Página Principal Sala de Imprensa
 
Brasil é reeleito para grupo I do Conselho da OACI


O Brasil foi reeleito para o Conselho Permanente da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), no sábado (22/09), durante a 36ª Assembléia da OACI, em Montreal, Canadá.  O resultado mantém o país no grupo I, composto por 11 dos 190 membros da Organização. O mandato do Conselho, órgão dirigente da OACI, é de três anos. Com isso, o Brasil assegura participação nas deliberações do colegiado, para o qual tem sido eleito desde sua criação. O Brasil obteve 147 votos dos 167 países votantes, ou seja, 88% de aprovação. O Brasil foi o mais votado entre os países da América Latina e ainda ficou à frente da Inglaterra e do Canadá.

Com a eleição, o Brasil assumirá também uma das quatro vice-presidências da Assembléia, como reflexo de sua tradição no campo da aviação civil internacional. A Assembléia da OACI é o principal evento da aviação civil mundial no âmbito governamental. Dedicados ao estabelecimento das linhas mestras para o transporte aéreo e a navegação aérea internacionais no triênio 2008-2010, os trabalhos realizados pelos 174 países presentes dão mostras de que o Brasil mantém, no plano internacional, não apenas sua capacidade de atuação, mas também seu prestígio dentro daquele foro.

Os demais países que compõem o grupo I da OACI juntamente com o Brasil são: Alemanha, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. A 36ª Assembléia da OACI começou no dia 18 e será encerrada na sexta-feira.

 
 

Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC.

 
 

Publicado em 25/09/07, às 15h10