Página Principal Sala de Imprensa
 
Venda da VARIG é concretizada
 

O dia do Nascimento de Santos-Dumont ficará marcado na história da aviação como o dia em que a VARIG foi arrematada pela empresa Aéreo Transportes Aéreos S.A , a nova denominação social da Aéreo Participações. A VARIG, que já foi a maior empresa de transporte aéreo do país, foi comprada por 52 milhões de dólares.

Com a presença de diversas autoridades, entre elas o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Dr. Milton Zuanazzi e o Diretor Jorge Velozo, além de um grande número de funcionários VARIG, o leilão ocorreu no hangar da empresa, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Após atender a mais de  40 jornalistas presentes, o Presidente da ANAC comentou a venda da VARIG:

 "Apareceu um único comprador que cumpriu todas as exigências do edital, exigências essas que foram estabelecidas pela oitava vara empresarial do Rio de Janeiro. E eram tanto jurídicas quanto técnicas e financeiras. Nós estamos contentes que os resultados tenham acontecido na melhor forma possível.


Quanto ao papel da ANAC daqui pra frente, ela tem que homologar a nova empresa, dentro de uma operação VARIG de passageiros, regular e dentro de uma malha VARIG a ser definida pelos compradores. Portanto, é um papel muito significativo porque é aquele que dá o Certificado de Homologação e dá também a aprovação do ponto de vista societário, jurídico, dois instrumentos necessários para que uma empresa se torne concessionária de serviço público.


Há prazos para isso, o que depende muito mais da empresa vencedora do que da própria Agência. No momento em que apresente todos os documentos necessários, esperamos estar entregando à oitava vara do Rio de Janeiro o resultado da homologação.


O procedimento de homologação desta nova VARIG é o mesmo procedimento de constituição de uma empresa que queira entrar no mercado. Evidentemente, com aspectos distintos no sentido de que ela vai operar uma malha VARIG em cima de uma empresa que já tem uma cultura de segurança, uma cultura de manutenção, e que trará esta cultura para a nova empresa. Mas em termos absolutamente práticos é a constituição de uma nova empresa concessionária."

 

 
Declarações do Presidente da ANAC, Dr. Milton Zuanazzi.
 
 
Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.