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Edição n°20 | 8 de janeiro de 2010

 

 

 

 

    

 

Mais empresas voarão em Congonhas em 2010

A partir deste ano, os passageiros que utilizam o Aeroporto de Congonhas passarão a contar com mais opções de companhias aéreas. No dia 1º de fevereiro, a ANAC irá redistribuir 381 horários de pouso e decolagem (slots) que estão disponíveis, o que irá permitir o aumento da concorrência no aeroporto mais rentável do país. Mas o movimento será mantido em 30 pousos ou decolagens por hora da aviação comercial e no máximo 4 operações por hora da aviação geral (táxi-aéreo, aviões particulares etc.). Hoje, operam em Congonhas somente a TAM, Gol/Varig, OceanAir e a Pantanal – que está sendo negociada pela TAM. As companhias que tem interesse em concorrer aos slots disponíveis tem até 15 de janeiro para formalizar o pedido à ANAC, inclusive aquelas que já operam em Congonhas. Entre as novas interessadas estão a Webjet e a Azul. No dia 22 de janeiro a Agência divulgará as empresas habilitadas aos slots. Veja a distribuição atual de voos em Congonhas aqui.

 

ANAC oferece 213 bolsas de estudo para pilotos

Estão abertas até 12 de fevereiro as inscrições para 213 bolsas de estudo para cursos práticos de piloto de avião, oferecidas pela ANAC por meio do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil, do Ministério da Defesa. Podem concorrer às bolsas candidatos de 18 a 35 anos, já aprovados nos cursos teóricos e no exame da ANAC e que tenham realizado pelo menos 25% das horas de voo exigidas para a categoria. As bolsas cobrem 75% das aulas práticas para Piloto Privado (primeira etapa da carreira, que habilita a voar em aviões particulares e sem fins lucrativos) e para Piloto Comercial (que já podem exercer a profissão em empresas de táxi-aéreo, por exemplo). As aulas serão ministradas por 19 aeroclubes de oito Estados que firmaram convênios com o governo. Em 2008, a ANAC ofereceu 135 bolsas, entre as bolsistas havia sete mulheres. Mais informações e orientações sobre as inscrições aqui.

 

Novo regulamento para escolas de aviação

Termina hoje o prazo para enviar sugestões à ANAC para o novo regulamento que irá reger as escolas de aviação que formam pilotos (todas as categorias), comissários de bordo, mecânicos de voo e despachantes operacionais de voo. A audiência pública sobre o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 141 foi aberta em dezembro com a proposta de uniformizar requisitos e procedimentos, melhorando assim a qualidade da formação de profissionais para o setor. A ideia é certificar Centros de Instrução de Aviação Civil, inclusive com metodologias de ensino à distância e permitir a criação desses centros no exterior. Consulte a proposta da Agência e envie contribuições aqui.

 

Movimento cresce e atrasos diminuem

O setor aéreo no Brasil cresceu e foi mais eficiente em 2009. Pela projeção da ANAC, o ano de 2009 deve ter contabilizado 126 milhões de embarques e desembarques, o que representaria crescimento de 13 milhões em relação ao ano passado. A média mensal de atrasos foi de 11%, ante 17,5% em 2008 e 28,6% em 2007. O mês de dezembro, apesar do movimento intenso, também foi de tranqüilidade nos aeroportos, como resultado de diversas ações: o acesso a aeroportos centrais como o Santos Dumont (RJ), que contribuiu para ampliar a concorrência no setor; a distribuição dos voos fora do horário de pico, como ocorreu em Guarulhos; e a ampliação de informações aos passageiros sobre seus direitos, com a criação do site Hora de Viajar, veja aqui. Entre as companhias aéreas, a OceanAir e Azul foram as mais pontuais em dezembro, com respectivamente 8,7% e 9,7% de atrasos. Já a TAM teve o mais alto índice de atrasos no mês, com 18,8%, seguida pela Webjet, com 18,4%. A Gol/Varig registrou 16,4% de atrasos no último mês do ano. Leia mais aqui.

 

2,1 mil passageiros já avaliaram companhias

O Espaço do Passageiro, criado pela ANAC em maio, encerrou 2009 com 2,1 mil passageiros cadastrados e 3,2 mil avaliações sobre as empresas aéreas nacionais e estrangeiras. Pela Internet, o usuário dá notas de 0 a 10 para 11 serviços das companhias aéreas: Atendimento (a necessidades especiais, de reclamações, na sala de embarque, venda de passagem, no check-in e pela Internet), Conforto da Aeronave, Cuidados com a Bagagem, Pontualidade, Relação Custo-Benefício e Serviço de Bordo. As notas dos usuários são computadas automaticamente formando um Ranking Popular da qualidade das companhias aéreas e servindo de referência para os demais passageiros. É possível avaliar apenas alguns dos 11 itens e ainda alterar suas notas, para melhor ou para pior, sempre que desejar. Cadastre-se aqui e faça sua avaliação.

 

Anuário Econômico mostra evolução do setor

As operações domésticas e internacionais das companhias aéreas brasileiras que realizam voos regulares alcançaram no ano de 2008 o faturamento de R$ 18,5 bilhões, segundo dados do Anuário do Transporte Aéreo – Dados Econômicos 2008, publicado pela ANAC. O documento traz informações enviadas por 24 empresas relativas àquele ano, como balanço patrimonial, dados de receitas, despesas, lucratividade, yield receita e ponto de equilíbrio financeiro (break-even). Em 2008, novas empresas iniciaram voos regulares, como a cargueira Beta e a Azul. As operações domésticas tiveram faturamento cerca de 30% superior em relação a 2007 e também houve crescimento no segmento internacional, depois de dois anos de retração com a paralisação da Varig. Os dados relativos a 2009 serão encaminhados pelas empresas à ANAC para a divulgação no segundo semestre de 2010. Consulte a íntegra do Anuário aqui.

 

Campanha de segurança alerta pilotos

A ANAC iniciou a distribuição de 17,5 mil cartazes da campanha de segurança para a aviação geral, que envolve empresas de táxi aéreo, aeronaves particulares, aviação agrícola e outras atividades. O objetivo da campanha é alertar pilotos e empresas da aviação geral sobre cuidados essenciais e aumentar a segurança nos voos. Os cartazes tratam de temas importantes sobre metereologia, responsabilidade do piloto, táxi aéreo pirata, planejamento de voo, aviação agrícola e aeronaves novas. O material será distribuído por aeródromos, aeroclubes e escolas de aviação em todo o Brasil e também por entidades do setor como a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) e o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (Sneta). Veja o material da campanha aqui. Também no sentido de reforçar a segurança na aviação geral, a ANAC publicou, em 2008, a cartilha "Práticas para um voo seguro - Orientações ao piloto", que está disponível aqui.

 

Novos telefones ASCOM

A partir de terça-feira (12 de janeiro), a Assessoria de Imprensa da ANAC atenderá em novos telefones: (61) 3366-9494, 3366-9495, 3366-9496 e 3366-9497. O celular de plantão para atendimento exclusivo aos jornalistas fora do horário de expediente continua o mesmo: (61) 9112-8099. Jornalistas também podem enviar pedidos de informações à ANAC pelo e-mail jornalismo@anac.gov.br

 

         

 

 

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