Página Principal Sala de Imprensa
 

Informação para a imprensa

 
ANAC fará Operação Carnaval 2008 em 10 aeroportos
 

Brasília, 23 de janeiro de 2008 - Fiscais, servidores e diretores da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil voltarão à ação nos principais aeroportos brasileiros, desta vez durante o Carnaval, em novo esforço extraordinário para apoiar os passageiros em períodos de grande movimento. A Operação Carnaval 2008 da ANAC será dividida em duas etapas - de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, e de 6 a 10 de fevereiro - e envolverá cerca de 260 servidores, que atuarão em 10 aeroportos.

A primeira etapa da Operação compreenderá os aeroportos paulistas de Congonhas e Guarulhos, do Galeão (RJ), de Brasília (DF) e de Porto Alegre (RS). Esses aeroportos concentram cerca de 80% do tráfego aéreo do país e terão grande fluxo de saída de passageiros rumo a outros estados nos dias que antecedem o Carnaval.

Na segunda etapa, que é caracterizada pelo fluxo de retorno, com forte tráfego de passageiros saindo de cidades que recebem turistas durante o Carnaval, a Operação envolverá os aeroportos de Rio de Janeiro, Salvador (BA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), além de Congonhas, Guarulhos e Brasília.

A Operação Carnaval 2008 tem como objetivo detectar e resolver problemas que possam atrasar ou impedir o embarque de passageiros durante o feriado prolongado. O principal esforço será no check-in das companhias aéreas. As equipes da ANAC, identificadas com o colete azul, irão se revezar em turnos para atuar na solução dos problemas, principalmente nos casos de grandes atrasos e cancelamentos de vôos, de forma que nenhum passageiro deixe de embarcar.

Novidades

Além do número maior de fiscais e servidores em ação - 72% a mais do que o efetivo da Operação ANAC nos Aeroportos - a Operação Carnaval 2008 terá outras novidades, definidas após avaliação dos resultados do período de Natal e Ano Novo.

Agora, além de manter pessoal de plantão no Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) da Aeronáutica (responsável pelo controle do espaço aéreo), a ANAC terá servidores também durante 24 horas nos centros de operação das quatro maiores empresas aéreas (TAM, Gol, Varig e OceanAir). Nesses centros, os fiscais acompanharão a situação da malha aérea de cada empresa, com acesso rápido às informações de todos os vôos. Isso permitirá um fluxo mais rápido de comunicação, agilizando a tomada de decisões das equipes da ANAC nos aeroportos.

No período de Natal e Ano Novo, a agência verificou ainda que cerca de 70% dos problemas ocorridos no embarque estavam ligados à identificação do passageiro - ausência de documentação ou documentos irregulares, inclusive de menores de idade. Por isso, as equipes da ANAC estarão atentas para orientar os passageiros.

Outra mudança, em relação à operação do Natal e Ano Novo, é que a ANAC vai procurar previamente a Polícia Federal e o Juizado da Infância e Juventude para aumentar a integração com esses órgãos, em cada aeroporto, durante o período de Carnaval.

A equipe da Operação Carnaval 2008 é composta por fiscais e servidores oriundos de diversas áreas da ANAC, que estão recebendo treinamento específico. Assim como no Natal e Ano Novo, os diretores da ANAC também estarão nos principais aeroportos acompanhando os trabalhos das equipes.

Identificação de passageiros

Para embarcar em vôos domésticos, todo passageiro é obrigado a se identificar com um documento original, com fotografia e que esteja dentro do prazo de validade.

Os documentos aceitos são: carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira de motorista, carteiras de identidade de conselhos regionais e federações trabalhistas (tais como OAB, Crea, CRM, Fenaj etc.) e também aqueles emitidos por órgãos públicos federais, como Ministérios. No caso dos estrangeiros, além do passaporte, são aceitas identidades diplomáticas e consulares e carteira do Registro Nacional de Estrangeiros.

Para viagens internacionais, é necessário o passaporte dentro do prazo de validade e visto consular, quando exigido pelo país de destino. Não são aceitas cópias do passaporte, mesmo que autenticadas.

Se o passageiro brasileiro estiver sem documento devido a roubo ou furto, ele deverá apresentar Boletim de Ocorrência policial para o embarque em vôos domésticos. Para vôos internacionais, será necessário tirar novo passaporte. Passageiros estrangeiros que tenham sofrido roubo ou furto devem procurar a representação de seu país no Brasil (Embaixada ou Consulado) para que seja providenciada a documentação necessária para o embarque.

Para menores de idade, há várias exigências, dependendo da situação:

. Menores de 12 anos viajando com parentes (pai, mãe, irmãos maiores de 18 anos, tios ou avós) - Documento formal comprovando parentesco.

. Menores de 12 anos viajando com adultos sem laço de parentesco - Documento pessoal de identificação, mais documento de autorização da viagem, firmado em cartório por pai, mãe ou responsável legal.

. Menores de 12 anos desacompanhados - Autorização do Juizado da Vara da Infância e da Juventude, observando as regras específicas de cada companhia aérea.

. Menores com mais de 12 anos – Carteira de identidade ou certidão de nascimento.

 

Nas viagens internacionais, além do passaporte, há exigências específicas para menores de qualquer idade:

. Viajando com os pais - Documento de identidade para comprovar o parentesco.

. Viajando com apenas um dos pais - Autorização do pai ou da mãe que não for viajar, com firma reconhecida em cartório (apenas para viagens internacionais).

. Viajando sozinho ou com outras pessoas - Autorização do Juizado da Vara da Infância e da Juventude.

. Viajando com o novo passaporte azul - Também deverão apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento para comprovar a filiação, mesmo que estejam acompanhados dos pais. O novo passaporte azul não contém essa informação.

 

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 23/01/08, às 12h30

Atualizado em 11/02/08, às 19h30