Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC reabre inscrições para 23 bolsas de estudos para formação de pilotos da Aviação Civil


Atualizado em 31 de julho de 2008 - Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para preenchimento de 23 bolsas de estudo remanescentes do programa de formação prática de pilotos civis. A Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC está oferecendo bolsas relativas a 75% das horas-aula necessárias para formação prática de cada licença, em aeroclubes localizados no Rio Grande do Sul. Na primeira seleção, realizada em maio, das 135 bolsas disponíveis, 112 foram concedidas para homens e mulheres de nove Estados mais o Distrito Federal. Três alunos já se formaram: o goiano Pedro Rodrigues Parente Neto, de 22 anos, concluiu o curso de Piloto Privado na semana passada, no Aeroclube de Caxias do Sul. E o paulista Daniel Canovas, de 30 anos, do mesmo aeroclube, se formou Piloto Comercial. Hoje, Jorge Eduardo dos Santos, 22 anos, também de Goiás, se formou no Aeroclube de Eldorado do Sul.

As 23 bolsas ainda disponíveis estão divididas em 19 para Pilotos Privados (PP) e 4 para Pilotos Comerciais (PC). Os aeroclubes participantes são: Bento Gonçalves, Carazinho, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Erechim, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Veranópolis. A idade mínima para fazer as provas é 18 anos.

As exigências, a serem comprovadas no processo seletivo para concorrer às bolsas de estudo são as seguintes:

Piloto Privado de Avião - O candidato não pode ter completado 31 anos até a data de inscrição; ter concluído o Ensino Fundamental; apresentar certificado de capacidade física de 2ª classe - nível Piloto Privado; ter sido aprovado em Banca de Exames da ANAC para Piloto Privado de Avião, com validade posterior a 10 de janeiro de 2009; e possuir, no mínimo, 9 horas de instrução prática realizada em entidade de ensino homologada ou 14 horas, para entidade não-homologada pela ANAC.

Piloto Comercial de Avião - O candidato não pode ter completado 36 anos até a data de inscrição; ter concluído o Ensino Médio; apresentar certificado de capacitação física de 1ª classe - nível Piloto Comercial; ter sido aprovado em Banca de Exames da ANAC para Piloto Comercial, com validade posterior a 10 de janeiro de 2009; e possuir, no mínimo, 29 horas de vôo de instrução realizadas em curso de Piloto Comercial em entidade homologada ou 79 horas se não realizadas em entidade homologada pela ANAC.

O processo seletivo consta, além da inscrição gratuita, de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e de Exame de Proficiência Técnica, também de caráter eliminatório. Após comprovadas essas condições, é realizada a matrícula no curso. Para mais informações, o candidato deverá procurar a Quinta Gerência Regional em Porto Alegre, pelo email capacitação.ger5@anac.gov.br ou através do telefone (51) 3373-5555.

Projeto pioneiro
As bolsas de estudo da ANAC compreendem um projeto pioneiro na formação de pilotos, desenvolvido inicialmente no estado do Rio Grande do Sul pela Quinta Gerência Regional da ANAC, sob a supervisão da Superintendência de Estudos, Pesquisa e Capacitação. Além do desenvolvimento e fomento da Aviação Civil, a iniciativa contribui para evitar uma possível escassez de mão-de-obra especializada para a aviação comercial no Brasil.

O curso de Piloto Privado, com 35 horas de vôo, é o primeiro passo para quem quer se tornar um comandante na aviação civil. O de Piloto Comercial, com 115 horas de vôo, é destinado a quem já possui a habilitação de PP e pretende se tornar um profissional da aviação civil, como um piloto de uma empresa de táxi-aéreo, por exemplo, ou futuramente de uma linha aérea. O custo da formação de pilotos no mercado, em aeronave monomotora, hoje gira em torno de R$ 7 mil, no caso de PP, e R$ 26 mil, para PC, somente para formação prática (horas de vôo) - sem contar a formação teórica e outras despesas.

Clique aqui para ver mais detalhes.

 


 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 

Publicado em 31/07/08, às 17h45