Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°26 | 8 de abril de 2010

 

 

 

 

    

 

Tarifas aéreas têm nova queda em fevereiro

Mesmo com o crescimento da demanda pelo transporte aéreo doméstico – de quase 43% em fevereiro deste ano, em relação ao mesmo mês de 2009 – os preços das passagens continuam em queda e são os mais baixos desde janeiro de 2002, pelo menos, já que os dados começaram a ser computados nessa data. Em fevereiro, os passageiros pagaram R$ 0,37 por quilômetro voado, valor 26,6% menor do que o do mesmo mês de 2009 e 10,7% inferior ao de janeiro deste ano. Os dados são do relatório Yield Tarifa, consolidado pela ANAC a partir dos preços praticados pelas companhias aéreas em 67 ligações aéreas entre capitais e importantes cidades do Brasil. Para permitir a comparação, os valores são atualizados pela inflação (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA, do IBGE) e consideram somente as vendas no varejo, excluindo tarifas corporativas, de fretamento e gratuidades. A tarifa média desses voos foi de R$ 253,71, o que representa queda de 28,4% ante fevereiro de 2009 e de 16,8% sobre janeiro deste ano. Veja a íntegra do relatório aqui.

 

Liberdade tarifária será completa no dia 23

A partir do dia 23 de abril, as passagens aéreas para qualquer voo internacional partindo do Brasil terão preços praticados livremente conforme a estratégia de cada companhia aérea. Nos voos para a América do Sul, os preços já são livres desde setembro de 2008 e, nos voos domésticos, a liberdade tarifária foi confirmada pela lei que criou a ANAC, em 2005. Anteriormente, com preços tabelados, as companhias ficavam impedidas de praticar promoções abaixo dos valores determinados, mesmo em épocas de baixa demanda. Os descontos não são obrigatórios, mas, sem os preços mínimos, a expectativa da ANAC é de aumento da concorrência e tarifas mais baixas em benefício do consumidor. Desde a publicação no Diário Oficial da União, em 23 de abril de 2009, foi permitida a aplicação gradual de descontos sobre a tabela de referência: 20% em abril, passando a 50% em julho, 80% em outubro e, no próximo dia 23, deixa de existir a tabela. Leia mais sobre o tema aqui.

 

Exames on line já superam 40 mil

Agilidade nos processos de habilitação e renovação de licenças para os profissionais de aviação civil é um dos focos da ANAC. Até hoje, já foram aplicados 40,5 mil exames teóricos na versão on line para pilotos de avião e helicóptero (nas categorias Privado, Comercial e Linha Aérea), comissários de bordo, mecânicos de voo e de manutenção aeronáutica, instrutores de voo, além de certificados de voo por instrumentos para pilotos. As avaliações on line substituíram as provas em papel, que eram aplicadas somente três vezes ao ano e tinham resultado após 30 dias. No sistema atual, o candidato recebe o resultado na hora e pode imprimir o resultado no site da ANAC após três dias úteis. A ANAC também passou a aceitar inscrições para os exames por e-mail, além daquelas feitas nas Unidades Regionais, escritórios da ANAC e Postos de Serviços nos principais aeroportos. Basta enviar por e-mail – que varia conforme o local de prova – o formulário de Solicitação de Exame preenchido, datado e assinado, o comprovante de pagamento da taxa e os documentos exigidos escaneados. Em no máximo cinco dias úteis o interessado recebe, também por e-mail, a data da prova. Mais informações sobre os exames aqui.

 

Feira de Aviação Civil confirma primeiras atrações

As primeiras atrações para a Feira Nacional de Aviação Civil, nos dias 28, 29 e 30 de maio em São Paulo, começam a ser confirmadas. Marta Bognar praticante de Wingwalking - esporte que consiste em caminhar sobre a asa de um avião que faz acrobacias durante o voo - estará distribuindo autógrafos para público. A companhia aérea Trip também confirmou que deixará em exposição um de seus aviões turbohélice ATR-72 e a agência de turismo CVC irá sortear dois pacotes turísticos entre os visitantes. O projeto Kero Voar, que visa aproximar crianças, adolescentes e adultos do mundo aeronáutico, irá levar para a Feira aviões e dirigíveis de brinquedo que permitem o acesso das crianças à cabine de piloto. Um simulador de voo será levado pelo centro de treinamento e-Fly. A terceira edição da Feira acontece ao lado do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e tem entrada gratuita no sábado e domingo (29 e 30 de maio). Na sexta-feira, dia 28, a visitação é exclusiva para escolas e expositores. O evento é organizado pela empresa Sator e tem o apoio da ANAC.

 

Índice de atrasos fica estável apesar das chuvas

Apesar das chuvas que provocaram o fechamento de importantes aeroportos durante o mês de março, o índice de atrasos nos voos partindo do Brasil ficou praticamente estável: foi de 13,1% em março, ante 12,7% fevereiro deste ano. Os dados são apurados pela Infraero nos 67 aeroportos que administra e consideram as decolagens após 30 minutos do previsto, de companhias nacionais e estrangeiras. Entre as principais empresas brasileiras, a Azul foi a mais pontual em março, com somente 5,2% de voos atrasados. Em seguida ficaram a OceanAir (7,7%), Gol (9,7%) e Webjet (10,8%). O índice mais alto foi da TAM (17,4%). Entre as empresas de menor porte, a mais pontual foi a Sete (6,98%), seguida pela NHT (7,36%), Air Minas (8,36%), Sol (10,13%), Passaredo (10,67%), Trip/Total (17,4%) e Pantanal (21,2%). As companhias internacionais mais pontuais no mês passado foram Emirates e Lan Peru, ambas sem nenhum voo atrasado, seguidas pela Copa (1%), Alitalia (2%), Air Canada (3%) e Lufthansa (3%). Registraram índices mais elevados a Air Italy (63%), Livingston (43%) e a TACV (40%). Veja aqui a tabela mensal.

 

Aeroclubes debatem formação de tripulantes

Em parceria com a Revista Aero Magazine, a ANAC promove amanhã (9 de abril), em São Paulo, um debate para discutir a proposta do novo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 141, que trata dos Centos de Instrução Civil, destinados a formação e capacitação de tripulantes de voo, de cabine e despachantes operacionais de voo. Até agora, mais de 60 representantes de aeroclubes e escolas de aviação civil se inscreveram para o encontro, que será mediado pelo jornalista Valtécio Alencar, editor chefe da Aero Magazine. A ANAC pretende esclarecer dúvidas sobre a proposta, dar oportunidade aos representantes dos aeroclubes para que exponham seus questionamentos e estreitar o relacionamento com as instituições. Clique aqui para ler a íntegra da proposta no novo RBAC nº 141.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
ASCOM - Assessoria de Comunicação da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones: (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados