Se você não consegue visualizar esta imagem, clique aqui.

 

 

 

 

Edição n°25 | 26 de março de 2010

 

 

 

 

    

 

Dobra o número de empresas voando em Congonhas

As três empresas que receberam autorização da ANAC para iniciar operações em Congonhas – Azul, NHT e Webjet – já enviaram seus pedidos de voos para a Agência. Assim, o aeroporto passará dos atuais três grupos atuantes – OceanAir, Gol/Varig e TAM/Pantanal – para seis concorrentes. Os pedidos de voos estão sendo analisados e devem ter início entre abril e maio. As rotas, definidas pelas empresas, serão para 15 cidades de nove Estados: Porto Seguro e Salvador, na Bahia; Cabo Frio, Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro; Bauru e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo; Curitiba e Maringá, no Paraná; Uberlândia e Confins, em Minas Gerais; Florianópolis e Navegantes, em Santa Catarina; além de Brasília (DF), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS). Veja aqui como foi a distribuição dos horários de voos disponíveis em Congonhas.

 

São Paulo recebe Feira de Aviação em maio

A 3ª edição da Feira Nacional de Aviação Civil será realizada nos dias 28, 29 e 30 de maio, no setor de hangares do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.  Nas duas primeiras edições, o evento esteve em Brasília, em 2008, e no Rio de Janeiro, no ano passado. Todas as atividades são gratuitas e há atrações para todas as idades. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas para conhecer de perto aviões e helicópteros, testar um simulador de voo e participar das oficinas para crianças. Já estão confirmados estandes das companhias aéreas TAM, Gol, Webjet, Trip e Embraer, além de instituições de ensino, associações do setor e revistas especializadas. A Feira tem o apoio institucional da ANAC e visa informar e aproximar a sociedade do universo da aviação civil. Veja as fotos da edição anterior aqui.

 

1ª Cúpula Panamericana discute segurança

Será realizada em São Paulo, de 19 a 22 de abril, a 1ª Reunião de Cúpula Panamericana de Instrução em Segurança Operacional da Aviação. Com apoio da ANAC, o evento organizado pelo Grupo Regional de Segurança Operacional Panamericano (RASG-PA), em coordenação com a Associação Latinoamericana de Transporte Aéreo (Alta), reunirá representantes de órgãos reguladores, companhias aéreas e fabricantes para discutir as iniciativas para melhorar a segurança de voo. Durante o evento serão realizados treinamentos, debates e seminários voltados para a melhoria dos índices de segurança e sobre as estratégias das atuais áreas de risco da aviação. Podem participar da reunião operadores, pilotos, reguladores e todos os profissionais relacionados com a indústria da aviação. A reunião acontece no Hotel Caesar Park Faria Lima, em São Paulo. Mais informações no site do evento em inglês, aqui.

 

ANAC participa de conferência da Oaci em Montreal

Representantes da ANAC participam, de 29 de março a 1º de abril, da Conferência  de Alto Nível de Segurança Operacional que será realizada pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, no Canadá. A reunião discutirá temas da segurança da aviação mundial, que inclui a implantação do Programa de Segurança Operacional nos países e do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional nos diversos operadores aéreos, bem como recomendações necessárias para o efetivo e eficiente progresso das atividades da OACI, países membros e companhias aéreas. As propostas aprovadas na conferência são submetidas à discussão interna dos países membros e, depois de confirmadas e ratificadas, tornam-se recomendações do organismo internacional. Também compõe a Delegação Brasileira membros do Ministério das Relações Exteriores e do Comando da Aeronáutica. A OACI é o órgão das Nações Unidas para a aviação civil e o Brasil é um dos membros fundadores da instituição. Em 2009, a OACI realizou uma auditoria no Brasil e confirmou a excelência da aviação brasileira, elevando de 62,6% para 87,3% a avaliação da aplicação das normas internacionais. Leia mais aqui.

 

Candidatos a bolsas para pilotos têm prova dia 18

Cerca de 300 candidatos a piloto que se inscreveram para concorrer às bolsas de estudo da ANAC passarão por prova objetiva no dia 18 de abril, às 9h, na cidade escolhida no momento da inscrição. As bolsas vão custear os 75% das aulas práticas que serão supervisionadas pela Agência em 19 aeroclubes de oito Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Tocantins). O projeto é voltado para homens e mulheres, de 18 a 35 anos, que planejam seguir carreira na aviação civil e oferece 139 bolsas para os cursos práticos de Piloto Privado e 74 para Piloto Comercial. Para se inscrever, os candidatos  já tinham que ter passado pelas aulas teóricas, exame da ANAC e ter realizado pelo menos 25% das horas previstas no curso desejado. Para consultar o edital acesse aqui a página da Agência.

 

Tarifas aéreas ficarão mais transparentes

A partir de 10 de junho, as tarifas aéreas vão ficar mais transparentes nas passagens de voos com origem no Brasil, tanto de empresas nacionais como de estrangeiras. O preço cobrado pelo transporte aéreo deve ser informado ao passageiro durante todas as etapas da compra, no valor total, já incluídos todos os custos e serviços indispensáveis à realização da viagem (como o adicional de combustível no caso de voos internacionais etc.). Com isso, o passageiro terá melhores condições de comparar os preços entre os concorrentes e não ser surpreendido com cobranças apresentadas somente após a conclusão da compra do bilhete. Além disso, os serviços opcionais oferecidos pela companhia – como bagagens extra, seguros, comissão para vendas via telefone, loja ou agente de viagens – podem ser cobrados à parte ou estar discriminados no bilhete e, nesse caso, não podem utilizar o nome de taxa, que é exclusivo para cobrança de tarifas aeroportuárias (como a tarifa de embarque), impostos e outras taxas governamentais. A mesma exigência de transparência vale para a contratação de transporte aéreo de carga. Veja aqui a íntegra das resoluções da ANAC sobre o os valores cobrados nas passagens aéreas e aqui sobre o frete de carga.

 

Acompanhamento de preços incluirá todos os voos

Entra em vigor no dia 1º de julho a Resolução nº 140 da ANAC, que obriga as companhias aéreas brasileiras a informar as tarifas comercializadas nas rotas regulares de passageiros, nacionais e internacionais. Pela antiga regulamentação, as companhias registravam na ANAC os valores comercializados somente em 67 linhas aéreas domésticas. Com a nova Resolução, até o último dia útil de cada mês, a empresa irá informar os valores comercializados no mês anterior. Pela legislação brasileira, as companhias são livres para estabelecer tarifas sem qualquer interferência do órgão regulador. A nova regulamentação permitirá à ANAC ampliar o acompanhamento do mercado doméstico de passageiros e iniciar o acompanhamento do internacional, com as variações de preços mês a mês, e a divulgação do comportamento das tarifas domésticas e internacionais, por meio do Relatório Yield Tarifa. O texto exige ainda que as regras tarifárias sejam divulgadas pelas empresas e seus prepostos em todos os pontos de atendimento, de venda e em suas páginas na Internet, com informações claras, objetivas e em língua portuguesa. Clique aqui para ler a íntegra da Resolução.

 

         

 

 

NOTÍCIAS ANAC
Informativo eletrônico quinzenal produzido pela
ASCOM - Assessoria de Comunicação da ANAC
noticias.anac@anac.gov.br
www.anac.gov.br
Telefones: (61) 3314-4493 / 4494 /4496 /4497
Plantão de imprensa (61) 9112-8099

 

 

Edições Anteriores

Política de privacidade
Para saber mais sobre a ANAC clique aqui.
Para não receber mais esse informativo clique aqui.
© 2009 ANAC | Todos os direitos reservados