Página Principal Sala de Imprensa
 
Polo de Capacitação Aeronáutica de SP será criado nessa quarta-feira
 

Brasília, 15 de setembro de 2009 - São Paulo vai ganhar um Polo de Capacitação Aeronáutica, com a união de instituições públicas e privadas para a cooperação técnico-cientítfica e a formação de pessoal para a indústria aeronáutica - especialmente engenheiros e mecânicos. O Protocolo de Intenções do novo Polo será assinado nessa quarta-feira (16/9), em São José dos Campos (SP), no auditório principal do Parque Tecnológico, que fica no Km 138 da Rodovia Presidente Dutra, às 12h.

Um dos objetivos do novo Polo é o desenvolvimento de políticas públicas por meio de projetos e atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, além do desenvolvimento e difusão de tecnologia, planejamento e desenvolvimento da aviação civil. O Protocolo de Intenções será firmado pelo Diretor de Aeronavegabilidade e Operações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Cláudio Passos Simão; pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; pelo Prefeito de São José dos Campos, Eduardo Pedrosa Cury; e ainda pelo representante da Associação das Indústrias Aeroespaciais Brasileiras (AIAB) Walter Bartels e pela Diretora Superintendente do CEETEPS, Laura Laganá.

Esse é o terceiro projeto do gênero desenvolvido pela ANAC, com apoio dos governos estaduais. O primeiro, no Rio Grande do Sul, em 2008, permitiu a formação de 130 jovens, entre homens e mulheres, com bolsas de 75% dos custos nos aeroclubes gaúchos. No segundo, em Minas Gerais, o governo estadual disponibilizou 300 bolsas de estudos e ainda cedeu um terreno para a construção de um Núcleo Comum de Laboratórios que poderá ser usado por todos os alunos de mecânica de manutenção aeronáutica das escolas que fazem parte do Polo. Além disso, as escolas que integram o projeto apresentaram para ANAC um novo modelo de matriz curricular, que está sendo analisado pela Agência.

O Polo de Capacitação Aeronáutica de São Paulo é uma iniciativa da ANAC para incentivar o surgimento de novos profissionais, já que esse é um mercado que está em forte crescimento. O objetivo é começar a preparar os profissionais para suportar as demandas futuras da indústria do setor, que tem em São José dos Campos um dos maiores fabricantes de aeronaves do mundo, a Embraer.

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 15/09/2009, às 18:10