Página Principal Sala de Imprensa
 
Diretoria da ANAC suspende definitivamente o uso de passes livres
 
Foi anunciado nesta segunda-feira, 13/11, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Rio de Janeiro o cancelamento do uso de passes livres. A decisão foi comunicada a imprensa logo após a reunião entre a diretoria colegiada e a direção do Sindicato Nacional de Empresas de Transportes Aéreos (SNEA).

A prática do passe livre – uso de transporte aéreo regular a serviço – começou ainda no tempo do antigo Departamento Nacional de Aviação Civil (DAC), sendo regido pela Instrução de Aviação Civil (IAC) 002/99. Com a criação da ANAC há oito meses, houve um aumento do uso do passe livre (veja nota de esclarecimento), já que a sede do antigo DAC era no Rio de Janeiro e por força de lei a ANAC deve ter sua sede e toda infra-estrutura material, técnica e de pessoal em Brasília. Ou seja, houve a necessidade de viagens constantes para instalação da agência reguladora, assim como o aumento da fiscalização e regulação, para garantir a segurança dos passageiros durante o ano. A maior parte dos funcionários vive no Rio de Janeiro e trabalham durante a semana na Capital Federal, voltando ao Estado de origem nos fins-de-semana.

Logo que for licitada a agência de viagem para encaminhar as passagens, os fiscais da ANAC, as equipes técnicas ou membros da diretoria colegiada em viagens a trabalho terão suas passagens pagas pela agência reguladora. De acordo com o presidente da ANAC, Milton Zuanazzi, os gastos serão pagos com o orçamento da ANAC.

 
 
Matérias Relacionadas
   
Nota conjunta da ANAC e SNEA - 08/09
Nota de Esclarecimento - 09/11
SNEA tem nova diretoria
ANAC recebe diretoria da SNEA
ANAC participa de reunião sobre atrasos nos horários de vôos