Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°33 | 26 de agosto de 2010

 

 

 

 

    

 

Cai prazo entre vistoria e certificação de aeronaves

A ANAC reduziu em 88% o tempo médio entre a data da vistoria técnica de aeronave proposta pelo proprietário ou operador e a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade, documento obrigatório para que um avião ou helicóptero seja autorizado a voar. Em outubro de 2009, o prazo médio entre a data proposta para a vistoria e a certificação superava dois meses de espera: eram 68 dias, caindo para apenas 8 dias em julho de 2010. Com isso, proprietários e operadores de aeronaves em todo o Brasil ganham agilidade para seus negócios. As mudanças feitas pela ANAC visam reduzir a burocracia, padronizar o atendimento em todo o País e ampliar a transparência sobre os processos. Já é possível consultar pela Internet as vistorias agendadas pela Agência. Nos próximos meses, os usuários poderão também agendar as vistorias pelo site da ANAC. Atualmente, os proprietários e operadores solicitam a vistoria técnica em qualquer Unidade Regional da ANAC. Veja aqui gráfico com a evolução média dos prazos.

 

Abertas inscrições para 79 bolsas de estudos

A ANAC abriu processo seletivo complementar para concessão de 79 bolsas de estudos remanescentes para formação de Piloto Privado de Avião (PPR). As inscrições vão até o dia 17 de setembro. Os 55 candidatos que já foram aprovados fazem agora as aulas práticas em um dos aeroclubes de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Maranhão e Tocantins. Os pilotos, 53 homens e duas mulheres, com idade entre 18 a 30 anos, participaram do primeiro processo seletivo para concessão de bolsas que, este ano, conta com recursos de R$ 3 milhões do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil do Ministério da Defesa. Antes de participar da prova teórica, os concorrentes já haviam cumprido 25% das horas previstas para piloto privado. Para outras informações é só ligar para a Divisão de Capacitação Profissional da Unidade Regional de Porto Alegre no (51) 3302-7800 ou clique aqui.

 

Aumenta número de pilotos fluentes em inglês

Aumentou em 30% o número de pilotos brasileiros com fluência em inglês, que conseguiram o nível mínimo 4, para operar em rotas internacionais. Desde março de 2009, os pilotos que pretendem realizar voos para o exterior devem apresentar em seus Certificados de Habilitação Técnica o comprovante de proficiência no idioma. A fluência em comunicação radiotelefônica, a linguagem utilizada entre pilotos, controladores de tráfego aéreo e operadores de estações aeronáuticas, é comprovada através do teste Santos Dumont English Assessment. O objetivo da ANAC, responsável pela certificação de pilotos de aviões e helicópteros, foi melhorar a segurança na aviação civil. Os pilotos de empresas aéreas credenciadas pela ANAC podem fazer o teste na própria companhia. Os demais podem procurar as instituições credenciadas pela Agência aqui ou fazer o agendamento em proficiência.agendamento@anac.gov.br .

 

Três novos diretores completam quadro colegiado

Três novos diretores da ANAC, Ricardo Sérgio Maia Bezerra, Rubens Carlos Vieira e Carlos Eduardo Magalhães da Silveira Pellegrino, tomaram posse no início de agosto. Eles foram nomeados pela Presidência da República após serem sabatinados no Senado. Ricardo Bezerra assumiu a Diretoria de Regulação Econômica, Rubens Vieira a pasta de Infraestrutura Aeroportuária e Carlos Pellegrino é o novo diretor de Operação de Aeronaves. Os mandatos são de cinco anos a contar da saída dos antecessores. A diretoria colegiada, composta por cinco integrantes, agora está completa. Compõem o quadro a diretora presidente, Solange Paiva Vieira, e o diretor de Aeronavegabilidade, Claudio Passos Simão. Para conhecer o ato de nomeação dos novos diretores, publicado no dia 29 de julho, clique aqui.

 

Aeródromos têm até o dia 30 para pedir registro

Os 274 aeródromos privados nacionais que estão com o registro de funcionamento vencido têm até o próximo dia 30 para solicitar à ANAC uma nova autorização. Até hoje a agência já recebeu 19 manifestações. Para evitar que o registro seja cancelado, a administração do aeródromo deve comprovar a entrada do requerimento na época certa ou encaminhar requerimento para novo registro. As manifestações para um novo registro podem ser enviadas para sia@anac.gov.br ou por meio de correspondência registrada endereçada à Avenida Presidente Vargas nº 850, 6º andar - Centro - 20.071-001 - Rio de Janeiro (RJ) e serão instruídas dos procedimentos administrativos necessários. A relação dos aeródromos foi publicada aqui, no edital do dia 30 de julho, mas a Agência também enviou carta aos administradores informando-os do vencimento do registro e do prazo para nova solicitação. A data de encaminhamento da mensagem ou de postagem da correspondência nos Correios será utilizada para verificação de cumprimento do prazo fixado.

 

ANAC lança informativo sobre Segurança Operacional

As escolas de aviação, aeroclubes, centros de treinamento, operadores de aeródromos e demais profissionais do setor agora contam com um informativo sobre “Sistemas de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) – 10 pontos essenciais que você precisa saber”, elaborado pela ANAC. São dez perguntas e respostas que orientam e esclarecem sobre os conceitos e funções de segurança operacional, tais como o que é SGSO, qual é o seu foco, responsabilidades, benefícios para a empresa e as diferenças entre sistema de gestão de qualidade e um programa de prevenção de acidentes aeronáuticos. O texto foi elaborado a partir das experiências do Grupo Internacional de Colaboração do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, formado por autoridades em aviação do Brasil (ANAC), Estados Unidos, Canadá, Austrália e Europa. O material está disponível aqui.

 

Planejamento autoriza a nomeação de 81 candidatos

O Ministério do Planejamento autorizou a ANAC nomear 81 novos candidatos aprovados no último concurso público realizado em 2009. A autorização consta na Portaria nº 355, publicada no último dia 5, no Diário Oficial da União. A autorização do Planejamento estabelece que a nomeação e a posse dos selecionados está sujeita à existência de vagas e recursos da ANAC. Os aprovados também serão lotados de acordo com os critérios de necessidade da Agência, nas unidades do Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília. São 32 analistas administrativos, 29 técnicos em regulação de aviação civil e 20 técnicos administrativos.

 

É possível consultar simuladores de voo na Internet

Pilotos já podem usar a Internet para consultar os simuladores de voo disponíveis no Brasil e no exterior com qualificação da ANAC. No site da Agência estão disponíveis todos os modelos de aeronaves, seus respectivos níveis e localização. Clicando aqui e acessando em simulador de voo, o piloto poderá ter a lista das escolas, aeroclubes e centros de treinamentos que possuem os equipamentos nos quais é possível treinar situações de emergência com realismo e sem riscos para o profissional. Um simulador qualificado tem relação direta com o custo do treinamento e no impacto ambiental. Além de proporcionar créditos de horas de voos para os pilotos, contribui para a economia de combustível e a conseqüente emissão de gás carbônico.

 

Brasil e China revisam acordo de aviação civil

Na semana de 30 de agosto a 3 de setembro, a autoridade de avião civil da China reúne-se com servidores especialistas da ANAC para tratar da revisão ao acordo de aeronavegabilidade vigente entre as respectivas autoridades. A importância deste acordo de aeronavegabilidade está no reconhecimento pelo país importador da competência técnica do país exportador em conduzir a certificação de projetos de produtos aeronáuticos. Ou seja, na exportação de aeronave fabricada no Brasil, com projeto certificado pela ANAC, a autoridade chinesa emite sua certificação reconhecendo a determinação de cumprimento com requisitos feita pela ANAC. Um processo de certificação pode demorar anos, mas com o acordo pode ser reduzido a semanas. Por isso, os acordos de aeronavegabilidade facilitam a importação e exportação de produtos aeronáuticos, pois são fundamentados em face da confiança na competência regulatória destas autoridades. Também estabelecem comunicação e cooperação eficaz entre as autoridades de aviação civil e deste forma contribuindo e aperfeiçoando a segurança da aviação civil. As reuniões serão na Superintendência de Aeronavegabilidade da ANAC em São José dos Campos.

 

ANAC autoriza celular a bordo de aeronaves

A TAM está autorizada pela ANAC a fazer uso de telefone celular e internet a bordo de algumas de suas aeronaves. A empresa ainda aguarda permissão da Anatel. A tecnologia é recente e a liberação só é permitida em aeronaves preparadas. A Airbus entrou, em meados de 2009, com um pedido de validação da certificação já feita pela EASA (autoridade de certificação européia). A ANAC avaliou o processo de certificação conduzido pela EASA, incluindo os testes realizados e aprovados na Europa de acordo com os regulamentos brasileiros e propôs outros de forma a complementar e atender os nossos regulamentos e particularidades especificas das aeronaves que irão operar aqui. Os principais ensaios realizados neste caso são o de interferência eletromagnética (com objetivo de verificar se sistemas essenciais da aeronave são susceptíveis) e modos de falha do sistema (simula-se falhas para verificar se o resultado está coerente com as análises técnicas apresentadas), entre outros recomendados pela Airbus e/ou especialistas da ANAC. Até o momento, a agência não recebeu outros pedidos de certificação para liberar sistemas parecidos como esse para outras empresas.

 

Prevenção de álcool e drogas recebe 51 contribuições

A audiência pública para a proposta de edição do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 120 (RBAC 120), que trata dos programas de prevenção do uso indevido de substâncias psicoativas na aviação civil, foi encerrada no dia 18 de agosto e recebeu 51 contribuições que devem ser analisadas e respondidas até final de setembro. A ANAC é uma das primeiras agências reguladoras no mundo a seguir as orientações da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci) sobre o tema. A proposta busca intensificar o controle sobre o uso de substâncias que causam dependência entre os profissionais que lidam diretamente com atividades de risco operacional na aviação. O objetivo da agência não é apenas aumentar a fiscalização e aplicar punições, mas principalmente trabalhar na recuperação e prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Clique aqui para mais informações.


 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
Assessoria de Imprensa da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones: (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados