Página Principal Sala de Imprensa
 
COMUNICADO À IMPRENSA


A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil, diante dos últimos acontecimentos envolvendo os controladores de vôo, vem a público externar que:

1) O Brasil abriga um dos cinco maiores sistemas de aviação civil do mundo. Como nação continental, temos na aviação civil um dos mais importantes instrumentos de promoção do desenvolvimento socioeconômico e da integração nacional.

2) Desde o vôo pioneiro de Santos Dumont, há um século, o Brasil se projetou no cenário mundial pela sua vocação de conquistar os céus. O país sempre mobilizou imensos recursos humanos e materiais, no sentido de desenvolver uma poderosa infra-estrutura de transporte aéreo capaz de integrar os mais longínquos pontos do nosso território.

3) O sistema de aviação civil brasileiro abriga uma complexa rede de serviços necessários para movimentar com eficiência, agilidade e segurança milhares de aeronaves que, diariamente, cruzam nos nossos céus. No cenário internacional o Brasil sempre foi respeitado pela sua eficiência e confiabilidade na condução do controle do espaço aéreo e da segurança de vôo.

3) Este reconhecimento por parte, tanto da Organização da Aviação Civil Internacional, quanto das agências reguladoras dos paises mais desenvolvidos, resultou de um persistente e meticuloso trabalho conduzido ao longo de seis décadas. Foi fruto, portanto, de elevado grau de capacitação, envolvendo militares e civis, com o pensamento voltado para o bem comum e o desenvolvimento do país.

4) Em reconhecimento a todo este legado – independente de não competir à Agência Nacional de Aviação Civil a solução dos problemas ocorridos em decorrência do motim dos controladores de vôo – externamos a confiança irrestrita nos preceitos basilares da Força Aérea Brasileira, que forjaram homens de incontestável profissionalismo e abnegação.

5) Somente assim, os cidadãos brasileiros, especialmente os usuários do sistema da aviação civil, terão salvaguardado seu direito constitucional de ir e vir. Temos, portanto, irrestrita confiança na capacidade da nação em superar este difícil momento e preservar a confiança e credibilidade da nossa aviação no panorama mundial.

 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

Publicado em 03/04/07, às 21h30