Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°29 | 21 de maio de 2010

 

 

 

 

    

 

SP tem exposição gratuita de aeronaves em maio

Um Boeing 737, da empresa Gol/Varig; um Embraer 190, fabricado no Brasil e usado no mundo todo; um turbo-hélice ATR-72, da companhia Trip. Estas são algumas das aeronaves que os visitantes da 3ª Feira Nacional de Aviação Civil poderão conhecer de perto, tirar fotos e, em alguns casos, checar todos os detalhes dentro do avião. A Feira tem entrada gratuita e estará aberta ao público nos dias 29 e 30 de maio (sábado e domingo), das 9h às 17h, ao lado do Aeroporto de Congonhas. Outras aeronaves já confirmadas para a exposição são o Embraer T-27 (Tucano) da Força Aérea Brasileira, o Diamond DA20, do Aeroclube de São Paulo, e o helicóptero blindado da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Na sexta-feira (dia 28) acontece a abertura, com visitação exclusiva para crianças de escolas públicas. O evento é organizado pela empresa Sator e tem apoio institucional da ANAC. Mais informações aqui, no portal Voar é para todos.

 

Palestras e outras atrações sobre a paixão de voar

A Feira Nacional de Aviação Civil também terá palestras para aproximar o público do mundo da aviação. No sábado (dia 29), às 14h, “O trabalho do repórter aéreo” é o assunto de Geraldo Nunes que todos os dias sobrevoa São Paulo para informar sobre o trânsito. Às 15h, o jornalista e piloto William Waack fala sobre “A Paixão de Voar”. No domingo (dia 30), às 15h, o ator e também piloto Max Fercondini conversa com o público sobre o tema “Você também pode voar”. Toda a programação da Feira é gratuita e conta ainda com oficina e gincana para crianças, simuladores de voo, sorteio de brindes, estandes de companhias aéreas, agência de turismo, revistas especializadas, universidades e escolas de aviação civil. Com atrações para toda a família, o evento tem completa infraestrutura de alimentação, posto médico e segurança. A entrada será pelo setor de hangares, na Avenida Washington Luiz, nº 6000.

 

Encontros orientam usuários sobre serviços

Focada na melhoria de serviços para os usuários, a ANAC está realizando em 2010 uma série de encontros em várias cidades do Brasil para orientar sobre os procedimentos, estrutura da Agência, andamento de processos, esclarecer dúvidas e aproximar o relacionamento com o órgão regulador. As reuniões são voltadas a diretores, gerentes e responsáveis técnicos das oficinas de manutenção, empresas de táxi aéreo e profissionais da área de manutenção. Além disso, nas regiões Centro-Oeste e Norte foram convidados órgãos públicos, tais como Polícia e Bombeiros que se utilizam de aeronaves. Os próximos encontros serão na próxima terça-feira (25 de maio), em Bauru (SP), e no dia 27 de maio (quinta-feira), em Ribeirão Preto (SP). Outros eventos já foram realizados na cidade de São Paulo (SP), em Sorocaba (SP), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Recife (PE), Belém (PA) e Manaus (AM). Informações sobre os serviços da ANAC também estão disponíveis na página da Agência na Internet, aqui.

 

Pilotos são preparados para ser examinadores

De maio a julho, a ANAC realiza uma série de cursos para a formação de pilotos como examinadores credenciados, em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Manaus e Belém. O objetivo é preparar examinadores da aviação civil para realizar a avaliação e registro do chamado “voo de check” de novos pilotos (para comprovar sua capacidade técnica na aeronave), de acordo com os regulamentos de cada tipo de operação (os Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica nº 91, nº 135, nº 121, nº 141 e nº 142). Após o curso, os pilotos são avaliados antes de se tornarem credenciados da ANAC. As 50 vagas são oferecidas para pilotos instrutores de empresas aéreas, aeroclubes, escolas de aviação civil, centros de treinamento e órgãos de segurança pública. O conteúdo abrange conduta do examinador, Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, Proficiência de Pilotos e Programa de Treinamento, entre outros. Interessados devem preencher aqui a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail capacitacao.gpno@anac.gov.br.

 

Estudo aborda emissões de gases na aviação

A pedido do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Núcleo de Estudos em Proteção Ambiental da ANAC produziu o Relatório de Referência sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa no Transporte Aéreo. O documento integrará o Segundo Inventário Brasileiro de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeitos Estufa, que deverá ser apresentado à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, no segundo semestre de 2010. Até o dia 25 de junho, o relatório está em consulta pública na página do Ministério na Internet para receber contribuições da sociedade. Além do relatório de emissões do transporte aéreo, o Inventário também irá incluir estudos com estimativas de emissões de gases de efeito estufa na queima de resíduos agrícolas, produção de cimento e cal, nas emissões de metano no cultivo do arroz, emissões de dióxido de carbono por queima de combustíveis e outras atividades. Leia aqui os relatórios.

 

Confira lista de médicos credenciados

Para exercer as categorias de piloto, mecânico de voo, comissário de bordo e operador de equipamentos especiais, é preciso possuir o Certificado de Capacitação Física (CCF), que somente é expedido após a realização de inspeção de saúde por médicos, clínica da ANAC ou Juntas Especiais de Saúde da Aeronáutica. Para a classe de Piloto Privado, as inspeções são feitas por 29 médicos credenciados da Agência, presentes em cinco estados brasileiros, por uma clínica credenciada, e por 19 Juntas Especiais de Saúde da Aeronáutica, em 14 estados. Para as demais categorias, verifique o que prescreve o RBHA 67. As inspeções de saúde iniciais e periódicas dessas categorias têm validade entre seis meses e dois anos, dependendo da faixa etária e do tipo de licença, e o objetivo é certificar suas condições de aptidão física e mental, para o exercício da atividade aérea. Para se credenciar como médico na ANAC é preciso estar formado há no mínimo três anos, ter inscrição no CRM e um endereço estabelecido para as consultas, entre outros itens. Confira aqui a lista dos médicos já credenciados e também das Juntas Especiais de Saúde.

 

Publicação foca segurança operacional

A ANAC lançou a Carta de Segurança Operacional, um boletim publicado no site e enviado por e-mail para cerca de 500 provedores de serviço da aviação civil (aeroclubes, escolas, empresas de táxi aéreo, aviação agrícola, aeródromos e empresas de transporte aéreo regular). A publicação terá três edições anuais e visa divulgar os procedimentos de segurança operacional da aviação civil, promover a troca de experiências e aprimorar as melhores práticas de segurança operacional gerenciadas pela ANAC. No lançamento, estão artigos sobre aviação agrícola – além de uma entrevista sobre a revisão do Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 137 (RBHA 137), que trata dessa operação –, fatores humanos na aviação civil e gerenciamento de risco. Artigos de colaboradores podem ser enviados para o e-mail cartaso@anac.gov.br. Clique aqui para ler a primeira edição.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
Assessoria de Imprensa da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones: (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados