helicóptero decolou do Heliponto São Tomé (SBFS), em Campos - RJ, com dois tripulantes e dez passageiros a bordo às 07:35 h (local). Pousou no navio FPBRASIL, onde desembarcou um passageiro e seguiu em direção à plataforma P-31 da Petrobras. Após cerca de 5 minutos, já configurado para o pouso e a 500 pés sobre a água, acendeu-se a luz de limalha do motor esquerdo, seguida de um estrondo nesse motor. Na seqüência, ocorreu perda de rotação do rotor principal e queda na potência de ambos os motores. O helicóptero bateu na água com baixa velocidade, mas grande razão de descida e atitude cabrada, afundando rapidamente. Seis passageiros morreram, dois passageiros e dois tripulantes sofreram ferimentos graves e um passageiro feriu-se levemente. O helicóptero teve perda total.

04 AGO - Departamento de Polícia Federal - AS-350 B2 (Esquilo) - PR-HFB

A aeronave realizava um deslocamento visual de Ponta Porã - MS para a Fazenda Uivaer, no município de Coronel Sapucaia - MS, onde se desenvolvia uma operação de combate ao narcotráfico. Estavam a bordo, além dos dois pilotos, três de legados e um operador aerotático. Na aproximação para o pouso no destino, a cerca de 10 metros de altura, a aeronave sofreu uma guinada para a esquerda, seguida de um giro de cauda à direita, com aproximadamente três voltas completas em torno do eixo vertical. Sem conseguir recuperar o controle, a aeronave projetou-se contra o solo, sofrendo danos graves. O operador aerotático faleceu no local, os pilotos sofreram lesões graves e os demais ocupantes lesões leves.

08 AGO - Starflight Academia de Aviação - Cessna T-40 - PP-DBT

A aeronave estava realizando um pouso no Aeroporto de Carlos Prates - MG (SBPR) proveniente de Pará de Minas - MG (SNPA). O vôo era de instrução de navegação, encontrando-se a bordo os dois envolvidos no treinamento. Após o toque na pista, a aeronave voltou a subir, tocando novamente no solo. Como o final da pista se aproximava e a aeronave estava ainda com velocidade, o instrutor optou por comandar a saída da aeronave para a lateral direita da pista (grama), onde ela quebrou o trem-de-pouso esquerdo, a hélice e a asa esquerda. Os dois ocupantes saíram ilesos.

11 AGO - Aeroclube de Sorocaba - Neiva 56-C-1 - PP-HPO

Tratava-se de um vôo de instrução de navegação visual em circuito fechado, tendo a bordo instrutor e aluno do aeroclube. A aeronave decolou de Sorocaba - SP (SDCO) para Barra Bonita - SP (SDLU), pretendendo retornar a Sorocaba. Durante esse retorno, no través norte de Botucatu - SP, o motor apresentou forte ruído com perda de potência. O instrutor assumiu os comandos e tentou um pouso de emergência em uma área descampada. Não conseguiu, porém desacelerar a aeronave nos limites da área escolhida, batendo em uma cerca e parando em uma rodovia. A aeronave teve danos graves, mas seus dois ocupantes saíram ilesos.

15 AGO - Particular - BE A-36 (Bonanza) - PT-LBH

A aeronave decolou de Araguaína - TO (SWGN) com destino a Gurupi - TO (SWGI), com o piloto e dois passageiros a bordo. Não foi feito plano de vôo nem qualquer contato com os órgãos do Controle de Tráfego Aéreo. Familiares dos passageiros que aguardavam a chegada informaram o desaparecimento da aeronave ao SALVAERO, que constatou o último contato radar às 11:30 h (local) de 15/08/04. Os destroços foram encontrados no dia seguinte próximo ao município de Santa Rita - TO, a cerca de 15 minutos de vôo do destino. Os três ocupantes faleceram no acidente.

17 AGO - Aviação Agrícola Alagoana - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GXS

A aeronave havia decolado da Usina Guaxuma, no Município de São Miguel - AL, com destino a Rio largo - AL (SNML), vôo com duração prevista de 20 minutos. Após 15 minutos, o piloto, única pessoa a bordo, percebeu que as condições meteorológicas do destino tendiam ao fechamento do aeródromo para o vôo VFR. Tentou retornar, mas as condições meteorológicas agravaram-se, o que o levou a optar por seguir para a Praia da Barra de São Miguel, onde decidiu pousar. Devido à superfície irregular da areia, ocorreu a quebra do trem-de-pouso esquerdo, seguindo-se a pilonagem da aeronave, que ficou seriamente danificada. O piloto sofreu ferimentos leves.

20 AGO - Helibarra Táxi Aéreo - EC-120 B - PR-HBR

O helicóptero, somente com o piloto a bordo, decolou do Aeroporto de Jacarepaguá - RJ (SBJR) com destino a Cabo Frio - RJ (SBCB). O plano de vôo previa a manutenção de uma altitude de 500 pés pelo litoral, mas ao cruzar a “boca da barra”, o piloto começou a baixar o nível de vôo, na tentativa de manter o vôo visual com o terreno, devido a intenso nevoeiro na área. Com a piora das condições meteorológicas, o piloto prosseguiu diminuindo a altitude e a velocidade, até que ocorreu a colisão do rotor de cauda com a água, seguida de pouso no mar. O helicóptero submergiu completo, mas o piloto abandonou a aeronave apenas com ferimentos leves.

21 AGO - Aeroclube de Bragança Paulista - AK PA-56 C-1 - PP-HLV

A aeronave decolou do Aeroporto de Bragança Paulista - SP (SDBP) para um vôo re recheque de Instrutor de Vôo e Monomotor Terrestre, tendo a bordo checando e checador. Na decolagem, ao atingir a velocidade de 40 mph, o checando começou a picar a aeronave e esta saiu do solo com baixa velocidade, abrindo 45 graus à direita da pista, ainda a baixa velocidade e com pouco controle. Essa situação permaneceu até que a aeronave, oscilando de asa, colidisse com o solo, sofrendo avarias graves. Os dois ocupantes tiveram lesões leves.

24 AGO - Particular - Cessna 210 L - PT-KGG

A aeronave decolou de manhã com o piloto e três passageiros de São Félix do Xingu - PA (SNFX) com destino ao aeródromo de Aeroxingu, em Altamira - PA. Após uma hora e 10 minutos de vôo, o motor começou a apresentar fortes vibrações, o que levou o piloto a optar pelo corte do mesmo e realizar um pouso de emergência. Não conseguindo um local seguro, foi obrigado a pousar sobre a floresta, mas apesar dos vários impactos com as árvores, apenas o piloto sofreu ferimentos graves, os demais somente lesões leves. A aeronave, entretanto, ficou seriamente danificada.

30 AGO - Particular - Agusta A-119 - PR-HVR

Com o piloto e cinco passageiros, o helicóptero decolou do heliponto Málaga, em Osasco - SP, para um vôo de demonstração do equipamento para integrantes do Governo do Estado da Bahia. Após a decolagem, a aeronave apresentou perda de rotação, tendo o piloto decidido por um pouso forçado no pátio de uma fábrica a cerca de 300 metros do local de partida. Depois de tocar o solo e devido ao declive do mesmo, a aeronave iniciou um deslocamento lateral de 15 metros, parando junto a uma grade da fábrica, tendo sofrido avarias graves. O piloto sofreu ferimentos leves, mas os demais ocupantes permaneceram ilesos.

05 SET - Particular - Cessna 182 P - PT-IBT

A aeronave decolou de Maués - AM (SWMW) com destino a Manaus - AM (SBEG), às 22:45 h (local) com apenas o piloto a bordo. Após a decolagem, a aeronave apresentou falha de motor, sendo realizado um pouso forçado na praia fluvial de Maresia, onde ocorria um evento festivo municipal. O piloto sofreu ferimentos leves, tendo a aeronave ficado parcialmente submersa. O piloto foi preso em flagrante pela Delegacia Policial de Maués por encontrar-se com sintomas de embriaguez alcoólica.

11 SET - Particular - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-EBF

A aeronave decolou às 08:30 h (local) do Aeroporto de Boa Vista - AC (SBBV) com destino a Manaus - AM (SBEG), tendo a bordo o piloto e um passageiro. A aproximadamente 12 NM do município de Presidente Figueiredo - AM, encontrou condições meteorológicas adversas, ocorrendo a perda de componentes da aeronave em vôo e em seguida a colisão violenta com o solo. A aeronave ficou totalmente destruída e seus ocupantes faleceram no local.

 

24 SET - Sec. Defesa Social de Pernambuco - AS 350 B-2 (Esquilo) - PP-EDS

O helicóptero estava participando de uma operação de repressão ao plantio de drogas, realizando vôos entre algumas áreas no Estado de Pernambuco. Nesse dia, havia decolado, com três tripulantes, de uma base de operações, para resgatar uma equipe de três homens em uma área de plantio. Quando o último passageiro adentrou a aeronave, apoiou-se nos suspensórios do assento do piloto, que desequilibrou-se e comandou inadvertidamente a aeronave para trás, resultando no choque do cone de cauda com o solo. O piloto ainda tentou ganhar altura, mas a aeronave chocou-se novamente com o solo, vindo a pilonar, o que provocou avarias graves. Um dos passageiros feriu-se levemente e os demais saíram ilesos.

24 SET - Particular - Robson R-44 - PP-MJR

O helicóptero decolou do heliponto do banco Bradesco (SDHB), em Osasco - SP para um vôo local de filmagem para uma rede de televisão, tendo a bordo o piloto e dois passageiros. Após transcorridos 15 minutos de vôo, a aeronave apresentou um disparo de rotação do motor. O piloto decidiu realizar o procedimento de auto-rotação em direção a uma área de terra. Com o pouso brusco, o rotor principal chocou-se com o solo, vindo a aeronave a perder a estabilidade, o que resultou na quebra e separação do rotor de cauda, sofrendo, portanto avarias graves. Todos os ocupantes permaneceram ilesos.

26 SET - Particular - Robinson R-44 - PT-YAI

A aeronave decolou de um sítio a cerca de um quilômetro do município de Populina - SP, para a realização de um sobrevôo da cidade, tendo a bordo o piloto e dois passageiros. Cinco minutos após a decolagem, a aeronave começou a perder altura, vindo a colidir com um poste de iluminação pública, em seguida com o telhado de um posto de gasolina e finalmente com o solo, sofrendo danos graves. Os três ocupantes, porém, saíram ilesos.

12 OUT - Particular - Cessna 150 C - PT-LMR

A aeronave decolou de Viçosa (SNVC) para Conselheiro Lafaiete (SNFK), ambos os municípios de Minas Gerais, para um vôo de instrução de duração prevista de 50 minutos. Próximo a Conselheiro Lafaiete, com condições meteorológicas desfavoráveis ao vôo visual, o instrutor percebeu uma queda de potência do motor, optando por realizar um pouso de emergência em um terreno próximo ao município de Santana dos Montes - MG. Ao realizar o toque no solo, a aeronave pilonou, sofrendo avarias graves. Os dois ocupantes, porém, permaneceram ilesos.

 

22 OUT - Particular - EMB- 721 C (Corisco) - PT-EOO

A aeronave realizava um vôo de Goiânia - GO (SBGO) para Cuiabá - MT (SBCY), com apenas o piloto a bordo. Após aproximadamente uma hora de vôo, o motor começou a falhar, vindo a parar completamente logo em seguida. Não obtendo sucesso em executar nova partida, o piloto decidiu realizar um pouso forçado em uma área descampada com vegetação de cerrado. Durante o pouso, uma das asas colidiu com uma árvore e foi arrancada da fuselagem e, na seqüência, a aeronave sofreu outros danos graves. O piloto, porém, permaneceu ileso.

23 OUT - BETA - Brazilian Express Transp. Aéreo - B 707- 330 C - PP-BSE

A aeronave realizaria um vôo de transporte de carga do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus - AM para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR), com dois pilotos e um mecânico de vôo. Havia concluído o alinhamento na cabeceira 10, e aplicado potência de estabilização. Ao retirar a frenagem para o início da corrida, ocorreu um ruído alto, o que fez com que a tripulação cortasse imediatamente a potência. Ao ruído, seguiu-se a adernagem gradativa da aeronave para a direita. A tripulação constatou em seguida a ocorrência de fratura do trem-de-pouso direito, com perfuração da asa. A evacuação dos três ocupantes ocorreu normalmente, sem quaisquer lesões. A aeronave sofreu danos graves

26 OUT - Terceiro Milênio Aviação Agrícola - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GVS

A aeronave decolou do aeródromo de Itaqui - RS (SSIQ) para um vôo de aplicação agrícola sobre uma plantação se soja em uma fazenda distante cerca de 16 NM do aeródromo. Quando preparava-se para efetuar o primeiro “tiro”, e antes de ingressar na final para a aplicação, a aeronave colidiu com uma rede elétrica de baixa tensão, vindo a perder o controle e chocar-se com o solo em atitude picada. A aeronave ficou seriamente danificada e o piloto sofreu ferimentos graves.

28 OUT - Particular - Cessna 172 - PT-AYR

A aeronave estava realizando um vôo do aeródromo de Amarais (SDAM), no município de Campinas - SP, para Cuiabá - MT (SBCY). Após decolar, o piloto sentiu dificuldade de ganhar velocidade e altura, sendo obrigado a realizar uma curva à esquerda para livrar obstáculos. Como a dificuldade persistiu, o piloto decidiu realizar um pouso forçado em uma área descampada. Durante o pouso, a aeronave colidiu a asa direita com o solo, perdendo o controle e vindo a pilonar em um barranco junto a um pequeno curso d’água. A aeronave sofreu danos graves e seus ocupantes lesões graves.

 

28 OUT - Particular - Beechcraft F- 33 A - PT-OFP

O piloto decolou do aeródromo de Presidente Prudente - SP (SDPW) para um vôo de manutenção. Na primeira tentativa de decolar, abortou o procedimento por haver percebido que uma das portas encontrava-se aberta. Após realizar um giro de 180 graus na cabeceira, decolou em sentido contrário ao originalmente pretendido. Ao sair do solo, escutou um forte ruído, percebendo que a porta continuava aberta, decidindo manter o trem-de-pouso baixado e travado, para retornar à pista. Na aproximação final, a aeronave colidiu com morrotes próximos à cabeceira, ficando seriamente avariada. O piloto, que disse ter sofrido um mal súbito na final, sofreu ferimentos leves.

07 NOV - Voaar Aviação Agrícola - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-UEG

A aeronave saiu da Fazenda Nossa Sª do Loreto (SJDU), em Uruguaiana - RS com destino a uma fazenda a cerca de 15 minutos de vôo do local de decolagem, abastecida com 160 litros de combustível. Cerca de 3 minutos após, estabilizado a 500 pés, o piloto percebeu cheiro de gasolina na cabine, decidindo retornar. Nesse momento abriu a janela esquerda e a fumaça aumentou de intensidade. Optando por realizar um pouso forçado, o piloto abandonou a aeronave pela janela esquerda ao tocar o solo. Ao rolar por cima da asa e cair no terreno, o mesmo sofreu ferimentos leves. A aeronave foi destruída pelo fogo que se seguiu.

07 NOV - Particular - EMB-711 (Corisco) - PT-NYS

A aeronave, com o piloto e seis passageiros, havia saído do aeródromo de Juína - MT (SWJN) para a Fazenda Modelo, em Aripuanã - MT, de onde decolara ao final da tarde do mesmo dia para regressar a Juína. Logo após a decolagem para o destino, testemunhas avistaram a aeronave curvando à direita em direção a Juína e desaparecendo. No dia seguinte, seus destroços foram encontrados a aproximadamente 2 km da cabeceira da pista da Fazenda Modelo. Os sete ocupantes faleceram no acidente.

