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Companhias aéreas declaram tripulações e horas de voo suficientes para dezembro
 

Brasília, 6 de dezembro de 2010 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tornou pública hoje, em sua página na Internet, a programação de horas de voo e da disponibilidade das tripulações para o mês de dezembro nas seis maiores companhias aéreas brasileiras: TAM, Gol, Azul, Webjet, Avianca e Trip. Os dados foram informados pelas companhias aéreas ao órgão regulador e indicam que as empresas mantêm equipes suficientes para realizar os voos programados respeitando a carga horária prevista pela Lei do Aeronauta.

Segundo a lei, os tripulantes de aeronaves a jato devem cumprir no máximo 85 horas de voo mensais e 230 horas de voo por trimestre. A tabela abaixo foi elaborada considerando a carga horária disponível dos tripulantes por tipo de aeronave e inclui, além dos voos regulares, também os voos charter (atrelados a pacotes turísticos) e de fretamento.  

Empresa

Equipamento

Comandante

Copiloto

Equipe de comissários

Voos previstos (Regulares, fretamentos e charter)

TAM

A 321 – 320 – 319

47.870

47.307

48.839

42.095

A 330*

248

248

248

248

Gol

B 737-300/700/800

44.526

43.216

48.982

41.620

Azul

ERJ – 190

10.468

10.468

10.468

10.389

Webjet

B 737-300

8.248

6.825**

8.589

7.026

Avianca

F-100

5.624

5.400

7.500

3.426

A-319

1.482

1.400

1.237

Trip

EMB-175

3.268

3.606

6.099

2.826

ATR

12.256

12.507

11.328

7.523

* Aeronave realiza apenas uma rota doméstica
** Comandantes também trabalharão como copilotos
Fonte: Empresas aéreas

 

Auditoria
A ANAC também concluiu a auditoria realizada por seus inspetores no centro de operações da TAM, em São Paulo. A Agência constatou que a companhia mantém tripulação em número suficiente para realizar todos os voos programados, inclusive fretamentos e charters, como constava das declarações anteriores da companhia ao órgão regulador. A empresa também demonstrou estar cumprindo a Lei do Aeronauta com relação aos limites de horas voadas pelos tripulantes.

Segundo a ANAC apurou, apesar do quantitativo suficiente de tripulantes, a TAM apresentou problemas na alocação da escala de trabalho e de folgas de seus funcionários. A necessidade de mudança na escala também foi agravada pelo deslocamento de tripulações em função das chuvas provocando atrasos e cancelamentos acima da média do setor no fim de novembro.

A fiscalização da ANAC visa coibir a previsão de voos além da capacidade da tripulação – o que não ocorreu – e punir as companhias que apresentem problemas nas operações – neste caso, a TAM foi punida pela ANAC com a suspensão de vendas de bilhetes até que a situação fosse normalizada. A gestão dos recursos humanos é de responsabilidade única da empresa aérea.

Os dados de voos regulares, charter ou de fretamento previstos pelas empresas continuam sendo fiscalizados pela ANAC e são autorizados somente aqueles que estão adequados à disponibilidade de carga horária da tripulação. A tabela de horas de voo será atualizada e divulgada na Internet semanalmente.


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Publicado em 06/12/10, às 12h13


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