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Nova malha aérea vai reduzir problemas detectados na Operação Hora Certa
 

Brasília, 14 de março de 2008 – O balanço final da Operação Hora Certa da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC confirmou que o planejamento das companhias que prevêem pouco tempo de suas aeronaves em solo, principalmente nos vôos com conexões, foi o principal responsável pelos atrasos registrados no início do ano. Por isso, a nova malha aérea que a ANAC está preparando para o período de baixa estação, e que entrará em vigor no dia 24 de março, está sendo planejada de forma a assegurar maior tempo em solo para as aeronaves das empresas aéreas. Além disso, conterá também medidas para evitar que as tripulações excedam o total de horas legais trabalhadas, outra irregularidade encontrada pela fiscalização da ANAC.

A Operação Hora Certa foi um esforço extraordinário de fiscalização realizado entre os dias 21 e 29 de janeiro de 2008. Resultou em cerca de 380 relatórios e mais de uma centena de irregularidades encontradas em 234 inspeções de rampa, 144 fiscalizações de aeronaves em solo e outras 46 em vôo. O objetivo era detectar causas de atrasos nos vôos das quatro maiores companhias brasileiras: TAM, Gol, OceanAir e Varig.

As irregularidades encontradas foram de vários tipos, desde extintores de incêndio com validade vencida e falta de tripulação até uma aeronave da BRA (em operação para a OceanAir) com vários itens necessitando reparos. Foram detectados também alguns problemas nos aeroportos administrados pela Infraero e uma interferência de rádio pirata nas comunicações entre uma aeronave em vôo e o comando de tráfego aéreo da Aeronáutica.
O balanço final de autos de infração gerados pela Operação Hora Certa ainda depende da conclusão da análise de todos os relatórios dos fiscais. Cada irregularidade que estiver devidamente identificada nos relatórios deverá gerar uma Notificação para a empresa, que terá 20 dias para responder. Caso a resposta seja considerada improcedente, será lavrado auto. O balanço do total de autos de infração deverá ser divulgado em 90 dias.

O relatório final indicou que o curto tempo que as companhias prevêem para suas aeronaves em solo é a maior causa dos atrasos, impactando em especial os vôos com conexões. Os fiscais da ANAC encontraram na malha aérea das empresas vôos programados para ficar menos de 30 minutos no solo, tempo que, em alguns aeroportos, é insuficiente para as operações de desembarque, novo embarque e decolagem.

Além disso, a queda gradual dos índices de atraso nos dias seguintes à Operação Hora Certa, prosseguindo durante e depois do Carnaval, indica que as próprias companhias aéreas, sob maior fiscalização da ANAC, agiram para minimizar os problemas registrados. De acordo com dados da Infraero, em fevereiro, em média, 7,1% dos vôos atrasaram mais de uma hora, em contraste com 10% em janeiro e 12,5% de 21 a 31 de dezembro (período de Natal e Ano Novo).



A ANAC colocou em sua página na Internet, no endereço www.anac.gov.br/horaCerta, uma tabela com as principais irregularidades encontradas nas companhias e nos aeroportos.

 

 

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Publicado em 14/03/08, às 11h00