08 NOV - Fox Táxi Aéreo - PA-34 - PT-JTI

A aeronave decolou do Aeroporto de Monte Dourado - PA (SBMD), com o piloto e três passageiros, com destino ao Aeroporto Julio César (SBJC), em Belém - PA. Cerca de 40 segundos após a decolagem, o piloto percebeu perda de potência do motor direito, decidindo então retornar. Na curva para a aproximação final, foi necessário corrigir a trajetória, mas percebendo que ultrapassaria o limite lateral da pista, o piloto executou nova correção, o que acarretou o toque da ponta da asa direita com o solo. Após esse choque, com a conseqüente perda de controle da aeronave, sobrevieram outras colisões que causaram graves danos à mesma. Os ocupantes, porém, permaneceram ilesos.

 

11 NOV - Particular - Cessna A- 185 F - PT-JNM

A aeronave anfíbia havia decolado de Manaus - AM para a realização de um vôo panorâmico sobre o arquipélago de Anavilhanas, localizado no Rio Negro, próximo ao município de Novo Airão - AM. Transportava o piloto e dois passageiros. Voando a baixa altura, colidiu a ponta da asa direita da aeronave com a água, ocorrendo na seqüência o choque do flutuador direito, motor e hélice, tendo a mesma submergido no rio, onde sofreu graves danos. Os três ocupantes faleceram no local do acidente.

16 NOV - Cessna C- 210 F - Particular - PT-CIE

A aeronave decolou do Aeroporto de Araçatuba - SP (SBAU) com destino a Birigui - SP (SDBI), tendo a bordo o piloto e três passageiros. Após a decolagem, ocorrida às 14:30 (local), o piloto curvou à direita, aproando o destino. Com cerca de três minutos de vôo, nivelado a 1.100 pés de altitude, o motor parou de funcionar, obrigando o piloto a realizar um pouso forçado em uma plantação de milho. A aeronave sofreu avarias graves, o piloto lesões leves e os demais ocupantes permaneceram ilesos.

21 NOV - Particular - EMB-712 (Tupi) - PT-RKC

A aeronave decolou da Chácara Santo Antônio, no município de Balsa Nova - PR, para a realização de um vôo local. Transportava o piloto e quatro passageiros, sendo um deles uma criança de colo. Após a decolagem, a aeronave voou cerca de 1.300 metros, tendo colidido com o topo de uma árvore em uma fazenda vizinha. Com o choque, a aeronave realizou um giro de 180 graus e precipitou-se de encontro ao solo. O piloto e a criança faleceram no local, um passageiro sofreu lesões graves e os demais, lesões leves. A aeronave sofreu avarias graves.

21 NOV - Particular - Cessna C-182 H - PT-CGZ

A aeronave decolou de uma pista em Eunápolis - BA tendo como destino Salvador - BA (SBSV), com o piloto e um passageiro a bordo. Eram 04:15 h (local), portanto, período noturno. Logo após a decolagem, encontrou condições meteorológicas adversas, penetrando em uma camada de nuvens. Na tentativa de descer para encontrar condições visuais, a aeronave colidiu com o solo em vôo nivelado, tendo chocado-se com uma árvore e pilonado. Os dois ocupantes foram arremessados para fora da aeronave, vindo o passageiro a falecer. O piloto, porém, sofreu apenas lesões leves. A aeronave teve danos graves.

27 NOV - Garça Aviação Agrícola - EMB- 201 A - PT-GQO

A aeronave decolou do aeródromo de Itaqui - RS (SIBZ) para realizar aplicação de produto agrícola em uma fazenda distante aproximadamente 3 km do aeródromo. Estava a 500 pés de altitude quando percebeu variação de potência do motor, com perda de sustentação da aeronave. Apesar de trocar o tanque de combustível e ligar a bomba auxiliar, não obteve sucesso, decidindo por um pouso de emergência em um campo. Após o pouso em que houve vários impactos, a aeronave incendiou-se, sofrendo avarias graves. O piloto permaneceu ileso.

