Página Principal Sala de Imprensa
 
PANE NO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO PARALISA VÔOS
 

 

Problemas técnicos paralisaram os vôos em Brasília e por conseqüência o resto do país. Na manhã desta terça-feira, 05/12, às 9h45min, houve uma pane no sistema de comunicação do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 1), órgão do Comando da Aeronáutica que gerencia o espaço aéreo no centro do país.

O sistema de comunicação retornou às 10h30min, mas por volta das 12h50 caiu novamente permanecendo assim até às 15h30min, o que impediu o pouso e a decolagem das aeronaves com origem e chegada em Brasília. A falha de comunicação no sistema de freqüências do controle aéreo gerou uma série de atrasos também nos demais aeroportos que fazem parte do sistema do Cindacta-1, como é o caso de Congonhas e Guarulhos (SP), Confins (MG), Galeão (RJ) entre outros. Espera-se que até o final do dia o sistema de comunicação esteja reestabelecido.

Diferente do que foi divulgado em alguns veículos de comunicação não se trata de um problema com os controladores de vôo, mas sim um problema técnico no sistema de comunicação do cindacta-1.