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Edição n°22 | 9 de fevereiro de 2010

 

 

 

 

    

 

Prorrogadas as inscrições para bolsas de estudos

A ANAC prorrogou para 25 de março as inscrições do processo seletivo para 213 bolsas de estudo para homens e mulheres, de 18 a 35 anos, que pretendam concluir o curso de Piloto Privado (139 vagas) ou de Piloto Comercial (74 vagas). Os candidatos já deverão ter realizado pelo menos 25% das horas previstas no curso desejado e terão de passar por prova teórica e avaliação prática de proficiência em aeronave de instrução. A prova objetiva foi remarcada para o dia 18 de abril, às 9h, na cidade escolhida pelo candidato no momento da inscrição. Os bolsistas terão aulas práticas em 19 aeroclubes de oito Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Tocantins), com a supervisão da ANAC. O projeto tem o investimento de R$ 3 milhões do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil, do Ministério da Defesa. Consulte o edital e a ficha de inscrição aqui. Mais informações pelo e-mail: capacitacao.ger5@anac.gov.br

 

Brasil ganhou 2,6 mil novos pilotos em 2009

Mais de 2,6 mil pessoas foram aprovadas em exames da ANAC em 2009 e se tornaram pilotos da aviação civil. A maioria (1,2 mil) é de pilotos privados de avião, primeira etapa para iniciar na carreira ou voar apenas aeronaves particulares. Entre os profissionais, foram habilitados 513 pilotos comerciais de avião e 230 pilotos de linha aérea. De helicópteros, a ANAC emitiu licenças para 224 pilotos privados, 105 pilotos comerciais e outros 41 de linha aérea – embora não exista o serviço de linha aérea de helicópteros no Brasil, esses profissionais possuem a qualificação. Além destes, a ANAC também emitiu licenças para pilotos de planador (83), de balão (4) e 210 certificados de piloto de recreio (específicos para a aviação experimental). A Agência ainda habilitou 552 comissários de bordo, 793 mecânicos de manutenção, 44 despachantes operacionais de voo, 17 operadores de equipamentos especiais e 6 mecânicos de voo. No total, foram 4.034 novas licenças e habilitações emitidas pela ANAC em 2009, abaixo das 5.162 de 2008. Saiba mais aqui.

 

Escolha de slots em Congonhas prevista para amanhã

Amanhã (quarta-feira, 10 de fevereiro), às 14h, em Brasília, a ANAC pretende distribuir 355 slots (horários de pouso e decolagem) disponíveis no Aeroporto de Congonhas (SP), o mais rentável do País e com o segundo maior movimento de passageiros no Brasil. A Agência aguarda a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para incluir na distribuição os 61 slots que não estão sendo utilizados pela companhia aérea Pantanal, 40 deles durante a semana – horários mais cobiçados pelas empresas e passageiros. A Pantanal, adquirida pela TAM, recorreu à Justiça para manter os horários e ameaça o aumento da concorrência. Competem pelos slots em Congonhas as empresas que já voam naquele aeroporto (OceanAir, Gol/Varig e TAM) e as novas interessadas: NHT, Webjet e Azul. A entrada de novas empresas em Congonhas objetiva o melhor uso da infraestrutura pública e resultará em mais opções de serviços e preços para os passageiros. Leia mais aqui.

 

Aumentam as possibilidades de voos internacionais

Em 2009, a ANAC renegociou acordos bilaterais entre o Brasil e 11 países – Angola, Colômbia, Coréia do Sul, Egito, Hong Kong, Israel, Marrocos, Moçambique, Panamá, República Dominicana e Suriname – aumentando em 163% a capacidade total para realizar voos internacionais mistos (de passageiros e carga). Agora, são 192 frequências mistas, que representa a possibilidade de 192 voos por semana entre o Brasil e estes países. Considerando os voos exclusivamente cargueiros, o crescimento foi de 158%, passando para 44 frequências semanais. A negociação dos acordos também gerou avanços quanto ao número de cidades e países que podem ser servidos, liberdade de embarcar e desembarcar passageiros em escalas nestes países, quantidade de empresas que podem operar essas rotas, atualização e flexibilização de cláusulas tarifárias e possibilidades de acordos de compartilhamento de código (code-share) entre empresas. O Brasil mantém 72 acordos de serviços aéreos bilaterais, um trilateral e um multilateral. Veja todas as freqüências aqui.