29 NOV - Brigada Militar do Rio Grande do Sul - AMT-200 (Ximango) - PP-EOB

A aeronave decolou do Aeroporto Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre - RS, para realizar treinamento de toque e arremetida, com dois tripulantes a bordo. Após a quarta decolagem, o piloto em comando reduziu a potência, simulando uma pane a baixa altura. O piloto em instrução efetuou uma curva à esquerda com grande inclinação, ocorrendo a perda de sustentação da aeronave e sua colisão com o solo, em atitude picada e de dorso. O incêndio que se seguiu consumiu toda a aeronave e seus ocupantes sofreram lesões graves.

01 DEZ - Aeroclube de Blumenau - AB 180 RYR - PP-GLI

A aeronave estava realizando a corrida de decolagem do Aeroporto de Blumenau - SC (SSBL) para um vôo de instrução. Quando o aluno comandou da saída do solo, a aeronave perdeu a reta da pista, terminando por sair pela lateral esquerda da mesma e colidir com um morrote do terreno, pilonando em seguida. A aeronave teve avarias graves, mas seus dois ocupantes nada sofreram.

07 DEZ - Particular - EMB-810 D (Sêneca III) - PT-VLQ

A aeronave decolou de Joinville (SBJV) com destino a Florianópolis (SBFL), todo o vôo realizado no Estado de Santa Catarina. Levava a bordo o piloto e três passageiros. Na aproximação final para a pista 14, a aeronave perdeu bruscamente a altitude, vindo a colidir com a água a cerca de 2,9 NM da cabeceira da pista. Os passageiros e o piloto conseguiram abandonar a aeronave, porém um dos passageiros veio a falecer. A aeronave sofreu avarias graves, tendo ficado submersa por cerca de 48 horas.

11 DEZ - NHR Táxi Aéreo - EMB-110 (Bandeirante) - PT-WAK

A aeronave decolou do Aeroporto de Guarulhos - SP (SBGR) com destino a Uberaba - MG (SBUR), com dois tripulantes, para um vôo de transporte de mala postal. Durante o procedimento de descida, com cerca de 1 h 20 m de vôo, na perna da aproximação final, a aeronave veio a colidir com três casas, incendiando-se e causando a morte dos seus ocupantes e de um morador de uma das residências atingidas. A aeronave ficou inteiramente destruída.

22 DEZ - Particular - BE F- 33 A (Bonanza) - PT-OBJ

A aeronave havia decolado do aeródromo Teruel (SSIE), em Campo Grande, com destino a Ponta Porá, todo o vôo dentro do Mato Grosso do Sul. Estavam a bordo o piloto e um passageiro. Com 20 minutos de vôo o Controle de Tráfego Aéreo perdeu contato com a aeronave. Testemunhas afirmaram tê-la avistado sobrevoando a baixa altura a Fazenda São Martinho, em Sidrolândia - MS. De acordo com as mesmas, em seguida à passagem, ouviu-se um estrondo que coincidiu com o cessamento do ruído do motor. Os destroços da aeronave foram localizados em uma fazenda vizinha, tendo os dois ocupantes falecido no acidente.

27 DEZ - Particular - M-7-235B - PT-WBM

A aeronave anfíbia decolou do Hotel Rio Negro Lodge, em Barcelos - AM, com apenas seu piloto a bordo, para levar produtos a outro hotel da rede, próximo ao Rio Araca. Ao retornar, já próximo ao Rio Negro Lodge, ocorreu a perda de controle da aeronave, com grande razão de descida. A tentativa de interromper a descida superou o envelope da aeronave, fazendo com que a asa direita dobrasse para cima. Em seguida, a aeronave entrou em atitude de dorso e colidiu com um banco de areia do rio, caindo na água e submergindo. Teve, em conseqüência, avarias severas, e o piloto sofreu ferimentos graves.

31 DEZ - Particular - EMB-202 (Ipanema) - PT-URM

A aeronave havia acabado de realizar serviços de pulverização em uma lavoura de soja na Fazenda Paraíso, localizada no município de Jataí - GO. Após recuperar a altitude depois da última passagem, realizou uma curva à esquerda para prosseguir para o pouso. Durante essa curva, a aeronave colidiu com algumas árvores em uma área de relevo acidentado, vindo a precipitar-se de encontro ao solo, sofrendo danos graves. O piloto veio a falecer em conseqüência do acidente.