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Edição n°34 | 27 de outubro de 2010

 

 

 

 

    

 

Mecânicos de aviação terão bolsa de estudos

Depois das bolsas de estudo para pilotos de avião, a ANAC lança um programa para incentivar a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica. Serão 914 bolsas de estudo até 2012 para os cursos básico e de especialização (em motores – grupo motopropulsor, célula ou aviônicos). A Agência vai cobrir 75% das aulas do curso nas três escolas conveniadas: SENAI de Santa Catarina, Aeroclube de Bauru (SP) e escola Asas de Socorro, de Anápolis (GO). Sem a bolsa, a formação de um mecânico de aviação custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Não há limite de idade. Podem concorrer a uma vaga no módulo básico candidatos que tenham concluído o Ensino Médio (ou estejam matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio). Para o módulo especializado, é preciso ter concluído o básico, apresentando certificado de escola homologada pela ANAC. As aulas devem começar em 2011 e as inscrições serão realizadas diretamente pelas instituições credenciadas. Para mais informações, clique aqui.

 

Mais um equipamento de segurança será obrigatório

A partir de 31 de dezembro de 2010, todas as aeronaves com motores a turbina, configuradas com seis ou mais assentos, que fazem voos domésticos de passageiros no Brasil também deverão contar com o Sistema de Percepção e Alarme de Proximidade do Solo (EGPWS). A determinação foi feita pela ANAC em dezembro de 2009 visando aumentar a segurança. O equipamento é utilizado para alertar os pilotos quando a aeronave, mesmo sem estar em procedimento de pouso, estiver se aproximando contra um terreno. Em voos internacionais, o sistema já é exigido para esse tipo de aeronave desde 2007, conforme orientação da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). Nos últimos anos, a ANAC também passou a exigir outros equipamentos de segurança como TCAS II (sistema anticolisão no ar), equipamentos de comunicação, isolamento termo-acústico, entre outros. Veja aqui os regulamentos sobre o EGPWS.

 

Declaração de inspeção já é feita pela Internet

Empresas de manutenção e de táxi aéreo já podem fazer a Declaração de Inspeção Anual de Manutenção (IAM) pela Internet, por meio do sistema e-DIAM lançado pela ANAC. Anualmente, todos os aviões e helicópteros da aviação geral ou que fazem voos não regulares nos táxis aéreos são obrigatoriamente inspecionados para verificar as suas condições de aeronavegabilidade, bem como de seus componentes e equipamentos. De um total aproximado de 12,5 mil aeronaves no País, cerca de 12 mil são destes segmentos. Antes do lançamento do e-DIAM, os documentos eram encaminhados em papel e o formato eletrônico agiliza o procedimento. Para utilizar o sistema, o responsável técnico ou diretor de manutenção das empresas precisa fazer o cadastro no sistema e também informar a marca da aeronave, as horas voadas, a ordem de serviço e a data da inspeção. O novo sistema é mais uma das iniciativas da Agência para facilitar o atendimento ao usuário. Clique aqui para acessar o e-DIAM.

 

Demanda por voos domésticos acumula 27,38%

A demanda por voos domésticos acumula crescimento de 27,38% nos primeiros nove meses de 2010, comparado com o mesmo período de 2009. No mercado internacional, considerando somente os voos operados por companhias brasileiras, o crescimento acumulado de janeiro a setembro é de 18,42%. Somente em setembro, comparado ao mesmo mês de 2009, o aumento da demanda foi de 29,93% no segmento doméstico. A liderança é da TAM/Pantanal (42,4%), seguida pela Gol/Varig (39,46%), Azul (6,7%), Webjet (5,34%), Avianca (2,84%) e Trip (2,26%). Excluindo as duas líderes, as companhias de menor porte já possuem cerca de 18% do mercado nacional. A ocupação nos voos domésticos passou de 66,43% em setembro de 2009 para 73,38% em setembro deste ano. Nas rotas para o exterior, o aumento da demanda nas empresas brasileiras em setembro foi de 26,97% em comparação com mesmo mês do ano passado e a ocupação atingiu 82,2%. Consulte aqui a tabela com os Dados Comparativos Avançados.

 

Concessão de aeroporto recebe 198 sugestões

A ANAC recebeu 198 contribuições à proposta do edital de concessão para a iniciativa privada do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que será construído na região metropolitana de Natal (RN). O Aeroporto faz parte do Programa Nacional de Desestatização (PND). As sugestões foram encaminhadas à Agência nas duas audiências públicas presenciais, em Brasília e em São Gonçalo do Amarante (23 sugestões) e pela Internet (175 propostas). Todas as contribuições estão sendo analisadas pelos técnicos da ANAC, que julgarão a necessidade de alterar o texto original. Concluídos os estudos, os documentos serão enviados para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e, após a aprovação, será lançado o edital. Leia mais sobre a concessão aqui ou consulte os estudos de viabilidade técnica aqui.

 

Passageiro saberá espaço entre as poltronas

A partir de março de 2011, as companhias aéreas brasileiras que utilizam aeronaves com mais de 20 assentos em voos regulares começam a utilizar a Etiqueta ANAC, informando a distância entre as poltronas. Com a medida, o passageiro saberá já no momento da compra da passagem aérea o espaço útil entre os assentos, com a Etiqueta ANAC disponível no sistema de reservas - na Internet ou outros pontos de venda – além de ser colada nos próprios aviões. A Agência já recebeu as medições enviadas pelas empresas aéreas e deu início às análises para definir a categoria em que cada aeronave será enquadrada: A (mais de 73 cm); B (de 71 cm a 73); C (de 69 cm a 71 cm); D (de 67 cm a 69 cm) e E (menos de 67 cm). As aeronaves classificadas na categoria A receberão também o Selo ANAC, como o melhor espaço. A iniciativa de prestar essa informação aos passageiros é inédita entre os maiores países do mundo. Conheça aqui a Etiqueta e o Selo ANAC.

 

Atualização para representantes credenciados

Na próxima sexta-feira (29/10), a ANAC conclui uma série de oficinas de trabalho (workshops) de atualização para 350 representantes credenciados na Superintendência de Aeronavegabilidade, nas áreas de engenharia e fabricação, que visam o aperfeiçoamento dos serviços prestados à Agência. Os representantes credenciados são profissionais e empresas aptos a emitir pareceres técnicos que são posteriormente avaliados pela ANAC durante os processos de certificação de aeronaves e componentes. Nas oficinas, são apresentados os requisitos para credenciamento, a formalização das atividades desempenhadas e os critérios para renovação ou cancelamento do registro. Também são tratadas questões técnicas ligadas às estruturas e interiores, atividades em sistemas mecânicos, propulsão, motores e hélices e ainda acústica e software. Os credenciados também participam de atividades em ensaios em voos, de procedimentos para vistorias de aeronaves, para inspeção e emissão de Certificados de Liberação Autorizada. Para mais informações sobre os representantes credenciados da ANAC, consulte aqui.

 

         

 

 

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