Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°32 | 28 de julho de 2010

 

 

 

 

    

 

Exame para álcool e drogas deverá ser obrigatório

Até o dia 18 de agosto, a ANAC recebe contribuições para o novo regulamento que pretende tornar obrigatórios exames para identificar a presença de álcool ou substâncias psicoativas entre os profissionais que lidam com atividades de risco para a segurança operacional: pilotos, comissários, mecânicos, despachantes operacionais de voo e também equipes de combate a incêndio nos aeroportos, agentes de segurança e outros. Os exames serão feitos na contratação e transferência, nos casos de acidentes, incidentes e ocorrências em solo, ou ainda sob suspeita justificada. A idéia é permitir a recuperação dos profissionais, com o acompanhamento de profissionais especializados. Já nos casos em que houver recusa em fazer o teste, a ANAC pretende aplicar punições com até um ano de suspensão. Tabaco e cafeína não estão entre as substâncias psicoativas. O regulamento dará respaldo às companhias aéreas para realizar esse tipo de controle e aumentar a segurança das operações. Mais informações aqui.

 

Desbloqueio de licença é feito via Internet

Pilotos, comissários, mecânicos e outros profissionais da aviação civil devem desbloquear pela Internet as novas licenças. Desde o dia 1º de julho, as licenças e certificados expedidos pela ANAC são impressos pela Casa da Moeda do Brasil, com entrega no endereço indicado pelo solicitante. Ao receber o documento de habilitação, que é de porte obrigatório durante o voo, o profissional deve acessar aqui a página da ANAC e preencher os campos com o código e o controle de segurança. O desbloqueio cancela automaticamente a licença atual e um recibo de entrega é enviado eletronicamente à ANAC. A iniciativa dificulta a falsificação dos documentos, além de dar mais agilidade e comodidade ao usuário. As licenças atuais são válidas até o dia 31 de dezembro de 2015, de acordo com a habilitação correspondente. Caso os dados estejam incorretos, o usuário deve enviar um e-mail para gpel@anac.gov.br. Para agendar a solicitação de licenças e certificados, clique aqui.

 

Curso forma examinadores em Minas e Mato Grosso

A ANAC realiza em agosto, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Cuiabá (MT), o curso gratuito para formação de pilotos como examinadores credenciados. Os profissionais vão desempenhar a avaliação e o registro do chamado “voo de check” de novos pilotos, para comprovar sua capacidade técnica na aeronave. O conteúdo abrange: conduta do examinador, Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, proficiência de pilotos e programa de treinamento, entre outros. A iniciativa já passou pelas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Recife e Manaus. As 50 vagas são oferecidas para pilotos instrutores de empresas aéreas, aeroclubes, escolas de aviação civil, centros de treinamento e órgãos de segurança pública. Os interessados devem preencher aqui a ficha de inscrição e aguardar a confirmação. Confira aqui o calendário, locais e datas dos cursos agendados.

 

Site lista 470 oficinas de manutenção aeronáutica

Para garantir a segurança operacional na aviação civil, as atividades de manutenção (recuperação, conserto e troca de peças) e modificação de aeronaves devem ser feitas obrigatoriamente por empresas certificadas pela ANAC. Elas devem seguir todos os padrões legais para funcionar, como a certificação na Agência tanto da empresa quanto das peças e equipamentos utilizados. Para atender as cerca de 12 mil aeronaves registradas no país, estão válidas e funcionando cerca de 470 oficinas de manutenção aeronáutica nos 27 estados brasileiros. Na página da ANAC na Internet é possível consultar a lista de oficinas pelo nome do estabelecimento, pela cidade ou Estado onde se localiza. Ao clicar sobre o nome da empresa, são apresentados os contatos cadastrados pela oficina na Agência e detalhes sobre o tipo de serviço prestado. Acesse aqui.

 

São Paulo recebe Feira de Aviação Executiva

A Labace, maior feira de aviação executiva da América Latina, promovida pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), acontece de 12 a 14 de agosto em São Paulo. A diretora presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira, participa da cerimônia de abertura. No estande da Agência, os usuários encontrarão orientações sobre licenças e habilitações, segurança operacional e produtos aeronáuticos. Veja mais detalhes sobre a Labace aqui. Na véspera do evento, dia 11 de agosto, a presidente também participa do Safety Standdown Latin America 2010, primeira edição do encontro sobre segurança operacional promovido pela fabricante Bombardier e que já é realizado na Europa e Estados Unidos. Leia mais no site do evento, em inglês, aqui.

 

Passageiros avaliam aeroportos brasileiros

A percepção dos usuários sobre os serviços prestados nos aeroportos brasileiros pode ser registrada no ranking popular lançado pela ANAC na Internet, no Espaço do Passageiro. Basta fazer um rápido cadastro para avaliar 130 aeroportos que recebem voos regulares e dar notas de 1 a 10 em 16 quesitos: acesso ao aeroporto; estacionamento; lojas de alimentação e conveniência; serviços públicos no terminal (Polícia Civil, Anvisa, Posto Médico, Vara da Infância e Juventude etc.); atendimento a necessidades especiais; conforto – antes do embarque e na sala de embarque; inspeção (raios-X); serviços de informações; conforto e facilidades na área de desembarque; tempo de restituição de bagagem; transporte público e táxis no aeroporto. Quando um aeroporto de grande porte atinge 100 votos, entra para o ranking, que fica disponível para consultas. Para os menores, bastam 25 votos. Além disso, é possível alterar a avaliação sempre que se desejar. Confira aqui.

 

Espaço do Passageiro ultrapassa 4 mil usuários

O ranking popular teve início em maio de 2009, com o lançamento da avaliação das companhias aéreas regulares no Espaço do Passageiro. Em pouco mais de um ano, o site já recebeu mais de 27 mil visitas e ultrapassou os 4,1 mil usuários. Um único cadastro é suficiente para avaliar as empresas aéreas e também os aeroportos. O objetivo dos rankings populares é fazer com que os passageiros consultem a avaliação de outros usuários e que as informações sejam úteis para escolher sua próxima viagem. No caso das companhias, são 11 quesitos nos quais é possível dar notas de 1 a 10: atendimento (a necessidades especiais, reclamações, na sala de embarque, na venda de passagem, no check-in e pela Internet); conforto da aeronave; cuidados com a bagagem; pontualidade; relação custo-benefício e serviço de bordo. Da mesma forma, o passageiro pode alterar sua votação sempre que mudar de opinião sobre a empresa.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
Assessoria de Imprensa da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones: (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados