Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°27 | 22 de abril de 2010

 

 

 

 

    

 

ANAC forma novos examinadores de inglês

De 12 a 20 de abril, no Rio de Janeiro, 19 especialistas da língua inglesa concluíram o curso de examinador credenciado de proficiência lingüística de pilotos. Eles serão autorizados a aplicar os exames de inglês para pilotos de aviões e helicópteros no Brasil, obrigatórios para quem opera voos internacionais, após mais duas etapas: o treinamento em serviço (on the job training) e a inspeção a ser realizada em cada organização. Os novos examinadores são três servidores da ANAC e 16 profissionais indicados por empresas aéreas, centros de treinamento e cursos de idioma. Os critérios para avaliar a proficiência em inglês estão baseados nos requisitos da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) que exige dos pilotos habilidade de falar e entender a linguagem utilizada em comunicações a bordo, por meio do teste Santos Dumont English Assessment. Para mais informações sobre o exame clique aqui. Inscrições ou outras informações podem ser obtidas na ANAC, pelo e-mail proficiencia.agendamento@anac.gov.br, ou com os examinadores credenciados pela Agência.

 

Acesse o gabarito da prova para bolsas de estudos

O gabarito preliminar das provas objetivas para a bolsa de estudos para pilotos de avião, realizadas no dia 18 de abril, já está disponível no portal da ANAC. O Projeto de Formação de Pilotos para a Aviação Civil visa incentivar a formação de profissionais para o setor. Foram 405 inscritos de 19 Estados – 381 homens e 24 mulheres, todos entre 18 e 35 anos. Eles concorrem a 213 bolsas, sendo 139 bolsas para os cursos práticos de Piloto Privado – primeira etapa antes de iniciar na carreira – e 74 para Piloto Comercial – que já pode exercer a profissão. Os candidatos podem interpor recursos até hoje (22 de abril), com postagem pelo Correio ou entrega no protocolo da ANAC. O gabarito definitivo, assim como os resultados dos recursos, serão divulgados dia 6 de maio, na página da Agência na Internet. O aluno que conseguir aproveitamento igual ou maior que 70% e estiver dentro do número de vagas deverá realizar o Exame de Proficiência Técnica, no aeroclube escolhido até o dia 30 de maio. Confira aqui o gabarito preliminar.

 

Duas companhias iniciam voos em Congonhas

A companhia aérea NHT, do Rio Grande do Sul, já iniciou suas operações no Aeroporto de Congonhas, no dia 9 de abril, com voos regulares, de segunda a sexta, com destino a Curitiba (PR). Também a Azul tem data prevista para iniciar a rota Congonhas-Porto Seguro, aos sábados, a partir de 1° de maio. Já a Webjet está aguardando a aprovação dos voos para estrear no aeroporto paulista no início de maio, operando nos finais de semana as rotas para os aeroportos Santos Dumont e Galeão (RJ), Porto Seguro (BA) e Porto Alegre (RS). A abertura de Congonhas para novas empresas é um marco para a regulação do setor aéreo. Ela foi possível a partir da distribuição pela ANAC de autorizações de pousos e decolagens (os chamados slots) que não estavam sendo utilizados. A quantidade de voos naquele aeroporto, no entanto, foi mantida em 30 movimentos por hora para a aviação comercial.

 

Gincana anima crianças na Feira de Aviação Civil

Desenhos, liga-pontos, dobraduras e uma gincana com tema de aviação estão entre as atividades programadas para as crianças na terceira edição da Feira Nacional de Aviação Civil, em São Paulo. Todas as brincadeiras são gratuitas e visam aproximar as crianças do universo da aviação civil. Organizada pela Sator, a Feira traz ainda exposição de aviões e helicópteros, simuladores de voo, jogos e palestras, além de infraestrutura completa de alimentação, segurança, atendimento médico etc. Já estão confirmados estandes de companhias aéreas (Gol, TAM, Trip e Webjet), fabricante de aeronaves (Embraer), autoridades do setor (ANAC e Infraero), agência de turismo (CVC), universidades e escolas de aviação civil, revistas especializadas e outros. A entrada é gratuita e a Feira acontece ao lado do Aeroporto de Congonhas, nos dias 29 e 30 de maio (sábado e domingo). Na sexta-feira, dia 28, a visitação é exclusiva para escolas públicas e expositores. Mais informações aqui.

 

Hora de Viajar traz mais orientações ao passageiro

Criado para orientar os passageiros sobre vários aspectos de uma viagem de avião, o site Hora de Viajar foi atualizado e traz novas informações. Os novos itens incluem dicas sobre Viajar com Bebês, Viajar com Pessoas Enfermas, Desconto na Passagem de Crianças, Passageiras Gestantes, Passageiros Idosos, Bagagem Especial, Perda do Voo, Remarcação de Passagem, Serviço de Bordo, Entretenimento, Escalas e Conexões, Desembarque no Exterior e Dinheiro para Viagem ao Exterior. Para facilitar a consulta, o site é dividido em três setores: Antes do Embarque, Durante o Voo e No Desembarque. O Hora de Viajar é uma iniciativa da ANAC, Infraero, Aeronáutica e Ministério da Defesa, lançado em dezembro de 2009 para dar recomendações tanto aos passageiros que estão viajando de avião pela primeira vez como para aqueles que querem ter informações adicionais sobre sua viagem. Acesse aqui o site.

 

920 voos por semana partem do Brasil para 30 países

A partir de aeroportos brasileiros, o passageiro conta atualmente com 920 opções de voos a cada semana para 30 países, o equivalente a 130 voos por dia. O maior número de decolagens é para a Argentina (210 por semana), seguida pelos Estados Unidos (194), Uruguai (67), Portugal (58), Chile (49) e França (46). Comparado ao ano de 2003, o número de rotas internacionais cresceu 63% e foram acrescentados cinco novos destinos: Emirados Árabes, Israel, Turquia, China e Cabo Verde. De 2003 até hoje, as companhias brasileiras aumentaram de 229 para 329 o número de voos para o exterior. Cresceu também o interesse internacional: há sete anos, eram 31 empresas estrangeiras voando para o Brasil, hoje são 42. O crescimento das rotas internacionais a partir do Brasil é resultado de vários fatores, entre eles o fim dos preços mínimos tabelados e a ampliação de acordos bilaterais, realizados pela ANAC. Leia mais aqui.

 

Demanda por voos no Brasil cresce 35% no trimestre

O primeiro trimestre de 2010 já acumula crescimento de 35% na demanda por voos domésticos no Brasil, comparado ao mesmo período do ano passado. Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, o aumento foi de 12,8%. A concorrência no setor também está motivando a elevação da demanda. Segundo dados do mês de março, a TAM, com 41,75%, e a Gol/Varig, com 41,44%, praticamente dividem a liderança do mercado doméstico. Já nas rotas internacionais operadas pelas companhias brasileiras, a TAM domina 85% do mercado, ante 14,6% da Gol/Varig. As empresas de menor porte possuem 16,8% do mercado nacional. A demanda da Webjet dobrou em relação a março de 2009, com 6,0% de participação. A Azul tem 5,4% do mercado, seguida pela OceanAir, 2,4%, e Trip, com 2,1%. O índice de ocupação continua elevado nos voos domésticos – 65%, ante 59% no ano passado – e também nos voos para o exterior operados pelas empresas brasileiras: 69%. Veja mais aqui.

 

Registro Aeronáutico Brasileiro tem consulta online

Todas as aeronaves civis brasileiras devem ser registradas na ANAC e possuir matrícula para identificação. O controle e o registro das marcas de matrícula, nacionalidade, certificados de aeronavegabilidade, entre outros registros feitos pela ANAC, são emitidos pelo Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) e ficam disponíveis no site da Agência para consulta online. Para ter acesso a situação atual de uma aeronave, basta ter em mãos a matrícula e acessar aqui a página da ANAC. Também estão disponíveis dados do fabricante, modelo, classificações sobre o peso máximo de decolagem e a quantidade de passageiros transportados por categoria de aeronave, entre outras informações. Todos os requerentes que têm processos de registro no RAB também podem acompanhar o andamento de seus processos no clicando aqui.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
Assessoria de Imprensa da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones: (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados