Página Principal Sala de Imprensa
 

ANAC realiza provas teóricas para pilotos e orienta público na Feira Nacional de Aviação Civil
 

Evento gratuito terá abertura com autoridades, exposição de mais de 30 aeronaves, palestra com o jornalista e piloto William Waack e estande da ANAC com serviços para pilotos e passageiros

Brasília, 21 de julho de 2009 – No próximo fim de semana (25 e 26 de julho), os pilotos de aeronaves poderão fazer provas teóricas e renovar sua habilitação no estande da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na Feira Nacional de Aviação Civil – evento gratuito com exposição de aviões e helicópteros, palestras, estandes de empresas, aeroclubes e escolas aeronáuticas, além de atrações lúdicas para adultos e crianças, tudo inspirado no mundo da aviação. A Feira acontecerá no hangar e na pista do III Comando Aéreo Regional (Comar), dentro do complexo do Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro). A entrada fica em frente à subida da Perimetral, entre o terminal de passageiros do Aeroporto Santos Dumont e a Praça XV.

A Feira Nacional de Aviação Civil começa oficialmente na sexta-feira (dia 24), com programação restrita a convidados, expositores e visita guiada de 750 alunos da rede pública fluminense. No sábado e domingo (dias 25 e 26), o evento será aberto ao grande público, das 9h às 17h. A diretora presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira, participa da abertura da Feira Nacional de Aviação Civil, na sexta-feira, às 9h, no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (Incaer), ao lado do III Comar. Também confirmaram presença na solenidade o presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio, e  o diretor geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), tenente-brigadeiro do ar Ramon Borges Cardoso.

Ainda na sexta-feira, às 14h, uma mesa redonda formada por ANAC, representantes de companhias aéreas, centros de treinamento e sindicatos do setor irá debater a “Formação Profissional – Uma visão de futuro com foco no mercado de trabalho”.

No sábado e domingo, das 9h às 17h, o estande da ANAC irá atender pilotos que queiram fazer provas teóricas de renovação da habilitação. Haverá dois computadores no estande onde, em cerca de 30 minutos, o piloto faz a avaliação e obtém o resultado na hora. Não é necessário agendamento prévio. Especialistas de segurança operacional e de aeronavegabilidade da ANAC também prestarão informações ao público no estande, que contará ainda com um interessante vídeo de ensaios de aviões e materiais impressos com dicas para os passageiros da aviação regular, com informações sobre bagagem; identificação de passageiros; orientações sobre atrasos e cancelamentos; acessibilidade e dicas para uma viagem tranquila.

Diversão para a família
A área de estandes da Feira contará com a presença das principais companhias aéreas da aviação comercial – Azul, Gol/Varig, OceanAir, TAM, Trip e Webjet – e da Flex (que realiza fretamentos). As agências de turismo CVC e TAM Viagens também terão estandes com promoções especiais para o público da Feira. Outros estandes já confirmados são o da fabricante de aeronaves brasileira Embraer; de universidades, escolas de aviação e centros de treinamento; de empresas prestadoras de serviços; de revistas especializadas em aviação; e estandes institucionais da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Infraero.

As crianças terão uma área especial, o Pátio Asas da Criatividade, com uma oficina para ensinar a fazer aviõezinhos de papel e uma pista para lançamento, além de jogo da memória e um painel para tirar fotos como piloto e comissário de bordo. A companhia de bebidas energéticas Red Bull fará um campeonato de Air Race (corrida de aviões) no videogame. E haverá um simulador de voo que o público poderá conhecer de perto.

No pátio do Aeroporto Santos Dumont, com uma bela vista do Pão de Açúcar, haverá mais de 30 aeronaves em exposição, com destaque para o Boeing 737-800 da Gol/Varig, que o público poderá ver de perto e por dentro. Também estarão expostos dois dos principais aviões da Embraer – o Ipanema, avião agrícola que é o primeiro movido a álcool do mundo; e o Phenom 100, um moderníssimo jato executivo – além de aviões históricos, helicópteros e aeronaves experimentais.

Outras duas mostras farão parte do evento. A Embraer levará para a Feira a exposição itinerante dos 40 anos da empresa, contando sua história e a da aviação brasileira, e o Incaer apresentará painéis sobre a vida de Alberto Santos Dumont.

Um dos pontos altos da programação de palestras será com o jornalista da TV Globo e piloto William Waack, que falará sobre “A paixão de voar” no sábado, às 15h, também com entrada gratuita.

Serviço
A Feira Nacional de Aviação Civil conta com serviço de segurança, posto médico, sanitários e uma área de alimentação com cerca de 50 lugares. No local da Feira não há estacionamento, mas a organização do evento manterá três vans gratuitas circulando de 8h às 18h pelos estacionamentos subterrâneos da Cinelândia (em frente ao Cine Odeon) e da av. Pres. Antonio Carlos (na esquina com av. Pres. Wilson, na pracinha em frente ao prédio da Academia Brasileira de Letras). Há estacionamento também na Praça XV, junto às barcas, que fica bem próximo ao III Comar.

É permitida a entrada com câmera fotográfica e/ou de vídeo e também a entrada de alimentos. Não é permitido fumar em toda a área do evento. E no pátio de exposição de aeronaves os celulares deverão ficar desligados.

A organizadora do evento, a empresa Sator, recolherá doações de 1kg de alimento não perecível por visitante que desejar colaborar. As doações serão encaminhadas posteriormente para entidades beneficentes.

Feira Nacional de Aviação Civil

Aberta ao público nos dias 25 e 26 de julho (sábado e domingo), das 9h às 17h, com
entrada gratuita

Local: Praça Marechal Âncora, 77 (em frente à subida da Perimetral) – III Comar – área do Aeroporto Santos Dumont (atenção: não há acesso pelo terminal de passageiros do aeroporto)

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.
 

Pubilcado em 21/07/09, às 15h00