Página Principal Sala de Imprensa
 
Nota do Ministério da Defesa sobre as causas dos atrasos no último fim de semana


Em reunião hoje, no Palácio do Planalto, o Ministério da Defesa, a INFRAERO, a ANAC e o Comando da Aeronáutica informaram ao Presidente da República as causas dos atrasos ocorridos no último fim de semana no aeroporto de Guarulhos (SP) e a razão do não funcionamento dos equipamentos existentes que viabilizam o pouso de aeronaves em condições de mau tempo (ILS CAT 2).

Ontem (26/3), uma aeronave laboratório EC-95 Bandeirante da FAB, em substituição aos HS-800 paralisados em virtude de problemas no trem de pouso, concluiu, com êxito, a aferição do equipamento ILS do aeroporto de Guarulhos.

O equipamento passou nos testes após diversas tentativas realizadas desde o início de março, tendo sido liberado para operação segura das aeronaves em condições meteorológicas desfavoráveis.

Cabe destacar que todos os procedimentos foram realizados levando-se em conta a segurança dos usuários do sistema de navegação aérea brasileiro.

O Presidente da República determinou que se intensifiquem os trabalhos iniciados pelo Ministério da Defesa, que se aprofunde a gestão coordenada do controle do tráfego aéreo e exigiu um diagnóstico preciso e imediato dos problemas que foram acumulando, ao longo dos anos, e que passaram a afligir, duramente, a população, que tem, cada vez mais, tido acesso ao transporte aéreo.

Assessoria de Imprensa - Ministério da Defesa

 
 
Publicado em 27/03/07, às 18h30