Página Principal Sala de Imprensa
 

Mais de 20 mil pessoas visitaram a 1ª Feira ANAC de Aviação Civil em Brasília
 

Brasília, 14 de abril de 2008 – Os brasilienses compareceram em peso à 1ª Feira ANAC de Aviação Civil, neste fim de semana, no Terminal 2 do Aeroporto de Brasília. No sábado, foram mais de 9 mil visitantes, a maioria famílias com crianças, que tiraram muitas fotos e se emocionaram ao entrar nas cabines de aeronaves, helicópteros e no simulador de vôo. No domingo, a movimentação foi ainda maior. Nos dois dias de exposição aberta ao público, mais de 20 mil pessoas visitaram a Feira. Imagens do evento estão disponíveis no site www.anac.gov.br/feira.

Atração mais esperada, o Demoiselle, réplica da histórica aeronave criada por Santos Dumont em 1907, fez vôos de demonstração na manhã de sábado, pilotada por Fábio Nunes – filho do construtor do modelo, Alvarino Nunes. Os dois atenderam o público durante todo o evento, respondendo sobre dúvidas e curiosidades a respeito do pai da aviação. À tarde, com vento forte demais para a aeronave que pesa menos de 150kg, o Demoiselle não pôde voar, mas continuou atraindo a atenção dos visitantes na tenda de exposição especialmente reservada a ele. Na manhã de domingo, mesmo com uma hora de atraso devido a fortes rajadas de vento, o Demoiselle novamente decolou na pista do Terminal 2 de Brasília, realizando o desejo de centenas de crianças que aguardavam por esse momento.

Além do charme do Demoiselle, outra aeronave que registrou um recorde de público foi um modelo especial do Embraer EMB-175. No sábado, apenas cinco minutos após a abertura da Feira, já estava formada uma fila de cerca de 100 pessoas para a visitação do avião fabricado pela indústria brasileira. Mesmo debaixo de forte sol, o público não queria perder a oportunidade de conhecer os testes feitos para certificação e aprovação da aeronave logo após ela sair da linha de montagem. Os seis helicópteros – da fabricante nacional Helibras, da Polícia Militar, da Polícia Federal, Bombeiros, Detran e Polícia Rodoviária Federal ­–  fizeram sucesso entre as crianças, que entravam nos aparelhos, tiravam fotos e a todo momento questionavam os pilotos sobre o trabalho feito durante os vôos.

No Pólo de Formação, foi grande a procura pelo simulador trazido pela Flex, que reproduz exatamente a cabine de um Boeing 737-200, com todos os instrumentos de bordo. Adultos e crianças puderam se colocar nos lugares de comandante e co-piloto, inclusive com direito a quepe de aviador, e verificar a quantidade e a complexidade dos comandos operados por esses profissionais.

As empresas que montaram estandes investiram em brincadeiras e sorteios. Por exemplo, a WebJet distribuiu, até às 12h de domingo, mais de 13 mil sacolas com brindes. Filas se formavam no estande da TAM para participar da brincadeira de encontrar os nomes assinados no Airbus da companhia e receber presentes. A ANAC distribuiu cartilhas sobre direitos dos passageiros, demonstrou o funcionamento de um aparelho de raio-X e exibiu filmes de testes com aeronaves da Embraer.

Para 2009, a idéia é ampliar a Feira ANAC de Aviação Civil, trazendo a Brasília novas atrações. “A resposta do público foi excelente e alcançamos nosso objetivo, que era o de abrir as portas da aviação civil para a população e estimular jovens a investirem na carreira de pilotos, comissários e mecânicos de aviação”, afirma Alex Romera, superintendente da ANAC responsável pela organização da Feira.

 

 
 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 14/04/08, às 15h30