Página Principal Sala de Imprensa
 
Congonhas é aeroporto exclusivamente doméstico



Brasília, 3 de setembro de 2008 – A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC decidiu ontem (02/09/2008), em reunião da diretoria colegiada, que o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), terá vôos exclusivamente domésticos. No aeroporto já não operavam vôos internacionais regulares e charter (vôos fretados não regulares de passageiros) e os vôos internacionais da aviação geral (aeronaves particulares de empresas e pessoas físicas, táxi-aéreo etc.) eram cada vez mais raros.

A partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União, não serão mais permitidos vôos internacionais em qualquer modelo de aeronave – aviões turbo hélices, a jato, a pistão e outros, além de helicópteros. As alternativas mais próximas são os aeroportos internacionais de Guarulhos (SP) e Viracopos (em Campinas-SP).

Em um aeroporto internacional, são necessárias salas de embarque separadas e equipes da Receita Federal, Polícia Federal, Ministério da Agricultura e Anvisa para atender à regulamentação específica para embarques e desembarques das rotas ao exterior. Ao se tornar doméstico, Congonhas não mais necessitará dessa estrutura, que vinha sendo subutilizada.


 

Assessoria de Comunicação Social da ANAC
jornalismo@anac.gov.br
Novos telefones: (61) 3441-8369 / 8370 / 8371 / 8372
Plantão: (61) 8442-9333

 

Publicado em 03/09/08, às 10h53