Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC informa:
 

Nesta sexta-feira, 22/12, num universo de 600 vôos da TAM, 88 atrasaram mais de duas horas no país. Ou seja,  uma média de 800 pontos da empresa atrasaram nos aeroportos. Consideram-se pontos as cidades em que cada aeronave pousa em determinado momento.

Às 21h30, a ANAC constatou que 22 dessas  rotas ainda  estavam atrasadas. Portanto,  há 220 pontos com problemas. Isso significa que 75% dos problemas de atrasos da TAM foram resolvidos durante o dia.

Os 25% de problemas restantes deverão ser resolvidos pelos aviões da FAB, da Varig, da Ocean Air, da Total Linhas Aéreas que colocaram suas aeronaves a disposição para ajudar os passageiros da TAM.

Já as oito aeronaves FAB, disponibilizadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  poderão transladar 760 passageiros desde o ponto de origem, ajudando a amenizar a emergência.

Agora à noite, houve espaçamento no Cindacta 2 de Curitiba face a escala de serviço dos controladores e a readequação da malha aérea do país que sobrecarregou a região Sul. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea)  informa que dentro de uma (01) hora restabelecerá  a escala de controladores para atender a demanda reprimida.

A decisão da Agência reguladora de manter em aberto  o aeroporto de Congonhas - em caráter excepcional - durante a madrugada deverá agilizar o fluxo aéreo.

A diretoria colegiada da ANAC acredita que, durante a madrugada e o decorrer de sábado,  a situação estará normalizada nos aeroportos brasileiros.