 

Fiscalização ampliada durante o Carnaval

De 10 a 22 de fevereiro, período de Carnaval, inspetores da ANAC vão reforçar a fiscalização nos aeroportos mais movimentados do país: Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE). Assim como no final do ano, eles vão acompanhar o procedimento das companhias aéreas no embarque e no desembarque dos passageiros, quanto ao atendimento e assistência. Passageiros podem tirar dúvidas sobre as viagens aéreas, como a documentação aceita para check-in e embarque, viagem com menores de idade, bagagem e ainda conhecer seus direitos no site Hora de Viajar, aqui. Caso tenha problemas não resolvidos pela companhia aérea, os passageiros podem recorrer à ANAC pela Internet (www.anac.gov.br/faleanac), pelo telefone (0800 725 4445, todos os dias da semana, 24 horas por dia, inclusive em inglês e espanhol) ou ainda nos postos de atendimento da ANAC nos 10 principais aeroportos brasileiros.

 

Janeiro tem 17,8% dos voos atrasados

Apesar das chuvas no Brasil e das nevascas na Europa e América do Norte, o índice de atrasos nos voos que partiram no País em janeiro ficou em 17,8%, estável em relação ao número de dezembro (17,9%). Os números são apurados pela Infraero nos 67 aeroportos que administra. As empresas Azul, Gol/Varig e Webjet melhoraram a pontualidade, enquanto a OceanAir e a TAM tiveram desempenho inferior ao de dezembro. A TAM foi a menos pontual pelo quarto mês consecutivo (23,9% em janeiro), o que motivou a ANAC a reforçar a fiscalização sobre a companhia e acompanhar o que a empresa tem feito para solucionar os problemas. Já a Azul foi a empresa mais pontual no mês, com somente 6,3% das decolagens atrasadas. Entre as estrangeiras que mais voam para o Brasil, a Copa Airlines teve o menor índice de atrasos (7%). Veja aqui o desempenho de outras companhias em janeiro e aqui o histórico de atrasos de voos mês a mês desde maio de 2007.

 

Mais transparência no bilhetes aéreos

A consulta de preços de uma viagem aérea ou do transporte de carga por avião deve ficar mais simples com a proposta da ANAC de transparência nos bilhetes aéreos e no conhecimento de carga (documento obrigatório nos fretes). As companhias deverão informar o valor final, já com os serviços que fazem parte do transporte aéreo (como o adicional de combustível). Como algumas companhias só incluem essas cobranças ao final da compra, o cliente pode escolher uma tarifa mais baixa e ser surpreendido com o preço total maior do que o da concorrência. Já os serviços opcionais – como bagagem extra, venda assistida por telefone, loja ou agência de viagens, entre outros – podem ser informados junto com o valor da passagem ou separadamente, porém é proibido identificá-los como taxa (atualmente, a única taxa do bilhete aéreo doméstico é a tarifa de embarque). Até o dia 23 de fevereiro, qualquer cidadão pode enviar suas contribuições para a proposta da ANAC, acesse o formulário aqui.

 

Em março, documento será pedido no embarque

A partir de 1º de março, para embarcar em qualquer voo nos aeroportos brasileiros será pedido o documento de identificação (RG, carteira de habilitação com foto – mesmo que vencida; carteira de trabalho; passaporte ou outro documento válido, inclusive cópia autenticada). A medida vai poupar os passageiros de carimbar seu cartão de embarque nos balcões das empresas aéreas antes da passagem no raio-X do aeroporto, no caso de check-in sem bagagem pela Internet, nos totens de autoatendimento, ou por celular. Basta ter o cartão de embarque em mãos e seguir diretamente para o portão. No embarque, os funcionários das companhias irão checar os documentos para garantir que a pessoa que está entrando na aeronave é a mesma que consta do cartão. A medida, chamada de Identificação Positiva dos Passageiros, já é praticada na Europa e América do Norte. Leia mais sobre o assunto aqui.

 

         

 

 

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