Página Principal Sala de Imprensa
 
ANAC participa do Congresso da Aviação Agrícola com realização gratuita de exames médicos e provas
 

Atualizado em 6 de agosto de 2008 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) terá um estande no SINDAG – Congresso Mercosul da Aviação Agrícola, que começa amanhã (6) no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu (PR). No estande, pesquisadores da ANAC vão coletar sangue e aplicar questionários em pilotos agrícolas para verificar condições de saúde e de trabalho desta categoria de pilotos. O trabalho faz parte de um projeto de pesquisa a longo prazo desenvolvido pela ANAC em conjunto com a Fiocruz, iniciado em 2004, com o objetivo de gerar conhecimento atualizado sobre este segmento da atividade aérea. Os resultados das dosagens serão encaminhados aos pilotos juntamente com orientações de prevenção.

Técnicos da ANAC também darão informações gerais sobre o papel da Agência na regulação e fiscalização da aviação agrícola, capacitação e habilitação de pilotos, certificação de produtos aeronáuticos, segurança de vôo e prevenção de acidentes, e outros temas de interesse dos usuários.

O superintendente de Segurança Operacional da ANAC, Carlos Eduardo Pellegrino, falará sobre o tema “Aviação Agrícola – Uma Visão de Segurança de Vôo da ANAC”, na quarta-feira (6), às 14h. O ciclo de palestras técnicas terá mais de 20 apresentações nos três dias do evento. Paralelamente ao Congresso, será realizada a XVII Reunião do Comitê Aeroagrícola Privado do Mercosul, na sexta-feira (8), às 9h.

Na Feira de Exposições, um espaço de 1.200 m², fabricantes e fornecedores de diversas empresas vão apresentar novas tecnologias e serviços e expor seus produtos, equipamentos e aeronaves. A ANAC terá uma sala de provas teóricas gratuitas para revalidação da Carteira de Habilitação de Piloto. O interessado não precisa fazer inscrição previamente, deve apenas comparecer ao local portando a Carteira de Identidade e a Carteira de Habilitação de Piloto.

O SINDAG – Congresso Mercosul da Aviação Agrícola tem como objetivos avaliar e debater o atual cenário da Aviação Agrícola no Brasil, com relação à legislação, novos nichos de mercado para o setor, e as novas tecnologias e responsabilidades na sua aplicação, visando o constante aperfeiçoamento da tecnologia usada no setor. É destinado aos pilotos agrícolas, agrônomos, técnicos agrícolas, agricultores, pecuaristas, lavoureiros, fazendeiros, empresários e fornecedores de bens e serviços do setor de aviação agrícola, e interessados em geral que estão em busca de uma maior qualificação profissional. É promovido pelo Sindicado Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG).

O Congresso terminará na sexta-feira, com apresentações aéreas no Aeródromo Estância Hércules. Além de demonstrações de tecnologia para combate a vetores, como a dengue, o público poderá prestigiar as manobras do vice-campeão brasileiro em manobras aéreas, Beto Textor.

 
 
 

Assessoria de Comunicação Social da ANAC
jornalismo@anac.gov.br
Novos telefones: (61) 3441-8369 / 8370 / 8371 / 8372
Plantão: (61) 8442-9333

 
 

Atualizado em 06/08/08,às 10h36